Sétima geração do Ford Mustang começa a ser vendida no Brasil na versão GT Performance por R$ 529 mil
Com novo visual e motor Coyote V8 5.0 de 488 cv, a sétima geração do Ford Mustang começa a ser vendida no Brasil na versão GT Performance por R$ 529 mil. As primeiras unidades, porém, só deverão ser entregues até o final de junho. O superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 s e atinge 250 km/h (limitada eletronicamente). Neste ano, o “muscle car” celebra 6 décadas de seu lançamento.
O design combina linhas modernas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60. A frente é marcada pela nova grade, faróis full-LED e entradas de ar no capô. A traseira, em formato de cunha, exibe novas lanternas de três barras e aerofólio. O modelo tem 4,81 m de comprimento, 2,08 m de largura com os retrovisores e 1,40 m de altura. Conforme a Ford, o carro é 2,2 cm mais comprido e 0,5 cm mais baixo que o Mustang Mach 1.
Sob o capô está o motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, acoplado à transmissão automática de dez velocidades com nova calibragem. Trata-se do Mustang GT mais potente de todos os tempos. Traz, também, vários aprimoramentos na direção, suspensão e freios.
As novidades incluem suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torcional. Os freios são Brembo de alta performance tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. As rodas exclusivas aro 19”, com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira, contribuem para a aderência.
O freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras, é outra novidade que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.
O novo Mustang GT vem com seis modos de condução para o motorista calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.
Novo cockpit foi inspirado nos caças
No interior, o cockpit totalmente novo foi inspirado em caças a jato. As telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia Sync 4 formam um conjunto único, com várias opções de personalização. O pacote inclui também GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O de alta qualidade.
O volante esportivo de base reta, com revestimento em couro e aquecimento, oferece boa empunhadura. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro recurso novo – desenvolvido pela engenharia brasileira – é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.
Os itens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. O esportivo conta, ainda, com atualizações “over the air” para melhorar a sua segurança e performance ao longo do tempo.
Também vem com um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas: o Minhas Experiências Ford, que inclui o app FordPass Connect, agendamento de serviços on-line, serviço leva-e-traz, Guia 360, acompanhamento preventivo inteligente e atendimento do Ford Concierge.
O esportivo está disponível em oito cores: vermelho Zadar, vermelho Arizona, azul Estoril, azul Algarve, branco Ártico, cinza Torres, cinza Catalunha e preto Astúrias.
Motor Coyote V8 5.0 de 488 cv
O novo Mustang GT Performance combina tecnologias avançadas de motor, transmissão, suspensão, direção e freios. Seu propulsor Coyote V8 5.0 de quarta geração, com 488 cv a 7.250 rpm e torque de 57,55 kgfm a 5.000 rpm, é o naturalmente aspirado mais potente já oferecido numa versão GT. Entre outros avanços, utiliza caixas de ar duplas que alimentam dois corpos de borboleta eletrônicos, fornecendo mais ar para o coletor de admissão, e sistema duplo de injeção. A transmissão automática de 10 velocidades também traz uma nova calibragem.
“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Ele é mais rápido que o Mach 1, com 5 cv a mais na potência e 0,81 kgfm a mais no torque. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 s, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, explica a supervisora de Engenharia da Ford América do Sul, Ariane Campos.
O esportivo tem uma distribuição de peso equilibrada (55% na dianteira e 45% na traseira) e direção mais rápida, precisa e comunicativa, garante a montadora. Suas barras estabilizadoras, herdadas do Mach 1, contribuem para uma rigidez torcional 30% maior, que aprimora a dirigibilidade.
A suspensão adaptativa MagneRide tem uma calibragem totalmente nova. Ela utiliza fluido magnético viscoso e sensores que fazem 1.000 leituras por segundo para otimizar a aderência nas acelerações e frenagens e reduzir a rolagem nas curvas, de modo independente das quatro rodas. Outra novidade é o seu sistema de detecção automática de buracos, que enrijece o amortecedor em desníveis para evitar danos aos pneus e às rodas.
O freio de estacionamento elétrico com função Drift Brake – pioneiro no segmento – permite que motoristas com diferentes níveis de experiência desenvolvam a sua habilidade de drifting. O Drift Brake é acionado pelo Track Apps, que inclui também as funções Line Lock (travamento das rodas dianteiras para “burn out”), cronômetros com tempo de volta e diversos tipos de aceleração, performance de frenagem, medição de força G lateral e longitudinal e medidores auxiliares de temperatura e pressão do óleo, temperatura do motor e do diferencial e outros parâmetros, exibidos na tela do Sync 4. O diferencial traseiro com deslizamento limitado é outro recurso de performance.
Modos personalizados
O motorista pode configurar rapidamente os parâmetros do Mustang GT Performance para diferentes situações, seja para rodar em uma estrada sinuosa ou uma competição de final de semana. Os ajustes incluem: assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, rotação e velocidade das trocas de marcha, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e visual do painel de instrumentos.
Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis opções de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão – disponíveis pela primeira vez na linha –, que prevalecem sobre a seleção automática.
Piloto automático adaptativo com Stop & Go
A nova geração do carro traz piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e em marcha à ré, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e 7 air bags (dianteiros, laterais, de cortinas e joelho para o passageiro).
O pacote ganhou também assistente de manobras evasivas, monitoramento de ponto cego e sensor de estacionamento traseiro. A conectividade é outro diferencial do esportivo para oferecer uma série de experiências convenientes e personalizadas.