SUV familiar com desempenho de superesportivo: BYD Tan EV tem 517 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 s

Na traseira, única novidade visual são os para-choques remodelados | Foto: Divulgação

Campinas, SP – Por fora, a aparência pacata de um SUV moderno de 7 lugares, perfeito para passeios em família. Sob o capô – ou melhor, entre os eixos –, dois motores elétricos com 517 cv que garantem desempenho de superesportivo: 0 a 100 km/h em 4,9 s. O BYD Tan EV chega à linha 2025 com leves mudanças estéticas, novos equipamentos e maior autonomia, ampliada de 309 km para 430 km (ciclo Inmetro) graças à bateria Blade 25% mais potente (108, KWh). O modelo chinês chega às lojas por R$ 536,8 mil, valor que já inclui um carregador wallbox. A garantia é de cinco anos ou 500 mil km para o veículo e de oito anos para as baterias.

As mudanças externas concentram-se na grade dianteira e novos para-choques, tanto na dianteira quanto na traseira. É um facelift singelo, mas marcante – o suficiente para a montadora chamar de segunda geração. Os faróis contam com Sistema de Luz Frontal Adaptável (AFS). As belas rodas aro 22’’ são calçadas com pneus de perfil baixo, na medida 265/40. Os freios são compostos por pinças fixas Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.

Na frente, são novos o para-choque e a grade, o suficiente para a montadora chamar de segunda geração | Foto: Divulgação

A apresentação da novidade à imprensa especializada ocorreu nesta quarta-feira (24) em uma pista do interior de São Paulo. Além do Tan EV, estavam disponíveis para test-drive o Dolphin EV Plus, com 204 cv, e um foguete chamado Seal, com 531 cv. Como pesa 294 kg a menos que o Tan EV, o Seal leva apenas 3,8 s para acelerar de 0 a 100 km/h. Eu já havia dirigido esse sedã nas ruas de São Paulo, mas pilotá-lo na pista é uma chance imperdível para extrair o melhor do seu desempenho.

Na pista sinuosa do Haras Tuiuti, o Tan EV revela-se endiabrado já na primeira acelerada, mesmo no modo Comfort. Quando acionado o Sport, que deveria se chamar modo ‘‘capiroto’’, tudo fica ainda mais empolgante. O respeitável torque de 71,4 kgfm (2 kgfm a mais que o modelo anterior) é liberado quase que instantaneamente e o corpo é jogado com força contra os bancos. A prova de 0 a 100 km/h é cumprida em 4,9 s, apesar dos seus 2.630 kg de peso, e a velocidade máxima é de 190 km/h. Nas curvas, a suspensão transmite segurança, graças também ao sistema multi-link na traseira. Destaque para o sistema eletrônico semiativo DiSus-C, que permite alterar o ajuste eletrônico dos amortecedores por meio de comandos na tela do multimídia. O modo conforto deixa os amortecedores mais macios, enquanto o esportivo torna a calibragem mais rígida.

Minutos depois de assumir o volante do Tan, já estou acostumado com a dosagem do acelerador e é possível acelerar o carro com suavidade, algo importante na vida real, para que esposa, sogra e filhos não passem mal a cada acelerada. Mas é ótima a sensação de ter essa reserva gigantesca de potência para ultrapassagens ou qualquer emergência – nunca se sabe.

Conforto e tecnologia

A tela do sistema multimídia tem 15,6” e rotação elétrica, podendo ficar na posição horizontal ou vertical, como se fosse um tablet | Foto: Divulgação

Por dentro, o Tan EV oferece muito conforto, com ótimos materiais de acabamento e duas opções de tonalidade interna: marrom ou preto.

O volante é revestido em couro e tem ajuste elétrico, memória e aquecimento. O modelo também incorporou o sistema de áudio Dynaudio Performance, com potência máxima de 775W e 12 alto-falantes. Saídas de ar individualizadas com painel de controle central em tela touch para as fileiras traseiras, bancos dianteiros com quatro opções de massagem, ventilação, aquecimento e melhorias no pacote acústico com um maior isolamento sonoro são outras novidades. Além disso, o novo teto solar panorâmico tem sistema de vidro deslizante.

O painel de instrumentos digital em LCD de 12,3” é configurável. Acima dele, está o Head Up Display (HUD), inspirado em caças, exibindo informações importantes, como a velocidade. 

A tela do sistema multimídia tem 15,6” e rotação elétrica, podendo ficar na posição horizontal ou vertical, como se fosse um tablet. Sistema é compatível com Android Auto e Apple Car Play.

Entre-eixos cresceu 10 cm

O espaço é um dos pontos fortes do SUV: são 4,97 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos (10 cm a mais que o modelo anterior), 1,96 m de largura e 1,75 m de altura. No porta-malas, cabem 940 litros com 5 pessoas a bordo, mas com 7 passageiros, o volume cai para 235 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, transforma-se quase em um furgão, comportando 1.655 litros.  

Air bag de cortina para a terceira fileira de bancos

No porta-malas, cabem 940 litros com 5 pessoas a bordo, mas com 7 passageiros o volume cai para 235 litros | Foto: Divulgação

Modelo vem com 7 air bags para todos os ocupantes, entre eles o de cortina, que protege até os passageiros da terceira fileira de bancos

Também vem com câmera de 360°, além de mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares. É o caso do avançado sistema Adas (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora uma série de recursos inteligentes.

O modelo conta também com alerta de tráfego cruzado na traseira (Rear Cross Traffic Alert – RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões. Complementam o pacote o Alerta de Tráfego Cruzado Dianteiro (FTCA), Freio Frontal Cruzado (FCTB) e alerta de ponto cego e saída de faixa. 

A linha 2025 também possui sensores que mantêm o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática, compondo o Sistema de Permanência em Faixa (Lane Keeping System – LKS) ou.  Já a frenagem automática de emergência (Automatic Emergency Braking – AEB) foi projetada para acionar automaticamente os freios se o motorista não agir a tempo no caso de uma colisão iminente.

Viagem a convite da BYD