Volkswagen Virtus: da economia à tecnologia, um sedã cheio de virtudes

Repaginada concedeu um visual mais classudo ao sedã compacto-médio | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O facelift apresentado em março de 2023 deixou o Virtus ainda mais parecido com o irmão maior Jetta – o que é um grande elogio. O sedã compacto-médio ficou mais classudo não apenas no visual, mas também na gama de equipamentos, ganhando inclusive o piloto automático adaptativo (ACC). O preço da linha 2024 começa em R$ 108,99 mil (TSI manual) e chega a R$ 150,99 mil na topo de gama (Exclusive 250 TSI). A versão enviada pela montadora para teste foi a Comfortline 200 TSI, comercializada por R$ 127,99 mil.

As intervenções cirúrgicas na dianteira foram significativas. Além do novo para-choque, o modelo ganhou iluminação de neblina em LED. Na traseira, as lanternas em LED têm nova assinatura e a parte inferior do para-choque foi toda remodelada. As rodas aro 17” são calçadas com pneus 205/50.

Versão enviada pela montadora para teste foi a intermediária Comfortline 200 TSI | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

As mudanças também foram estendidas ao interior, que ganhou novos bancos. A manopla do câmbio automático traz detalhe iluminado e, agora, o modelo vem, em todas as versões, com duas entradas USB-C e carregador de celular por indução. Atrás, os passageiros contam com duas entradas USB-C e uma saída do ar-condicionado Climatronic Touch.

O volante multifuncional, o painel de instrumentos digital de 10,25” e o sistema multimídia VW Play de 10,1” dão o toque de modernidade e facilitam bastante a vida do motorista. Pena que a montadora decidiu tirar as funções Trip 1 e Trip 2 do computador de bordo, muito úteis na hora de checar a economia do carro nos mais diversos trajetos. Faltou maior atenção ao acabamento do painel superior, que segue em plástico duro.    

Reforço na segurança

Painel de instrumentos digital de 10,25” e sistema multimídia VW Play de 10,1” | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O modelo, que recentemente tirou a nota máxima nos testes do Latin NCap (5 estrelas), recebeu importante reforço no leque de sistemas de assistência à condução. Todas as versões com câmbio automático passam a trazer, de série, com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Função Frenagem de Manobra e seis air bags.­ Também vem com o XDS+, sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência, e o BSW, função que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.

Desempenho

Motor 200 TSI tem 3 cilindros e conta com turbo e injeção direta, gerando 116 cv com gasolina e 128 cv com álcool | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

A Comfortline é equipada com o motor 200 TSI, que tem 3 cilindros e conta com turbo e injeção direta. São 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com álcool, ambos a 5.500 rpm, e 20,4 kgfm de torque com qualquer um dos combustíveis. Esse torque máximo está disponível a apenas 2.000 rpm, estendendo-se até 3.500 rpm. Ou seja: não é preciso acelerar muito para obter a força necessária para andar rápido. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorrem em 10,4 s com gasolina e em 10 s com álcool. Já as máximas são de 191 km/h com gasolina e 196 km/h com álcool. Bons números para um sedã familiar.

Nas versões de entrada, o Virtus traz o motor 170 TSI, também um 3 cilindros turbo e com injeção direta, mas com alguns cavalinhos a menos: 109 cv com gasolina e 116 cv com álcool a 5.000 rpm. O torque é de 16,8 kgfm a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis.

Já a versão topo de linha Exclusive vem equipada com um 250 TSI, 1.4 de quatro cilindros com turbo e injeção direta que desenvolve, tanto com álcool quanto com gasolina, 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm.

A economia proporcionada pela baixa cilindrada e tecnologias deste 1.0 recompensa o bolso na hora de abastecer. Segundo o Inmetro, com gasolina a versão 200 TSI automática faz 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Com álcool, percorre 8,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.

O propulsor está acoplado ao câmbio automático tradicional com conversor de torque de seis marchas, que faz as trocas com competência, sempre privilegiando os giros baixos na condução normal.

Ao volante, o Virtus Comfortline garante condução agradável, não apenas pela direção elétrica e pela suspensão confortável, mas também pelo ótimo casamento do conjunto motor/câmbio.

A vida a bordo do Virtus

Porta-malas comporta 521 litros pelo padrão VDA e pode ser aberto pela chave | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O espaço interno do Nivus permite que quatro adultos viagem com conforto. Atrás, nada de joelho do passageiro afundando no banco do motorista, graças ao bom entre-eixos de 2,65 m. O modelo tem 4,56 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,48 m de largura. O porta-malas comporta 521 litros pelo padrão VDA e pode ser aberto pela chave. O tanque tem capacidade para 52 litros de combustível, conforme a montadora. 

Resumo da Resenha

Ao contrário de um carro que é beberrão, o Virtus é um daqueles modelos que o dono dirige à vontade, sem peso na consciência. Durante o teste, fez facilmente 17 km/l na estrada com gasolina, bem acima dos 15 km/l prometidos. E isso tudo ao natural, sem precisar ficar dosando demais o pé no acelerador. Também é espaçoso e tem ótimo porta-malas. A repaginada visual, juntamente com os novos sistemas de assistência à condução, o tornam uma ótima escolha no segmento dos sedãs compacto-médios.