Com powertrain híbrido de 207 cv, 6ª geração do Honda CR-V chega ao Brasil por R$ 352,9 mil   

Carro da marca mais vendido no mundo, SUV teve o visual totalmente renovado | Foto: Divulgação

Com design renovado, powertrain híbrido de 207 cv e tecnologias semiautônomas, a 6ª geração do Honda CR-V começa a ser vendida no Brasil na versão Advanced Hybrid por R$ 352,9 mil. A garantia para o carro é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mas para o conjunto elétrico (baterias e motores) é ampliada para 8 anos ou 160.000 km.

Automóvel Honda mais vendido no mundo, o novo CR-V traz carroceria larga e longa, marcada pelo conjunto óptico frontal Full-LED e grade dianteira com elementos hexagonais. A grade inferior do para-choque repete as formas hexagonais e possui aletas ativas que abrem e fecham automaticamente, dependendo da temperatura da água do motor, melhorando a aerodinâmica e a eficiência de combustível – quando o SUV está parado, as aletas se fecham, ocultando os elementos internos naquela região.
 

O formato das laterais do para-choque dianteiro cria uma cortina de ar que canaliza o fluxo de maneira a reduzir a turbulência ao redor das rodas. Na traseira, os spoilers na porção final do teto e na parte inferior do para-choque elevam a velocidade do fluxo de ar, contribuindo para a aerodinâmica e, consequentemente, para a redução do consumo de combustível.
 

Interior tecnológico

Design interno é idêntico ao do irmão menor, o ZR-V, e de outros modelos, como Civic | Foto: Divulgação

A porção central do painel é ocupada pela tela multimídia sensível ao toque de 9’’. O volante dispõe dos controles necessários para atuar nos diversos sistemas relacionados à condução, áudio e smartphone. O sistema de entretenimento é compatível com os padrões Apple Car Play e Android Auto.
 

A tela do painel TFT full-digital de alta definição tem 10,2’’ e é multiconfigurável, garantindo o monitoramento de parâmetros da condução sem prejuízo à visibilidade externa, aspecto no qual a adoção do Head-up display de 5,2’’ cumpre papel fundamental. O cluster em sua porção direita tem o velocímetro e, à esquerda, um mostrador que exibe o regime de uso – aceleração ou desaceleração/regeneração.
 

A cabine é valorizada pela praticidade de elementos, como o porta-copos iluminado e o amplo espaço no console à frente da alavanca de transmissão, onde está situado o carregador wireless e duas portas USB, além de uma tomada 12V. Ao lado da alavanca, estão os comandos do Drive Mode (com modos Econ, Normal e Sport), freio de estacionamento elétrico e outros. Um compartimento com 9 litros posicionado entre os bancos dianteiros tem tampa com abertura automática que serve de apoio de braço central.

Entre os equipamentos de série, há duas portas USB-C e saídas de climatização para os passageiros do banco de trás. O sistema de som premium da marca Bose tem 12 alto-falantes de alta definição, inclusive com canal central dianteiro e subwoofer na traseira. Os bancos dianteiros com ajuste elétrico – o do motorista com regulagem lombar e memória de posições – contam com estabilizadores corporais, estruturas internas que asseguram um adequado suporte nas regiões do quadril e lombar. Os passageiros do assento traseiro podem variar o ângulo de inclinação do encosto em 8 diferentes posições.
 

A capacidade de carga no porta-malas (581 litros) pode ser ampliada com a possibilidade de deslizar longitudinalmente os bancos traseiros em até 19 cm, favorecendo assim o transporte de objetos longos. O piso de superfície plana simplifica o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico inteligente, permitindo uma utilização hands free tanto para abrir (com movimento de passada de pé sob o para-choque traseiro) quanto para fechar (antes de retirar um objeto pesado ou volumoso, basta acionar o botão da função Walk Away Close e se afastar do carro).

myHonda Connect

A conectividade oferecida pelo myHonda Connect está disponível no CR-V Advanced Hybrid. Pelo aplicativo, o motorista se conecta ao carro e pode ter acesso a diversas informações sobre o veículo de modo prático e intuitivo. O myHonda Connect oferece notificação automática de colisão, detecção de falha remota, alarme, rastreamento do veículo, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24 horas, controles à distância (acionamento do ar-condicionado, ignição, destravar/travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.
 

A Honda disponibiliza duas modalidades do myHonda Connect: um totalmente gratuito e o Pacote Plus, com um valor fixo de mensalidade que dá acesso a todas as funcionalidades. Este Pacote Plus tem um ano de gratuidade para degustação.


Tecnologia híbrida e:HEV

Motor 2.0 a gasolina gera 147 cv e atua em conjunto com propulsor elétrico de 184 cv. Potência, combinada, porém, é de 207 cv | Foto: Divulgação

O novo CR-V adota a tecnologia e:HEV da Honda, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um a combustão, proporcionando uma experiência de condução dinâmica e esportiva, garante a Honda.
 

O motor a combustão 2.0 DOHC 16V de quatro cilindros com ciclo Atkinson e injeção direta de gasolina gera 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo. A este motor a combustão está associado o e-CVT, conjunto que abriga os dois motores elétricos: um destinado à propulsão e outro que atua como gerador. Posicionados em eixo paralelo, caracterizam-se por ocupar pequeno espaço, com arranjo de transmissão com duas relações fixas – lock-up –, uma mais curta para velocidades intermediárias e outra mais longa para velocidades mais altas ou de cruzeiro. A adoção do lock-up intermediário melhora a linearidade e a percepção de vigor nas acelerações. A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm. A potência combinada, no entanto, é de 207 cv, e não de 331 cv, que seria a soma das potências dos dois motores. Já o torque total não é divulgado porque, segundo a Honda, não há padrões oficiais dessa medida para carros híbridos.
 

O conforto acústico do motor a combustão (inclusive em marcha lenta) se deve à incorporação de um pré-amortecedor no volante-motor, que reduz as variações de torque, eliminando vibrações em baixas rotações. A IPU (Intelligent Power Unit) abriga uma bateria moderna e compacta. A PCU (Power Control Unit) é o “cérebro” do sistema híbrido, gerenciando a estratégia de gestão de energia para otimizar desempenho.
 

O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância ocorre de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
 

O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. Esse é um dos diferenciais que tornam o sistema e:HEV único. A grande vantagem é que o condutor não precisa se preocupar em recarregar o veículo, o inteligente sistema híbrido da Honda faz isso automaticamente.
 

No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade. Portanto, no CR-V o modo de operação Engine Drive é ativado automaticamente em aceleração moderada em médias e altas velocidades.
 

O SUV conta com a tecla Drive Mode no console, que permite alternar entre três modos de condução: Normal, Econ e Sport. Quando é selecionado o Normal, os parâmetros preveem equilíbrio entre desempenho e eficiência energética; o modo Econ privilegia a economia e, em Sport, a resposta do acelerador é mais direta.

Tração integral AWD

Proporção de distribuição da força varia de 60% dianteira/40% traseira a 50% para cada eixo | Foto: Divulgação

A avançada tração integral AWD distribui ativamente a força nos dois eixos sob demanda – a proporção varia de 60% dianteira/40% traseira a 50% para cada eixo. A tração AWD é do tipo full time, ou seja, o CR-V funciona o tempo todo com tração nas quatro rodas, variando apenas a proporção da distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro.

A transmissão da tração ao eixo traseiro se dá por meio de uma compacta caixa de transferência (com embreagem multidisco), conectada ao eixo do diferencial traseiro. A repartição de força entre os eixos dianteiro e traseiro ocorre de acordo com as condições da estrada.

Em situações de baixíssima aderência, ao arrancar em piso enlameado por exemplo, o sistema detecta a perda de tração das rodas do eixo dianteiro e, rapidamente, envia mais torque para as rodas traseiras, minimizando a perda de controle por patinagem excessiva. O sistema também detecta condições de subida, enviando mais força para as rodas traseiras em cooperação com o HSA (Hill Start Assist), dispositivo que mantém a pressão do freio por um breve período após o pedal ser liberado, dando ao motorista tempo para acelerar e retomar o movimento suavemente.

Os indicadores NVH (Ruído, Vibração e Aspereza) foram mantidos ao mínimo, resultando em valores extremamente positivos em termos de silêncio e conforto no habitáculo. A disposição dos componentes elétricos de forma inteligente, bem como a miniaturização das 72 células que compõem a bateria de tração levaram à criação de um sistema de arrefecimento eficaz e silencioso dessa bateria.

Na zona frontal, a parede corta-fogo, caixas de roda e painel receberam materiais de isolamento com elevada capacidade de absorção. O mesmo ocorreu em relação ao teto, assoalho, porta-malas e rodas. A especificação do para-brisa e vidros laterais, assim como o reposicionamento dos espelhos retrovisores e o sistema ANC de cancelamento ativo de ruídos, elevaram o isolamento da cabine em relação aos sons externos.

A estrutura de carroceria possibilitou um alto desempenho de segurança passiva proteção em testes de colisão. A plataforma forte e rígida deriva da aplicação de componentes estruturais integrados, que melhoraram a proteção em colisões frontais, traseiras e laterais. A escolha de materiais mais resistentes e leves para a construção da plataforma converteu-se em uma carroceria com um elevado padrão de rigidez – 15% superior ao da geração anterior –, e onde especial atenção foi direcionada à coluna B e arco de ancoragem das portas traseiras. O extensivo uso de adesivos otimizou o “travamento estrutural” da carroceria.

Lanternas traseiras e rodas aro 19” também são novas na sexta geração do SUV | Foto: Divulgação

Honda Sensing, referência em segurança

O CR-V dispõe da mais atualizada versão do Honda Sensing, conjunto de tecnologias avançadas de segurança e assistência ao motorista que atua por meio de uma câmera frontal com 90° de ângulo de varredura e do radar de ondas milimétricas instalado atrás do logotipo da grade frontal, com campo de 120º de ângulo de varredura. A atuação conjunta das câmeras, radar e sensores comanda as seguintes funções:

  • ACC com LSF – Controle de cruzeiro adaptativo com Low Speed Follow: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. O LSF permite a atuação do ACC mesmo em baixas velocidades, operando, inclusive a parada total e posterior retomada do movimento;
  • CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal, identificando pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto;
  • LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa: detecta faixas e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas faixas de rolamento;
  • RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta saídas da pista e ajusta a direção;
  • AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto, de acordo com a condição.

Outros itens importantes de segurança são: 10 air bags de série (frontais, tipo cortina, joelhos, laterais dianteiros e laterais traseiros), monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema Isofix (fixação de assentos infantis).