Toyota Corolla recebe novos equipamentos e fica mais econômico na linha 2024. Confira versões e preços  

A pedido dos clientes da marca, a versão GR-Sport passa a contar com teto solar | Foto: Divulgação

O Toyota Corolla recebe leves mudanças na linha 2024. O modelo ganha nova grade, rodas e, na versão GR-Sport, o teto solar. Os preços da linha começam em R$ 149,99 mil (GLi) e vão até R$ 198,89 mil na topo de linha Altis Hybrid Premium.

Rodas aro 17’’ também são novas, com pneus 215/50 R17 que reduzem o ruído e melhoram o consumo | Foto: Divulgação

A grade frontal reestilizada está disponível apenas a partir da versão XEi. Também são novas as rodas aro 17’’. Para aumentar o conforto e a economia de combustível, reduzindo ainda o ruído na rodagem, as configurações XEi, Altis Premium, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium são equipadas com pneus 215/50 R17.

Além do teto solar, a pedido dos clientes, a GR-Sport ganha novas rodas com pintura escurecida. As versões Toyota Gazoo Racing possuem alterações mecânicas que priorizam uma dirigibilidade mais esportiva e, no caso do Corolla, as mudanças estão na suspensão, com molas e amortecedores mais firmes, braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do carro, além de interior com padrão GR-S.

Cluster TFT com tela digital de 12,3” é outra novidade, mas só a partir da configuração XEi | Foto: Divulgação

Também por sugestão dos clientes, a partir da versão XEi o Corolla passa a contar com novo cluster TFT com tela digital de 12,3”. A GLi recebe o painel com tela de 7” que antes equipava a versão Altis.

Para todas as versões, a multimídia tem tela de 9” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Também foram adicionadas saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e duas saídas USB-C desde a versão de entrada GLi.

As versões topo de linha Altis Hybrid Premium e Altis Premium flex receberam acessórios originais, como friso lateral inferior com detalhes cromados, aumentando a proteção no momento de abertura das portas em lugares com pouco espaço. Também receberam aplique cromado no farol de neblina dianteiro, soleira iluminada e kit de segurança das rodas em liga-leve.

Aprimoramentos no Sistema de Pré-Colisão Frontal

Desde a linha 2023, todas as versões do modelo passaram a trazer – de série – a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), pacote que inclui recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Na linha 2024, a partir da versão XEi, o modelo traz aprimoramentos no Sistema de Pré-Colisão Frontal, com maior precisão na identificação de pedestres e ciclistas.

Sistema de Pré-Colisão Frontal conta com maior precisão na identificação de pedestres e ciclistas | Foto: Divulgação

A segurança passiva também é destaque. O sedã é equipado de série com 7 air bags, câmera de ré com projeção na central multimídia, cinto de segurança de três pontas e freios ABS com EBD. Na linha 2024, as configurações GR-Sport, Altis Premium e Altis Premium HEV passam a contar, ainda, com sensores de alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Com álcool, consumo caiu até 12%

Motor 2.0 flex desenvolve 175 cv e 21,3 kgfm de torque quando abastecido com álcool | Foto: Divulgação

O sedã recebeu um conjunto de aprimoramentos que resultam não apenas em melhorias no consumo de combustível, mas também na redução substancial das emissões de gases poluentes. As versões equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC (169 cv com gasolina e 175 cv com álcool a 6.600 rpm, bem como torque de 21,3 kgfm a 4.400 rpm) receberam o sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery).

Conforme a montadora, a linha 2024 ficou 8,4% mais econômica na estrada com álcool nas versões equipadas com o 2.0. Já nas configurações híbridas flex, que combinam o 1.8 16V ciclo Atkinson, de 101 cv de potência, com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, o ajuste nas medidas dos pneus resultou em eficiência 12% superior na estrada quando movido a etanol.

Quando abastecido com gasolina, o Corolla 2024 também emite menos gramas de  CO2 por quilômetro rodado quando comparado ao modelo anterior.

As versões flex fazem, com gasolina, 11,9 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Com etanol, percorrem 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na rodovia.

Já as configurações com motor híbrido flex o consumo, com gasolina, é de 17,9 km/l na cidade e um pouco menor na estrada: 15,4 km/l. Com álcool, percorrem 11,8 km/l na cidade e um pouco menos na rodovia: 9,7 km/l.  

As versões flex têm garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem para uso particular e limite de cinco anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro, para uso comercial. Já as configurações eletrificadas contam também com a cobertura adicional de 36 meses para o sistema híbrido, incluindo bateria híbrida, ECU da bateria híbrida, ECU de gerenciamento de energia, inversor com conversor, chicote inferior do assoalho e chicote do bloco de bateria. Dessa forma, o período total de cobertura para as versões híbridas flex é de 8 anos. Não há limite de quilometragem no uso particular, enquanto para uso comercial o limite é de 200 mil km, prevalecendo o que ocorrer primeiro (tempo ou quilometragem).

Versões e preços:

  • GLi: R$ 148,99 mil
  • XEi: R$ 158,59 mil
  • GR-Sport: R$ 181,59 mil
  • Altis Premium: R$ 182,99 mil
  • Altis Hybrid: R$ 187,79 mil
  • Altis Hybrid Premium: R$ 198,89 mil

A pintura metálica custa R$ 2,020 mil extras, enquanto a perolizada adiciona R$ 2,33 mil ao valor final do veículo.

Fonte: Toyota