Virtus Cabrio estaria entre os 16 novos modelos que serão lançados pela Volkswagen até 2028? Conheça detalhes deste showcar

Prazo apertado: 30 profissionais tiveram apenas 6 semanas para adaptar o veículo usado na cerimônia de 2 de fevereiro | Foto: Divulgação

Um Volkswagen Virtus Cabrio? A versão conversível atraiu os holofotes durante o anúncio de novos investimentos, realizado na última sexta-feira (2) em São Paulo. Seria esse um dos 16 lançamentos previstos até 2028, como parte dos R$ 16 bilhões que serão aplicados? A resposta é não. Trata-se de apenas um showcar, feito especialmente para a visita presidencial. Porém, é fato de que sua exibição pública também serve como um termômetro para o consumidor. Dessa forma, caso haja uma enxurrada de pedidos para que seja fabricado em série, sempre existe uma possibilidade – mesmo que mínima – de a fábrica considerar a sugestão.

Vale lembrar que esta não foi a primeira vez que a Volkswagen cerrou o teto de um carro para que autoridades pudessem ter uma visão mais ampla durante a visita à fábrica, facilitando também a vida dos fotógrafos e cinegrafistas. O Virtus é o quinto modelo adaptado pela marca para ocasiões especiais, somando-se ao Fusca (em 1959 e em 1993), Polo Sedan (2003) e Fox (2005).

Presidente Juscelino Kubitschek passeou de Fusca conversível na inauguração da fábrica da Volkswagen, em 1959 | Foto: Divulgação

Mesmo que não seja fabricado em série, trata-se de um projeto interessante e vale a pena conhecer mais detalhes. Conforme a Volkswagen, o showcar mescla atributos das versões Highline e Exclusive. Um carro com exterior pintado na cor Azul Biscay e equipado com rodas aro 18’’ com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto e motor 250 TSI acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. Cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte do setor de Qualidade, tiveram seis semanas para a entrega do veículo. “Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, além de segurança e conforto. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha o diretor de Desenvolvimento Técnico da VW, Antonio Carnielli Jr.

Com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo | Foto: Divulgação

Para a criação do carro-conceito foi removido o conjunto do teto. A partir daí, com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo com o objetivo de alcançar boa rigidez. Para proporcionar um espaço mais amplo entre os bancos dianteiro e traseiro, o assoalho foi alongado, exigindo modificações inclusive no tamanho do tanque de combustível alojado na parte inferior do assoalho. Além disso, o banco traseiro também sofreu modificações com um design exclusivo para este modelo especial. “A cada etapa de construção do veículo crescia o entusiasmo do time em ver a obra de arte concluída“, relembra Carnielli.

Barra transversal foi acrescentada na região da coluna B para que os ocupantes traseiros possam ter apoio quando estiverem em pé | Foto: Divulgação

Foram desenvolvidas novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível. Também foi acrescentada uma barra transversal na região da coluna B, para que os ocupantes traseiros, quando em pé, tenham apoio e segurança, o que também foi feito com o Polo e Fox. Por fim, foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.

Sedã teve o teto cortado e a sua distância alongada para aumentar o espaço entre os bancos dianteiros e traseiros | Foto: Divulgação

E agora, o que acontecerá com o exemplar? A unidade será destinada ao acervo da Garagem VW e ficará ao lado de demais veículos especiais, esportivos e protótipos, dividindo espaço com de Polo Sedan e Fox conversíveis, além de outras relíquias, que igualmente nunca chegaram às ruas. Já que sonhar não custa nada, uma versão conversível do Polo não seria irada? Essa sim poderia ter uma boa aceitação, revivendo uma época bacana em que havia conversíveis nacionais circulando nas nossas ruas, a exemplo do Chevrolet Kadett GSi e Ford Escort XR3.