Revolucionário no design e na mecânica, Mercedes-Benz 300 SL celebra 70 anos
Revolucionário no design, com suas portas asas-de-gaivota, e na mecânica, com a injeção direta de combustível, o Mercedes-Benz 300 SL completa hoje, 6 de fevereiro, 70 anos. Nesta data, em 1954, o modelo surpreendia o mundo ao ser apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Nova York, Estados Unidos.
O design exterior do 300 SL remetia ao modelo competição de 1952, de mesmo nome, com o qual a marca fez um retorno brilhante ao automobilismo internacional. As vitórias obtidas nas tradicionais corridas de Mille Miglia, Le Mans e Carrera Panamericana estão presentes no DNA dos modelos de produção a partir de 1954.
As portas de abertura para cima foram inspiradas a partir da versão das pistas (W194). O 300 SL Coupé recebeu seu próprio número de série do modelo: W198. As portas em forma de asa-de-gaivota exigiram várias soluções específicas de design e construção. As molas montadas no topo eram discretas, mas essenciais. Elas facilitavam a abertura das portas e as mantinham na posição aberta – um recurso de conforto importante para a versão de produção. As molas estavam alojadas em elegantes tubos cromados.
As janelas basculantes do modelo de competição não podiam ser utilizadas. As janelas retangulares do 300 SL eram removíveis e podiam ser transportadas no porta-malas. Uma alavanca liberava o mecanismo de retenção. Também havia pequenas janelas de quartos giratórias para auxiliar na ventilação.
Outra consequência das portas asa-de-gaivota foi o design do volante, que podia ser girado para baixo para permitir um acesso mais fácil às pernas ao compartimento para os pés. Uma pequena alavanca no cubo liberava e travava a direção. Apesar do volante basculante, entrar no Coupé não era exatamente uma simples tarefa. Isso mudou quando o modelo sucessor, o 300 SL Roadster, foi lançado em 1957. Essa versão conversível tinha portas com abertura “normal”. Para isso, a estrutura foi modificada e rebaixada nos pontos de entrada.
A maçaneta externa da porta era um detalhe atraente e funcional. Uma leve pressão fazia com que a alça se dobrasse para fora – onde um leve puxão fazia a porta se abrir de forma elegante e aerodinamicamente eficaz. Os modelos atuais da Mercedes-Benz revisitaram esse princípio: eles têm maçanetas de porta embutidas. Elas se estendem automaticamente assim que a chave do veículo está nas proximidades e se retraem novamente assim que o carro é travado ou sai.
Motor de 6 cilindros e 218 hp
O W198 tinha inúmeras outras características como por exemplo, a distribuição de peso quase ideal e o inovador motor de 6 cilindros, que o tornaram um legítimo superesportivo. Foi o primeiro automóvel de produção em série do mundo a apresentar um motor de quatro tempos com injeção direta. Essa formação inovadora aumentou a potência do motor em cerca de 25%, dos 172,3 cv (170 hp) do modelo de competição para 218 cv (215 hp). Isso proporcionou uma velocidade máxima de até 250 km/h, desempenho extraordinário para a metade da década de 1950. Outra novidade foi o design frontal com uma grande estrela central.
Os 300 SL asa-de-gaivota e Roadster atraíram clientes e fãs em todo o mundo. Foram produzidas 1.400 unidades do 300 SL Coupé entres os anos de 1954 a 1957 e 1.858 da versão Roadster.