Produção de veículos sobe 8% no primeiro trimestre, mas ainda está 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia

Unidade da Jeep em Goiana (Pernambuco) entre as montadoras com as operações temporariamente paradas em abril | Foto: Divulgação

A produção de veículos de janeiro a março deste ano aumentou 8% na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 538 mil unidades, revelou hoje a (10) Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No entanto, apesar da melhora nos números em março, a produção acumulada no primeiro trimestre ainda está cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia. Para veículos pesados, foi registrada redução de cerca de 30% no volume de produção.

“Nesses três primeiros meses tivemos oito paralisações de fábrica e dois cancelamentos de turno, algo semelhante às paradas verificadas no início de 2022. A diferença é que no ano passado o motivo era somente a falta de componentes, enquanto agora já há outros fatores provocando férias coletivas, como o resfriamento da demanda”, explicou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, lembrando que há novas paralisações anunciadas para abril. Entre as montadoras que suspenderam temporariamente suas operações neste mês estão a Jeep, em Goiana (Pernambuco), a GM, em sua unidade de São José dos Campos (São Paulo), e Hyundai Motor Brasil (HMB) em Piracicaba (São Paulo).    

Já as vendas acumuladas de veículos no trimestre foram de 472 mil unidades. O crescimento de 16,3% sobre o mesmo período do ano passado poderia indicar sinais de recuperação, mas na verdade a base de 2022 é muito baixa, já que faltavam carros nas concessionárias. Em relação aos volumes registrados antes da pandemia, a defasagem é superior a 20%. Segundo ele, o cenário atual seria pior se não fossem as boas vendas para locadoras em março, 28% do total. “Essas empresas ainda têm uma considerável demanda reprimida, mas isso não vai sustentar nossos volumes por tanto tempo caso não haja uma reação mais forte no varejo, o que depende de melhorias nas condições de financiamento, entre outras medidas para reaquecer o mercado”, analisou Leite.

Exportações aumentam 3,9%

As exportações em março mantiveram a média diária de 1.900 unidades de fevereiro, o que indica o cumprimento de contratos com os principais destinos, mas sem grande crescimento de volumes. Na comparação trimestral, as 112,2 mil unidades embarcadas entre janeiro e março representaram aumento de 3,9% sobre o mesmo período de 2022.

O setor de máquinas teve a divulgação dos números do primeiro bimestre, ainda com déficit em relação ao mesmo período do ano anterior. As agrícolas tiveram 7.938 unidades vendidas, queda de 15,9%, enquanto as rodoviárias apresentaram recuo de 7,2%, com vendas de 4.531 unidades. Ao menos as agrícolas cresceram de fevereiro para janeiro, apesar da expectativa no mercado para o aporte de novos recursos do Plano Safra 2022/23. Já as rodoviárias tiveram desempenho tímido em fevereiro, explicado pelo compasso de espera pelas políticas de investimento em infraestrutura de várias esferas de governo.

Fiat termina o trimestre na liderança do mercado

Em março, Strada vendeu 9.935 unidades, conforme a Fiat | Foto: Divulgação

A Fiat fechou o mês de março mais uma vez como líder de mercado, com 22,1% de participação (market share) e 41.448 unidades emplacadas, mais de 11 mil veículos à frente da segunda colocada. Três modelos da marca ficaram no “top 10” no terceiro mês de 2023: Strada, a número um do ranking, com 9.935 unidades, o Mobi (6.384 veículos) e o Argo (6.171 carros).

“Pela primeira vez, fomos a marca número um em SUVs no varejo, com quase 14% da categoria. É um ótimo começo para 2023”, afirma o vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul, Herlander Zola.

No acumulado do ano, a Fiat pode comemorar também o primeiro lugar tanto no mercado em geral (22% de participação, com 96,6 mil unidades) quanto nos segmentos de Hatches (24,3%), Picapes (44,9%) e Vans (36,7%). Assim como em março, no total dos primeiros três meses do ano a marca tem três modelos entre os 10 mais vendidos do País: Strada, Argo e Mobi. 

A marca também fechou o primeiro trimestre de 2023 como líder no varejo com 16,9% de participação e dois modelos no top 10 (Fastback e Strada). O feito também se repetiu no canal de vendas diretas, com 28,2% de market share e quatro modelos entre os dez mais vendidos: Strada em primeiro lugar, Mobi em quinto, Argo em sexto e Toro em sétimo.