Já dirigimos o Renault Kardian! Confira desempenho, consumo, equipamentos e preços

Não é todo dia que se tem a chance de testar um modelo novo que chega ao mercado. Do design à plataforma, o Renault Kardian é um carro totalmente novo, que conta com motor turbo 1.0 de três cilindros, câmbio de dupla embreagem e bom pacote tecnológico. O SUV chega em três versões: Evolut­ion (R$ 112,79 mil), Techno (R$ 122,99 mil) e Techno Première Edition (R$ 132,79 mil).­ Confira as primeiras impressões ao dirigir do modelo, bem como equipamentos de cada versão.

Lanternas em formato de C e, na versão topo de linha Techno Première Edition, rodas aro 17” | Foto: Divulgação

O Kardian foi lançado à imprensa automotiva de todo o Brasil nesta terça-feira (19) em Gramado (RS). Cerca de 40 exemplares, todos na chamativa cor laranja, circularam durante todo o dia pelos atrativos turísticos da cidade e também da vizinha Canela. Já à primeira vista o Kardian surpreende pelo seu porte: são 4,12 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. O design, que adota a nova linguagem global da Renault, também agrada, com a grade preta em formato de colmeia, os faróis e as lanternas traseiras no formato de “C” em LED.

As rodas aro 17’’ da Première Edition têm um estilo moderno e são calçadas com pneus na medida 205/55. As rodas das demais configurações são no tamanho 16’’, contando com pneus 205/60. No porta-malas, cabem 358 litros pelo padrão VDA, que é o mais próximo da realidade. Pelo método que mede o espaço com litros d’água, são 410 litros. Mas como é impossível transportar água no porta-malas sem que esteja acondicionada em garrafas, o que vale são os 358 litros, já que com malas e sacolas não é possível ocupar cada canto do compartimento.

No porta-malas, cabem 358 litros pelo padrão VDA, que é o mais próximo da realidade | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Ao entrar no cockpit, chamam atenção o painel de instrumentos digital de 7”, a tela multimídia de 8’’ e a manopla de câmbio e-shifter, de pequenas dimensões e no formato de joystick, inspirada em videogames e sem cabos. Os bancos da versão topo de linha Techno Première Edition contam com um belo grafismo e costuras laranjas. Também são muito confortáveis, segurando bem o corpo nas curvas. Ao centro do painel, faixas em black piano e em material agradável ao toque, assim como insertos de alumínio escovado no console, passam uma sensação de requinte. A parte superior do painel, porém, é em plástico duro.  

Nesta configuração topo de linha, assim como na Techno, o freio de estacionamento é elétrico. Atrás, os passageiros dispõem de bom espaço para as pernas, cabeça e ombros. Quanto à praticidade, os porta-objetos totalizam 26 litros de capacidade, garante a Renault.

Com a chave em formato de cartão no console central, basta pressionar o botão de partida ao lado do volante para ligar o 1.0 TCe turbo com injeção direta, que é silencioso, mas quando provocado emite um som estridente típico dos propulsores de 3 cilindros.  

Motor 1.0 turbo de 3 cilindros com injeção direta gera 125 cv de potência com álcool e 120 cv com gasolina | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

São 120 cv de potência com gasolina e 125 cv com álcool, ambos a 5.000 rpm, bem como torque de 20,4 kgfm com gasolina a 2.000 rpm e 22,4 kgfm com álcool a 2.250 rpm. Porém, como 90% desse torque já estão disponíveis a apenas 1.750 rpm, não é necessário acelerar muito para o carro andar rápido na cidade. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,7 s com gasolina e em 9,9 s com álcool. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h com qualquer um dos combustíveis.

Nas curvas sinuosas que levam à Cascata do Caracol, o Kardian agradou tanto pelo desempenho quanto pela ótima estabilidade. No painel, um botão identificado por um ícone que se parece com uma flor – ou um ventilador – aciona os modos Sport, Eco e Perso (personalizável). Graças ao sistema Stop & Start, consumo e emissões de CO2 são reduzidos. A promessa é fazer, com gasolina, 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. No teste mais prolongado, acredito que esse motor tem todas as condições para ultrapassar os 15 km/l na estrada.

Câmbio de dupla embreagem tem 6 marchas

Manopla de câmbio e-shifter tem pequenas dimensões e um formato de joystick, inspirada em videogames | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O eficiente câmbio automático com dupla embreagem EDC de 6 marchas banhado em óleo reúne o melhor de dois mundos: o conforto de uma transmissão automática com a economia de um câmbio manual pois, ao não contar com o conversor de torque, não gasta os 10% a mais desses sistemas tradicionais. Como há duas embreagens – uma para as marchas pares e outra para as ímpares –, não há interrupção no torque. As trocas também podem ser feitas manualmente por meio das borboletas localizadas atrás do volante.

Importante não confundir o câmbio automático de dupla embreagem com a transmissão automatizada, uma tecnologia mais barata e também tecnologicamente inferior. Usada por várias marcas – lembram do Fiat Dualogic e do Volkswagen I-Motion? –, apresentou diversos problemas de software e foi abandonada pela indústria. Até a Renault largou de mão o seu Easy’R. Já a transmissão de dupla embreagem é muito mais confiável – exceto o câmbio Powershift da Ford, que no passado equipou Focus, Fiesta e EcoSport.

