Volkswagen investe R$ 3 bilhões na fábrica do Paraná para produzir novo Virtus e a picape inédita Tarok

Tarok Cocept é a picape inédita que a Volkswagen vai produzir no Paraná para competir com Fiat Toro | Foto: Divulgação

O Volkswagen Virtus, atualmente montado na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), também será produzido no complexo de São José dos Pinhais (PR) a partir de 2025. O objetivo é, gradualmente, liberar a linha de produção da unidade paulista para veículos híbridos. A unidade paranaense, que já produz o T-Cross e acaba de completar 25 anos de atividades, receberá R$ 3 bilhões de investimentos para montar uma picape inédita, provavelmente a Tarok, para concorrer com Fiat Toro.

O anúncio das novidades foi realizado nesta segunda-feira, 17 de junho. Referência global em competitividade e resultados operacionais, tem o mesmo nível de qualidade das fábricas da Volkswagen na Europa, garante a montadora. A empresa conta com 54 fornecedores diretos e indiretos no Paraná atualmente e comprou, no ano passado, R$ 5 bilhões no Estado. Os fornecedores paranaenses representam 20% das compras da Volkswagen no Brasil.

Desde o seu lançamento, em 2018, o sedã Virtus já soma mais de 245 mil unidades vendidas, das quais 186 mil entregues aos clientes brasileiros e 59 mil exportadas para 13 mercados da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, St Maarten e Uruguai.

Em 2023, o sedã foi totalmente reformulado, contando com três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI. O modelo também recebeu a nota máxima em segurança veicular (5 estrelas) nos testes do Latin NCap, que consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.

Até 2028, 16 lançamentos previstos

A Volkswagen do Brasil anunciou recentemente investimentos de R$ 16 bilhões até 2028 e uma nova ofensiva de produtos com 16 lançamentos até a mesma data, incluindo a estreia dos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex. Desse total, R$ 3 bilhões serão destinados à fábrica de São José dos Pinhais (PR) e serão utilizados em projetos como a fabricação da picape inédita para o mercado brasileiro e exportação, além de adaptações na linha para receber a produção do novo Virtus, a partir de 2025.

Além do T‑Cross, unidade produz o Audi Q3

Na unidade do Paraná são fabricados atualmente, além do T‑Cross, dois modelos da Audi: Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro | Foto: Divulgação

Na unidade do Paraná são fabricados atualmente o novo T‑Cross, que chega renovado às concessionárias Volkswagen de todo o País neste mês, e os modelos Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro, da Audi do Brasil, marca que também integra o Grupo Volkswagen.

O novo T‑Cross é o primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará no mercado até 2028. O SUV traz design inédito, sistema de iluminação mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos, além de itens de segurança que se destacam no segmento.

O novo T‑Cross passa a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED. O sistema de infotainment VW Play está em todas as configurações, agora com tela semiflutuante. Em termos de segurança, o pacote Adas acrescenta assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga.

O T‑Cross já está há seis anos no mercado e soma mais de 410 mil unidades vendidas, sendo mais de 325 mil unidades no Brasil e mais de 85 mil exportadas. Além de ser o SUV mais comercializado e amado do Brasil, com mais de 27 mil unidades entregues neste ano no País, a paixão pelo modelo cruza fronteiras, tanto que o Novo T‑Cross será exportado para 17 países da América Latina, entre os quais Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O sucesso do T‑Cross impulsiona os resultados da marca, que é líder de vendas nos principais segmentos do Brasil: SUVs e hatches, além dos carros de passeio. Em SUVs, a família formada por T‑Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4 já soma mais de 57 mil unidades emplacadas em 2024. O novo Polo, com mais de 51 mil unidades entregues em 2024, é líder entre os hatches e também o carro de passeio mais vendido do Brasil. Todos esses resultados contribuem para que a Volkswagen seja a marca que mais cresce em volume de vendas no Brasil, com mais de 149 mil unidades entregues em 2024.

Renovado, T-Cross chega às concessionárias neste mês de junho já como linha 2025 | Foto: Divulgação

Fábrica completa 25 anos com mais de 3 milhões de unidades produzidas

A Volkswagen do Brasil está presente há 25 anos no Paraná, com mais de 3 milhões de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais. Somando suas três fábricas de veículos no Brasil, a empresa já produziu mais de 25 milhões de unidades em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País.

