Vitória por antecipação: Fiat lidera em outubro e sagra-se campeã de vendas em 2023
O vencedor do Campeonato Brasileiro de Futebol 2023 ainda não está definido, mas em outra competição, o mercado automotivo brasileiro, já há um ganhador por antecipação: a Fiat, que liderou em outubro e sagra-se campeã do ano que ainda não terminou. Em outubro, foram 44.421 unidades emplacadas, 11.376 à frente da segunda colocada, o que deu à marca 21,5% de participação. No acumulado do ano, já comercializou 384.337 veículos, mais de 111 mil unidades à frente do segundo lugar, conquistando e com 22% de market share.
Desde janeiro de 2021, a Fiat é a número um no mercado automotivo brasileiro. Além disso, a Strada também fez bonito no mês em que completou 25 anos: conquistou, mais uma vez, o título de veículo mais vendido do Brasil, não apenas em outubro, como também no acumulado do ano. A picape ainda é o modelo mais comercializado na América do Sul em 2023.
Em outubro, a picape compacta da Fiat emplacou 11.874 unidades. Além da Strada, a Fiat garantiu outro lugar no top 10 dos veículos mais vendidos do País com o Mobi, que saiu da sétima posição e saltou para a quarta com 8.037 unidades vendidas.
“Estamos muito felizes com o fechamento dos resultados de outubro porque já podemos nos considerar tricampeões em 2023, embora ainda faltem dois meses para o ano acabar. E isso só ocorre porque não ficamos acomodados. Acabamos de lançar o Fastback Abarth, o mais novo membro da família do escorpião e uma grande novidade para os amantes de esportividade. Além disso, estamos ganhando cada vez mais terreno no mercado de SUVs e o excelente desempenho do Fastback, um dos veículos mais vendidos no varejo, é uma das razões. Tudo isso é o resultado de uma série de inovações da marca, da dedicação da rede de concessionárias e a confiança do cliente na Fiat”, afirma o vice-presidente sênior da Fiat e Abarth na América do Sul, Herlander Zola.
Em outubro, a Fiat também foi a número um em diferentes segmentos. Em hatches, a marca teve uma participação de mercado de 22,4%. Já no segmento de picapes, a Fiat teve um desempenho ainda melhor, com uma fatia de 41,2% da categoria. Em vans, abocanhou 47,6% do segmento. Vale dizer que a Fiat foi líder do segmento B-SUV no varejo em outubro com 5.720 unidades e 18,3% de participação, um crescimento de 14% em relação ao mês anterior.
Ainda no décimo mês do ano, a montadora se destacou no varejo com a liderança e uma participação de mercado de 16,2%. Já em vendas diretas, também fechou o mês em primeiro lugar novamente e teve 26% de share.
Modelos que se destacam no acumulado do ano
Quando o assunto é todo o ano de 2023 até agora, o bom desempenho também se repete. Além da Fiat ser líder no mercado geral, também é a campeã em vendas diretas, varejo, hatches, picapes e vans. E não para por aí: a marca também possui o título do carro mais vendido do Brasil com a Strada, que já comercializou 98.509 unidades. Completando o top 10 dos mais vendidos do País, tem o Mobi em sexto lugar, com 59.670 unidades emplacadas, e o Argo na oitava colocação, com 56.166 carros vendidos. Além disso, registra em 2023 a liderança no canal de vendas diretas, com 27,4% de share, e no de varejo com 17% de participação no mercado.
Vale dizer que a marca ainda é a número um em três segmentos diferentes: no de hatches com 115.933 unidades vendidas e 23,6% de participação de mercado; picapes com 140.638 unidades e 43,2% de market share, e em vans com 19.510 unidades e 42,4% de participação de mercado. Já no segmento de SUVs, a Fiat tem 69.307 unidades comercializadas e uma participação de mercado de 11,1%, um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.