Com 430 cv, Shark é a picape híbrida plug-in da BYD que será lançada em meados de agosto no Brasil

Picape é gigante: tem 5,46 m de comprimento, 10 cm a mais que a Ford Ranger | Foto: Divulgação

Primeira picape híbrida plug-in da BYD, a Shark foi confirmada para o Brasil, onde vai desembarcar em meados de agosto, mas ainda sem preço definido. O sistema híbrido é formado por um motor turbo 1.5 a gasolina com 192 cv e dois elétricos, um em cada eixo, gerando potência combinada de 430 cv. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 5,7 s. O modelo promete ser 40% mais econômico que as concorrentes a combustão, o que permite uma autonomia de 840 km pelo ciclo NEDC. No modo puramente elétrico, pode rodar 100 km.

A picape é gigante: tem 5,46 m, 10 cm a mais que a Ford Ranger. Quanto ao design, traz luz em LED que atravessa toda a frente, remetendo à boca aberta de um tubarão. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão. Aproveitando a capacidade do inteligente AWD elétrico, a Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos, facilitando rodar em diversas superfícies de estrada. Integrando à bateria Blade há um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis), garante uma proteção elevada.

Sistema híbrido é formado por um motor turbo 1.5 a gasolina com 192 cv e dois elétricos, um em cada eixo | Foto: Divulgação

Além disso, a Shark oferece a função VTOL (vehicle-to-load), onde o veículo se transforma em uma “estação de energia móvel”, podendo servir como fonte de energia para diversos aparelhos.

Tecnologia inteligente

No interior, destaque para um painel de instrumentos LCD de 10,25’’ e uma tela multimídia giratória de 12,8’’. Equipado com tecnologia inteligente, o painel pode integrar-se a um ecossistema vasto e diversificado. Através de comandos de voz, é possível gerenciar facilmente os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado, controlar a reprodução de música e executar diversas outras tarefas.

No cockpit, destaque para um painel de instrumentos LCD de 10,25’’ e uma tela multimídia giratória de 12,8’’ | Foto: Divulgação

Os usuários podem gerenciar remotamente seus veículos por meio do aplicativo BYD, ligando o ar-condicionado e ajustando ventilação e aquecimento dos assentos. Além disso, a picape introduz a tecnologia de chave digital NFC, permitindo acessar o veículo sem uma chave física, usando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes.

O head-up display garante a projeção de informações na linha de visão do motorista. Além disso, o veículo incorpora uma câmera panorâmica ultra-wide-angle de 540 graus, possibilitando ao condutor observar os arredores e a parte inferior do veículo, facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road.