Chevrolet Blazer retorna ao Brasil, mas agora como um 100% elétrico de 347 cv

Blazer EV promete autonomia 481 km no ciclo do Inmetro | Foto: Divulgação

Sem um único parafuso em comum com o SUV derivado da S10 vendido na década de 90 pela Chevrolet, o Blazer retorna ao Brasil, mas agora como um 100% elétrico de 347 cv. O modelo chega ao País na configuração mais potente e completa disponível globalmente, com acabamento RS e tração traseira, combinação que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 s e atingir 190 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente. O Blazer EV promete autonomia 481 km no ciclo do Inmetro e seu preço será divulgado apenas em agosto, quando começa a pré-venda. A expectativa, porém, é que seja vendido na casa dos R$ 500 mil. O modelo é o quarto dos seis lançamentos anunciados pela marca para 2024. O próximo é o Equinox EV.

Equipado com rodas aro 21”, seu design faz menção à tradição americana dos muscle cars, sem descuidar de aspectos técnicos, como baixo coeficiente aerodinâmico e as proporções adequadas para equilibrar beleza com espaço interior aos cinco passageiros e suas bagagens (436 litros). Outra característica é o baixo centro de gravidade da carroceria, já que a massa está concentrada na base da plataforma e o teto é ligeiramente rebaixado – o veículo tem 1,65 metros de altura, somando o rack. Apesar dos 4,88 m de comprimento, 1,98 m de largura e 2.495 kg, o elétrico vai de 80 a 120 km/h em apenas 4,8s.

O painel é digital e configurável, composto por duas telas, de 11” e 17,7”. A maior pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos. Além disso, permite conexão com um número superior de serviços e pode interagir com casas inteligentes.

O Blazer EV traz pré-condicionamento da bateria para carga rápida, pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos e assinatura em LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista. Completam a lista teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga, head-up display e opção de alerta vibratório no banco do condutor, por exemplo.

O modelo fará parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A), mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca.

Tecnologias a bordo

O painel é digital e configurável, composto por duas telas, de 11” e 17,7” | Foto: Divulgação

O carro fica pronto para o motorista assim que embarca com a chave no bolso, bastando pressionar o pedal do freio e engatar a marcha para partir. Não há botão de ignição. Também não é necessário parear um smartphone para projetar aplicativos na tela do veículo, pois a sincronização de dados feita previamente é automática. O carro é capaz de reconhecer compromissos da agenda, sugerir o trajeto e indicar um ponto de recarga, caso a energia da bateria seja insuficiente.

O painel de instrumentos é configurável. São diversas opções de setup, com informações que vão desde estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio high definition da grife Bose.

Existem três modos pré-definidos de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento dinâmico do carro. Para os entusiastas, tem ainda um modo customizável para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador – como nos melhores simuladores de vídeo game. Até o sistema One Pedal, que otimiza a regeneração de energia para a bateria, tem níveis de calibração. No estágio de recuperação intensa é possível praticamente conduzir sem pressionar o pedal do freio, pois a desaceleração é controlada pelo gerador.

O condutor ainda tem o auxílio do controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que segue a velocidade do fluxo do trânsito, e o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma frontal e traseira. O alerta de ponto cego para bicicletas permanece ativo após o carro ser desligado para continuar monitorando o perímetro durante o desembarque. A atmosfera tecnológica da cabine ganha uma pitada extra de requinte com as luzes ambiente que decoram as saídas de ar do painel, alusivas as do Camaro. No caso do Blazer EV, são 26 opções de cores.

Porta-malas comporta 436 litros, garante a Chevrolet | Foto: Divulgação

Bateria de 102 kWh

O Blazer EV foi projetado desde o início para ser um veículo zero emissão. Seu diferencial está na tecnologia Ultium, modular e flexível. Suas baterias possuem uma composição química avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior durabilidade.

A configuração de baterias do SUV da Chevrolet é a mais completa disponível para o modelo, composta por 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. Para o Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Na prática, é possível repor até 80% da energia em aproximadamente 40 minutos.

Conectividade: Google built-in

Informações estratégicas do carro são exibidas na tela multimídia | Foto: Divulgação

O Google built-in permite ao usuário acessar uma diversidade de apps e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.

O Google built-in agrega, entre outros, Google Assistant, Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.

Ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado dual zone e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre a previsão do tempo ou outras buscas.

Por meio deste sistema também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme, para abrir o portão da garagem ou até mesmo criar rotinas baseadas no GPS do veículo.

O Google built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos e serviços, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas on-line e plataforma de mensagens.

É possível definir diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do automóvel e a dados pessoais dos usuários. O veículo conta com os recursos do OnStar e do myChevrolet app próprios para EVs.