Com 1.300.000 m² de área construída, a unidade Volkswagen e Audi no Paraná é estratégica para os negócios das marcas. Além dos veículos fabricados atualmente, o novo T‑Cross e os Audi Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro, nesses 25 anos já foram produzidos na unidade paranaense Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox, a picape Saveiro, além do Audi A3.

Produção usa Inteligência Artificial e Realidade Virtual

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais também é reconhecida pela alta tecnologia de seus processos produtivos, que utilizam inspeção por IA (Inteligência Artificial) desde a Estamparia, onde são moldadas as peças de aço, passando pela Pintura e Montagem Final do veículo. O sistema Smart Inspection faz análises detalhadas das peças e carrocerias dos veículos em segundos, interage com os colaboradores, compartilhando as informações, além de armazenar e avaliar os dados para que o processo produtivo evolua continuamente. “É uma das tecnologias produtivas mais avançadas em nível global. Também contamos com laboratórios de Realidade Virtual para apoio na criação de postos de trabalho ergonômicos, cuidando das nossas pessoas colaboradoras na produção”, afirma César Drazul, gerente da planta da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.

O sistema Smart Inspection consiste em câmeras instaladas no processo produtivo da Estamparia, Pintura e Montagem Final da fábrica de São José dos Pinhais para monitorar em tempo real 100% das peças e carrocerias de veículos que estão sendo produzidos. Na primeira etapa do processo, a Estamparia, onde o aço é transformado em peças do veículo, as câmeras estão instaladas nas esteiras de saída da linha de prensa para monitorar todos os itens. Por ano, serão aproximadamente 2 milhões de peças avaliadas pela Smart Inspection só na fábrica da Volkswagen no Paraná, sendo uma média de 6,7 peças por minuto.

Se notar alguma peça em não-conformidade, a IA envia alerta a uma tela LCD identificando o problema para que o operador a retire do processo | Foto: Divulgação

Por meio de IA (Inteligência Artificial), o sistema analisa em segundos toda a superfície da peça e grava um QR Code com as informações que poderá ser apagado na próxima etapa do processo, a Pintura. Se notar alguma peça em não-conformidade, a IA envia alerta a uma tela LCD identificando o problema para que o operador a retire do processo. Além de garantir alta qualidade, eficiência e agilidade, a Smart Inspection permite rastreabilidade ao armazenar possíveis problemas detectados em um banco de dados com foco em melhoria contínua. Dessa forma, evita retrabalho e descarte de materiais, também reduzindo a pegada de carbono da operação.

A fábrica conta também com Laboratórios de Realidade Virtual para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, na criação de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nesses laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.

Linha do tempo da fábrica de São José dos Pinhais:

1999: em 18 de janeiro, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) é inaugurada com a presença do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Os modelos Golf (MK4) e Audi A3 iniciam a produção na planta

2003: lançamento do Fox

2005: lançamento do CrossFox

2011: marco de 500 mil Golf produzidos

2012: dois milhões de veículos produzidos

2013: Volkswagen do Brasil anuncia investimento de R$ 520 milhões para a produção nacional do novo Golf (MK7) na fábrica de São José dos Pinhais. Chegada da plataforma MQB na unidade

2015: lançamento da linha Fox Rock in Rio e produção do Audi A3 Sedan

2016: produção do novo Golf e Audi Q3

2017: início da produção do Fox Connect e Fox Xtreme

2018: anúncio do investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção do SUV T‑Cross e o marco de 2,6 milhões de veículos produzidos

2019: 20 anos da unidade, com início da produção do T‑Cross

2020: marco de 100 mil unidades do T‑Cross produzidas. T‑Cross foi o SUV mais vendido do Brasil, com 60.124 unidades entregues no ano

2021: marco de 200 mil unidades do T‑Cross produzidas

2022: fábrica da Audi é reinaugurada com os modelos Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro

2023: lançamento do T‑Cross The Town e marco de 80 mil unidades do T‑Cross exportadas para 18 mercados na América Latina e África. T‑Cross foi o SUV mais vendido do Brasil, com 72.445 unidades entregues no ano

2024: fábrica completa 25 anos e mais de 3 milhões de unidades produzidas. Início da produção do novo T‑Cross, o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 27 mil unidades já entregues no ano, até agora. Anúncio de investimentos de R$ 3 bilhões para a unidade paranaense e a produção de dois novos modelos: o novo Virtus, com início em 2025, e uma picape inédita