Yamaha DT 200R: um ícone de esportividade dos anos 90

Ela marcou toda uma geração de apaixonados por motos. Com seu motor endiabrado e ronco inconfundível, a Yamaha DT 200R até hoje mantém uma legião fãs. Relembre a história e detalhes técnicos deste ícone dos anos 90!

A DT 200 foi lançada em 1991, ampliando a família, já composta pela DT 180, que por sua vez começou a ser vendida dez anos antes, em 1981, com motor de 16,6 cv. A DT 200R foi apresentada ao mercado em 1994, trazendo diversas melhorias em relação à DT 200, como aros em alumínio em vez dos tradicionais, feitos em aço. Também vinha com piscas menores, tanque de combustível 3 litros maior, totalizando 12 litros, e sistema de arrefecimento com tanque de expansão maior. 

Posteriormente, ganhou freio a disco traseiro e farol dianteiro menor. Na frente, as rodas são aro 21” e, na traseira, de 18″. O modelo pesa 112 kg.

O motor de 195 cilindradas gera 25 cv de potência a 8.500 rpm e 2,15 kgfm de torque a 8.000 rpm. O painel marca até 140 km/h. Testes realizados na época indicavam velocidade máxima real de 137 km/h. O câmbio de 6 marchas tem relações que privilegiam o uso nas estradas. O consumo médio é de 20 km/l, mas no “pau”, a moto faz 15 km/l ou até menos.

O raro exemplar das fotos desta matéria, com apenas 22.748 km rodados, pertence ao empresário gaúcho Jeferson Grigolo Marian, 45 anos. Em 1996, ele andava em uma DT 180, mas sempre de olho na DT 200R. Só que na época a grana estava “curta” e não conseguiu adquirir o modelo mais esportivo. “O tempo passou e acabei comprando outras motos. Mas, em 2015, achei esta unidade em Três Coroas e me surpreendi com sua originalidade. Eu já estava preparado para comprar uma e ter que reformar, pois como a 200R era bastante utilizada em trilhas fora-de-estrada, sobraram poucas inteiras para contar história”, revela.

YPVS é o segredo do bom desempenho

O YPVS (Yamaha Power Valve System) é uma válvula instalada entre o motor e o escapamento que restringe a saída dos gases em baixos regimes para priorizar o torque, liberando totalmente a saída em giros elevados para maximizar a potência. Esse é um dos grandes segredos que tornaram a DT200R tão desejada.  

Mas como ocorre com muitos modelos antigos, hoje em dia nem todo mecânico sabe mexer nesta raridade. Por isso, é preciso “garimpar” algum profissional que trabalhou nela na época – na concessionária ou em oficinas independentes – para fazer os ajustes finos. “Achei um mecânico na cidade de Taquara que faz preparação para motos de corrida e conhece todos os segredos do motor dois-tempos”, aponta.  

Em agosto de 2000, após 19.498 unidades produzidas, a DT 200R dava adeus ao mercado nacional. Conforme informações oficiais da Yamaha, no último lote saíram apenas 900 unidades da linha de montagem.

O encerramento da sua produção também marcou o fim de uma era, pois esta foi a última moto dois-tempos fabricada no Brasil.

Ficha técnica

YAMAHA DT 200R

  • Motor: 195 cilindradas, monocilindrico, dois tempos, refrigeração líquida
  • Potência máxima: 25,017 cv a 8.500 rpm
  • Torque máximo: 2,15 kgfm a 7.500 rpm
  • Transmissão: 6 velocidades, acionada pelo pé esquerdo
  • Peso: 112 kg
  • Comprimento: 2,15 m
  • Largura: 82 cm
  • Distância entre-eixos: 1,36 m
  • Altura total: 1,21 m
  • Altura do assento: 85 cm
  • Capacidade do tanque de combustível: 12,3 litros
  • Capacidade da reserva de combustível: 1,2 litro
  • Freios: a disco

Fonte: Yamaha