Tecnologia nas estradas: Volvo FH 2025 chega com evolução de recursos de inteligência artificial

Caminhão também recebe leves mudanças que modernizam o design | Foto: Divulgação

Recém-lançados na Europa, os veículos Volvo FH chegam ao mercado latino-americano com novidades que aumentam a produtividade e o conforto para o motorista, com benefícios também para a economia de combustível. A avançada conectividade da marca trouxe melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente. Agora, além de subidas e descidas, o sistema também se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem. Os novos Retrovisores por Câmeras diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual. Outra inovação é o Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, com indicações em tempo real ao motorista e gestores de frota.

“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara o diretor-executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.

Retrovisores por câmeras

Muito menores do que os espelhos óticos tradicionais, componentes diminuem sensivelmente o arrasto aerodinâmico | Foto: Divulgação

Uma das mais visíveis novidades são os Retrovisores por Câmeras, item opcional. Muito menores do que os espelhos óticos tradicionais, esses novos componentes diminuem sensivelmente o arrasto aerodinâmico e trazem notável redução de consumo de combustível e também menos ruído ao cortarem o ar. “Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Ainda na parte externa, a Volvo promoveu alterações para aprimorar a aerodinâmica do caminhão e diminuir o impacto da resistência do ar. O caminhão também recebe design mais moderno. Os projetistas desenvolveram uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter. No painel frontal, a mundialmente conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.

Evolução no I-See

Sistema utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas automaticamente | Foto: Divulgação

Mirando na constante necessidade do transportador de buscar mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da Volvo introduziu um novo I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. No FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias. “É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério. Introduzido pela marca no Brasil há mais de uma década, o I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões, conceito que aos poucos foi seguido por outros fabricantes. “Agora demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura.

Monitoramento dos pneus

A nova linha 2025 do Volvo FH trouxe outra grande novidade em produtividade: o sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, ferramenta indispensável para veículos que percorrem longas jornadas diárias. Os novos sensores montados dentro dos aros são supereficazes e monitoram a pressão baixa e também a sobrepressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação. Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos. “Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, afirma Valério. É possível ainda configurar valores-limites para alertas, dando mais segurança à operação. Os dados podem ser acompanhados também de forma remota pelos gestores de frota, através do Volvo Connect, plataforma de conectividade da Volvo.

Melhorias dentro da cabine

No cockpit, são novas a base do banco do motorista, a chave de ignição e o controle remoto do motorista | Foto: Divulgação

Outro aprimoramento do Volvo FH 2025 ocorreu dentro da cabine, com uma nova base para o banco do motorista. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante. “O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição e o controle remoto do motorista. Novas tomadas USB-C garantem carregamento mais rápido de smartphones.

Lendo os sinais de trânsito

Uma grande evolução do FH 2025 é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que usa inteligência artificial para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança e conforto ao motorista. “Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar desapercebidas. A Volvo é a primeira marca a oferecer esse sofisticado recurso em veículos pesados”, afirma Glênio Karas, engenheiro de Vendas da Volvo.

Outra evolução é no Leitor de Faixa de Rodagem, que foi aprimorado e está mais sensível. Este sistema usa a câmera frontal para detectar a faixa e monitora o movimento do veículo. Se houver sinais de que o condutor está distraído ou cansado, ele é alertado para concentrar-se ou fazer uma pausa para descanso. Além disso, o Suporte Ativo de Direção é acionado para fazer pequenas correções no volante e manter o veículo dentro da faixa.

Frenagem de emergência aprimorada

Entre as tecnologias, está o Piloto automático de descida, que mantém a velocidade controlada mesmo em declives acentuados | Foto: Divulgação

Mais um aprimoramento foi no Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência. É uma tecnologia consagrada da Volvo que utiliza radares frontais e laterais, conjugados com uma câmera, para detectar veículos, ciclistas e pedestres à frente do caminhão, alertando o motorista. O sistema emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem de emergência caso haja risco iminente de colisão.

Houve avanço também com o Sistema para Evitar Colisões Laterais. A tecnologia reduz o risco de uma colisão com pedestres ou ciclistas quando o caminhão estiver fazendo uma curva. O sistema usa radares nas laterais para alertar o condutor e ativar frenagem automática, se necessário. Para aumentar ainda mais a segurança nas laterais, agora há sensores de ponto cego em ambos os lados, que monitoram a composição inteira, até o fim da carreta.

Tecnologias de segurança

Além das novidades da linha 2025, o Volvo FH mantém todos os tradicionais atributos de segurança que há anos caracterizam o modelo e determinaram novos padrões para toda a indústria de caminhões:

  • Freios eletrônicos EBS: garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo.
  • Piloto Automático Adaptativo: radar que monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. A função Stop & Go reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando.
  • Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição.
  • Piloto automático de descida: mantém a velocidade controlada mesmo em declives acentuados.
  • VEB+: sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder.
  • Luzes de freio de emergência: piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.
  • Cabines com célula de sobrevivência: projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa.
  • Para-choque frontal anti-intrusão: dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate.
  • Freios ABS: introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 1990. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.
  • Air bag: bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Presente na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH.
  • Direção inteligente VDS: tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional).
  • Detector de atenção: emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional).
  • Câmera de ponto cego: localizada abaixo do retrovisor ótico direito, permite visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel (opcional).
  • Freio Anticanivete: sistema exclusivo Volvo, promove microfrenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional).