Volkswagen T‑Cross conquista novamente nota máxima em segurança no Latin NCap

SUV já emplacou 51.720 unidades em 2024, segundo dados da Anfavea | Foto: Divulgação

O Volkswagen T‑Cross repetiu o feito de 2019 e está novamente classificado com nota máxima nos testes de segurança do Latin NCap, que avalia o nível de segurança dos modelos vendidos na América Latina e Caribe. Com isso, a marca alemã detém o maior número de automóveis com nota máxima de segurança na proteção para seus ocupantes e pedestres. São quatro veículos com cinco estrelas dentro do atual protocolo: Nivus, Virtus, T‑Cross e Taos.

A entidade atribuiu ao modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) cinco estrelas nos quatro diferentes campos de avaliação: proteção aos adultos, crianças, pedestres e segurança ativa. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do novo T‑Cross produzidas na fábrica em São José dos Pinhais (PR) e exportados para 15 países da América Latina.

Reformulado em 2024, o T‑Cross recebeu pacote mais completo de segurança e passou a contar, na linha 2025, com o sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre em todas as versões, assim como o sensor de fadiga e o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. A versão topo de linha Highline oferece como opcional o pacote Adas, que inclui assistente de estacionamento (Park Assist), detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist).

Já a 200, Comfortline e Highline são equipadas com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre, e seis air bags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina). Ainda fazem parte da lista de equipamentos fixação de assento de criança com sistemas Isofix e Top Tether, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial, assistente para partida em subidas, função frenagem de manobra entre outros.

Ainda na linha 2025, o T‑Cross recebeu novo design, sistema de iluminação mais moderno, com faróis full LED e assinatura VW LED para todas as versões, interior com novos materiais e acabamentos, VW Play com nova tela semiflutuante e disponível em todas as configurações.

Duas opções de motores

Fabricado sobre a plataforma MQB, o T‑Cross dispõe dos motores 200 TSI (presente nas versões 200 e Comfortline, com até 128 cv) e 250 TSI (da Highline, com 150 cv), que estão sempre atrelados ao câmbio automático de seis velocidades. O SUV já emplacou 51.720 unidades em 2024, segundo dados da Anfavea.

O Latin NCap (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCap, FIA (Federation Internationale de l’Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing) e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Latin NCap tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.