Volkswagen Tiguan Allspace começa a ser vendido na versão única R-Line por R$ 278,99 mil

Na dianteira, o SUV recebe os faróis IQ.Light Matrix, tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado | Foto: Divulgação

Renovado visualmente e com mais equipamentos de série – incluindo o Travel Assist, sistema semiautônomo nível 2 – o Volkswagen Tiguan Allspace retorna ao Brasil na versão única R-Line por R$ 278,99 mil. O único opcional é o teto solar, que custa R$ 10 mil e eleva o preço final do carro para R$ 288,99 mil. Importado do México e com capacidade para 7 pessoas, o modelo é equipado com o motor 2.0 EA888 de quatro cilindros, que desenvolve 186 cv e 30 kgfm de torque e está acoplado à transmissão automática de oito velocidades. Conforme a montadora, as entregas ocorrerão até o final do ano.

No quesito design, na dianteira o Tiguan Allspace recebe tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade cromada com emblema da linha “R”. Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas, com detalhe diamantado de 19”, estão calçadas em pneus de medida 235/50.

Na traseira, são novas as ponteiras de escape e também as lanternas em LED | Foto: Divulgação

Lançado no Brasil em 2018, o Tiguan Allspace utiliza a plataforma MQB e conta, de série, com controles de tração e estabilidade (ASR e ESC), seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).
 

Como funciona o Travel Assist

A grande novidade é o Travel Assist, primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no Tiguan Allspace. A função é uma combinação dos sistema de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, por exemplo, mantém o veículo centralizado na faixa.
 

Ainda na lista de segurança ativa, é equipado com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB), alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring) e assistente de trafego cruzado – em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.
 

Para facilitar as manobras em shoppings ou na garagem de casa, ainda traz sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia para que o sistema atue auxiliando a manobra do veículo.
 

Equipamentos de série

No cockpit, um dos destaques é o Active InfoDisplay de 10,25”, que é configurável | Foto: Divulgação

O SUV conta com bancos em couro perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista, contando ainda com emblema “R” no encosto. O novo volante com botões touch, aquecimento e shift paddles faz alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento em couro se estende para o painel e também para as quatro portas.
 

No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.
 

O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Teto solar é opcional que custa R$ 10 mil. Bancos elétricos em couro trazem o emblema R no encosto | Foto: Divulgação

Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco traseiro. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas. O modelo conta com cinco cores na paleta: a sólida branco Puro; as metálicas prata Pyrit, cinza Platinum, azul Atlantic e a perolizada preto Mystic.