Volkswagen revela o novo Golf, que fica mais tecnológico e pode chegar ao Brasil ainda neste ano

Versão esportiva GTi ganha 20 cv extras, passando a contar com 265 cv | Foto: Divulgação

Ao completar 40 anos, o Golf recebe mudanças visuais, novas tecnologias e, de quebra, ainda fica mais potente. A Volkswagen acaba de revelar as imagens oficiais do facelift da oitava geração, que começa a ser vendida na Europa nas próximas semanas e pode chegar ao Brasil ainda neste ano – porém sem data e muito menos preços definidos. As potências começam em 115 cv na versão 1.0 híbrida, chegando a 265 cv no motor 2.0 turbo a gasolina do GTi e a 272 cv no powertrain híbrido plug-in do GTE.  

Desde o lançamento do Golf, em maio de 1974, mais de 37 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo. No Brasil, o modelo desembarcou em 1994, em sua terceira geração, e contabiliza mais de 406 mil unidades comercializadas. Agora, o hatch, assim como a sua versão perua, Golf Variant, ganham faróis IQ.Light com função matrix em LED que incorporam um facho principal de alta performance com alcance de até 50 metros. Pela primeira vez, a grade dianteira de um Golf recebe o logotipo iluminado da marca alemã. Além disso, os conjuntos de lanternas traseiras IQ.Ligth 3D LED recebem mudanças de design nas duas versões de carroceria.

Novos faróis IQ.Light com função matrix em LED incorporam facho principal de alta performance | Foto: Divulgação

Novas motorizações híbridas

As novas opções de conjunto híbrido plug-in garantem maior potência e uma autonomia elétrica de aproximadamente 100 km. Como opcional, podem ser equipados com carregamento rápido de corrente contínua (CC).

Ao todo, são nove diferentes opções de configuração – híbrido leve (eTSI), híbrido plug-in (eHybrid e GTE), turbo a gasolina (TSI) e turbodiesel (TDI) – todas disponíveis já no lançamento para a Europa. Já o Golf GTI ficou mais esportivo, com 20 cv extras em relação ao seu antecessor, totalizando 265 cv. Outros derivados do Golf serão apresentados ao longo de 2024, garante a Volkswagen.

Nova central multimídia

Multimídia de última geração tem tela touch flutuante e controles iluminados na base, assim como a linha ID. | Foto: Divulgação

Internamente, a nova central multimídia de última geração tem tela touch flutuante e controles iluminados na base, assim como a linha ID., para controle de temperatura e volume.

Também são novos o volante multifuncional e o assistente de voz IDA. Utilizando linguagem natural, o IDA pode ser usado não apenas para controlar funções como o ar-condicionado, telefone ou o sistema de navegação, mas também para acessar informações on-line – desde a previsão do tempo a questões sobre conhecimentos gerais.

O sistema de entretenimento integra o chatbot ChatGPT – baseado em inteligência artificial – ao assistente de voz IDA. Exibido no início de janeiro no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, Estados Unidos, o sistema pode acessar ininterruptamente a base de dados em contínuo crescimento da inteligência artificial. Os ocupantes podem interagir com o carro utilizando linguagem natural e ouvir os resultados da pesquisa enquanto viajam.

Motorista pode manobrar o veículo pelo smartphone

Carro recebe o novo sistema Area View, criando um panorama de 360 graus para facilitar as manobras de estacionamento | Foto: Divulgação

Por fim, o modelo ganha os novos sistemas de assistência, como a função Park Assist Plus aperfeiçoada. Ao passar por uma vaga para estacionar, pode detectar se o espaço (paralelo ou transversal) é suficientemente grande e começar o procedimento para estacionar conforme a situação. O sistema assume o volante, assim como o comando do acelerador e do freio. Tudo que o motorista precisa fazer é monitorar o processo de estacionamento.

Além disso, pela primeira vez o sistema Park Assist Pro estará disponível para o Golf, permitindo que o condutor manobre o veículo para dentro ou para fora da vaga usando seu smartphone. O carro pode ser retirado da vaga de estacionamento remotamente se o espaço for muito apertado, por exemplo. Outro item novo é o sistema Area View, em que um panorama de 360 graus é criado pela união das imagens de quatro câmeras instaladas ao redor do veículo, o que facilita a visão do meio-fio e das marcações de vagas de estacionamento.