Sucesso de público, Expoclassic 2024 totaliza 24 mil visitantes e inova na entrega do prêmio The Best

Clique na imagem para assistir ao vídeo no canal Carros e Carangas no YouTube

A qualidade dos modelos expostos, a organização e o número recorde de visitantes foram as marcas registradas da Expoclassic 2024, realizada entre os dias 16 e 18 de agosto em Novo Hamburgo. Em três dias de programação, foram 24 mil pessoas, crescimento de 10% na comparação com o ano passado. Já o número de veículos desta 21ª edição totalizou 1.000 carros, motos, ônibus e caminhões, um pouco menor do que os 1.200 inicialmente previstos devido à reorganização das ilhas. “Ampliamos a largura dos corredores para melhorar a circulação e aumentar o conforto dos visitantes, o que reduziu a área disponível para os carros”, explica o organizador da mostra, Evandro Scholles.

Prêmio The Best Importado foi conquistado pelo modelo norte-americano Franklin fabricado em 1928 | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Uma inovação importante está no prêmio The Best, que foi segmentado em duas categorias: Nacional, vencido pelo raro Lorena GT ano 1969, pertencente a um colecionador de São Leopoldo, e Importado, conquistado pelo modelo norte-americano Franklin fabricado em 1928, de um colecionador de Novo Hamburgo. Ao todo, foram entregues 100 troféus aos veículos que se destacaram em suas respectivas categorias.

Categoria Nacional do prêmio The Best foi conquistada pelo raro Lorena GT ano 1969 | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

O clima colaborou durante os três dias de programação na Fenac e, tanto no sábado quanto no domingo, os visitantes lotaram os corredores da mostra gaúcha. O encerramento da programação estava previsto para as 18 horas do domingo, mas como nesse horário centenas de pessoas ainda estavam entrando, a Expoclassic se estendeu até por volta das 20 horas. Os apaixonados por automóveis aproveitaram até os últimos minutos para ver, ao vivo e em cores, modelos inéditos em exposições nacionais. A começar pelo veículo-destaque, o imponente caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane fabricado em 1986, localizado logo no acesso principal. Atrás dele, ficou posicionada uma ambulância norte-americana ano 1992, compondo uma ambientação jamais vista em exposições no Estado. Equipamentos de bombeiros usados no início da década de 1900 completaram a ilha central, a maior em 21 edições anuais da Expoclassic.

Atrás do caminhão, ficou posicionada uma ambulância norte-americana ano 1992 | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Também foram destaque as alas alusivas aos 60 anos do Ford Mustang e 50 anos do Volkswagen Passat. No pavimento superior, dezenas de caminhões, ônibus, motos e bicicletas permitiram uma verdadeira viagem no tempo tanto para adultos quanto crianças. Próximo da praça de alimentação, bancas comercializaram peças de veículos, antiguidades, roupas, calçados, brinquedos e artigos decorativos para garagens. Na área externa, o I Fashion Outlet proporcionou voo gratuito de balão aos visitantes. Ao todo, ocorreram 5 shows musicais, entre eles o de encerramento, na tarde de domingo, com a banda The Travellers.        

“A qualidade dos carros, a organização e a receptividade estiveram impecáveis”, elogia o empresário paulista Marcelo Elias | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

O ótimo estado de conservação dos modelos expostos foi, mais uma vez, uma das marcas da Expoclassic 2024. “Diversos carros da mostra têm uma qualidade de nível internacional. A organização e a receptividade também estiveram impecáveis”, elogiou o empresário Marcelo Elias, idealizador do Dream Car Museum de São Roque, que já visitou dezenas de exposições ao redor do mundo. O mais moderno complexo temático do Brasil enviou dois modelos para exposição: Lamborghini Diablo 1991 amarelo e Mercedes-Benz 190 ano 1958 verde. No sábado, Marcelo Elias, sua família e dezenas de convidados tiveram a oportunidade de saborear o tradicional costelão 12 horas preparado pelos associados na sede do Veteran Car Club Novo Hamburgo. Ao todo, foram nada menos que 22 peças assadas ao longo de 12 horas e servidas no jantar. Durante toda a Expoclassic, o ônibus BlueStar do Veteran permaneceu na área externa dos pavilhões, oferecendo churrasco e chope aos representantes de clubes de diversos Estados.

Comitiva veio do Uruguai

Viajando em 5 carros, 15 pessoas percorreram os 780 km que separam Punta del Este e Novo Hamburgo | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

A Expoclassic mantém o seu caráter internacional, registrando novamente a participação de uma comitiva de uruguaios. Viajando em 5 carros, 15 pessoas percorreram os 780 km que separam Punta del Este e Novo Hamburgo. “É o segundo ano que viemos expor. Vale muito a pena, pois os antigomobilistas são uma grande família”, justifica o comerciante Carlos Silveira, 54 anos. Ele lembra que diversos clubes de veículos antigos do seu país se mobilizaram recentemente para arrecadar e entregar 5 toneladas de alimentos aos atingidos pelas cheias do mês de maio no Rio Grande do Sul. Presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, Clódio Silva destaca o inigualável espírito de integração da Expoclassic. “O nosso encontro é certamente o mais festivo do Brasil. Todos vêm aqui não apenas para exporem seus veículos, mas para se divertirem de verdade”, garante Clódio.

“O nosso encontro é certamente o mais festivo do Brasil”, afirma Clódio Silva (à esquerda) | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Clube redistribuiu 100 toneladas de donativos

A Expoclassic reforça o seu viés social ao novamente reverter parte dos recursos arrecadados à Associação dos Lesados Medulares (Leme RS), entidade de Novo Hamburgo que presta cerca de 400 atendimentos mensais a pessoas de diversas regiões do Estado. Neste ano, o Veteran Car Club Novo Hamburgo também atuou ativamente para auxiliar os atingidos pela tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul em maio, recebendo e redistribuindo mais de 100 toneladas de alimentos, água e roupas repassadas por clubes de carros antigos de vários Estados brasileiros.