Nova plataforma

Kardian é o primeiro modelo de produção baseado na nova plataforma modular da montadora, a RGMP (Renault Group Modular Platform) | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Fabricado no Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná, o Kardian é um carro totalmente novo porque é o primeiro modelo de produção baseado na nova plataforma modular da montadora, a RGMP (Renault Group Modular Platform). A modularidade é o seu grande diferencial, permitindo 4 versões de carros, com entre-eixos variando de 2,60 m a 2,95 m, com o comprimento total podendo chegar a 5 m. Ou seja: é uma espécie de lego gigante que, inclusive, está preparada para receber powertrain híbrido.  

Tecnologias de assistência à condução

Interior moderno e com bons acabamentos, com destaque para as faixas centrais em black piano e material agradável ao toque | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Durante o test-drive, foi possível conferir o funcionamento de alguns sistemas de assistência ao motorista (Adas), como o piloto automático adaptativo, o ACC, que se mostrou eficiente. O modelo conta com 6 air bags e uma estrutura da carroceria reforçada, composta por 40% de aços especiais. Ao todo, são 13 dispositivos de segurança. Confira:

  • Cruise control adaptativo (ACC): depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade e manter a distância determinada previamente em relação ao veículo da frente, sem a necessidade de acelerar.  Quando não há um veículo à frente, o piloto automático adaptativo funciona como um piloto automático tradicional. Este dispositivo pode ser ativado a partir de 30 km/h e seu funcionamento é exibido na tela do sistema de navegação.
  • Alerta de ponto cego: avisa quando um veículo se encontra fora do campo de visão do condutor, durante uma mudança de faixa, por exemplo. Funciona entre 30 km/h e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. Quando ativado, o alerta é visualizado por meio de uma luz em LED piscando nos retrovisores das portas. Essa função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.
  • Câmera multivisão: simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.
  • Alerta de distância segura: essa função adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. O sistema funciona entre 30 km/h e 180 km/h, mas é desativado quando o cruise control adaptativo é acionado.
  • Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência: adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pela câmera e pelos radares do veículo. Além do aviso sonoro, um alerta visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem. Se o condutor não reagir em tempo, a frenagem ativa de emergência entra em ação automaticamente para parar o veículo.
  • Assistente de partida em rampa: é ativado automaticamente quando o veículo é parado em uma pista com desnível superior a 3%. Este sistema impede que o veículo retroceda, acionando os freios automaticamente quando o condutor tira o pé do pedal do freio para acionar o acelerador, mantendo o veículo na mesma posição durante 2 s e desativando os freios em seguida.
  • Limitador de velocidade e cruise control: proporcionam mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos.

Resumo da Resenha

Não foram muitos os quilômetros a bordo do Kardian, mas as primeiras impressões são ótimas. Moderno, econômico e bem equipado, tem totais condições de concorrer com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, fazendo jus ao ousado projeto Renault Internacional Game Plan 2027, que prevê 7 novos modelos nos próximos três anos.  

Versões, equipamentos e preços:

Da grade ao logo, passando pelos faróis, SUV traz a nova identidade visual da marca | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Evolution turbo TCe câmbio EDC: R$ 112,79 mil

  • 6 air bags (frontal, lateral e de cortina)
  • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
  • Assistente de partida (HSA)
  • Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Cluster digital 7”
  • Câmbio e-shifter
  • Paddle-Shift
  • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
  • Ar-condicionado digital com função auto
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
  • Barras de teto funcionais e modulares em preto
  • Roda flexwheel biton 16” Ilhabela
  • Aerofólio traseiro
  • Start&Stop
  • Modo Eco com EcoScoring
  • Volante com ajustes de altura e profundidade
  • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
  • Vidros elétricos para passageiros

Techno turbo TCe câmbio EDC: R$ 122,99 mil

  • Todos os equipamentos da versão evolution mais:
  • Frenagem automática de emergência (AEBS)
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Console elevado com apoio de braço
  • Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
  • Rodas em liga-leve aro 17” diamantadas bitom Hayek
  • Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
  • Partida remota do motor
  • Saídas USB-C para o banco traseiro
  • Seis alto-falantes
  • Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
  • Opcional: Teto bitom em preto Nacré

Première edition turbo TCe câmbio EDC: R$ 132,79 mil

  • Todos os equipamentos da versão techno mais:
  • Controle de velocidade adaptativo (ACC)
  • Câmera Multiview (MVC)
  • Alerta de ponto cego (BSW)
  • Alerta de distância segura (DW)
  • Sensores de estacionamento frontal
  • Faróis de neblina em LED
  • Sensor crepuscular
  • Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável)
  • Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
  • Carregador de smartphone por indução
  • Rodas em liga-leve aro 17” diamantada e escurecidas Hayek
  • Antena shark
  • Teto bitom preto Nacré
  • Badge lateral “Premiere Edition”
  • Skis na cor prata acetinada
  • Grade frontal em preto brilhante

Fonte: Renault