Já dirigimos o Renault Kardian! Confira desempenho, consumo, equipamentos e preços
Não é todo dia que se tem a chance de testar um modelo novo que chega ao mercado. Do design à plataforma, o Renault Kardian é um carro totalmente novo, que conta com motor turbo 1.0 de três cilindros, câmbio de dupla embreagem e bom pacote tecnológico. O SUV chega em três versões: Evolution (R$ 112,79 mil), Techno (R$ 122,99 mil) e Techno Première Edition (R$ 132,79 mil). Confira as primeiras impressões ao dirigir do modelo, bem como equipamentos de cada versão.
O Kardian foi lançado à imprensa automotiva de todo o Brasil nesta terça-feira (19) em Gramado (RS). Cerca de 40 exemplares, todos na chamativa cor laranja, circularam durante todo o dia pelos atrativos turísticos da cidade e também da vizinha Canela. Já à primeira vista o Kardian surpreende pelo seu porte: são 4,12 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. O design, que adota a nova linguagem global da Renault, também agrada, com a grade preta em formato de colmeia, os faróis e as lanternas traseiras no formato de “C” em LED.
As rodas aro 17’’ da Première Edition têm um estilo moderno e são calçadas com pneus na medida 205/55. As rodas das demais configurações são no tamanho 16’’, contando com pneus 205/60. No porta-malas, cabem 358 litros pelo padrão VDA, que é o mais próximo da realidade. Pelo método que mede o espaço com litros d’água, são 410 litros. Mas como é impossível transportar água no porta-malas sem que esteja acondicionada em garrafas, o que vale são os 358 litros, já que com malas e sacolas não é possível ocupar cada canto do compartimento.
Ao entrar no cockpit, chamam atenção o painel de instrumentos digital de 7”, a tela multimídia de 8’’ e a manopla de câmbio e-shifter, de pequenas dimensões e no formato de joystick, inspirada em videogames e sem cabos. Os bancos da versão topo de linha Techno Première Edition contam com um belo grafismo e costuras laranjas. Também são muito confortáveis, segurando bem o corpo nas curvas. Ao centro do painel, faixas em black piano e em material agradável ao toque, assim como insertos de alumínio escovado no console, passam uma sensação de requinte. A parte superior do painel, porém, é em plástico duro.
Nesta configuração topo de linha, assim como na Techno, o freio de estacionamento é elétrico. Atrás, os passageiros dispõem de bom espaço para as pernas, cabeça e ombros. Quanto à praticidade, os porta-objetos totalizam 26 litros de capacidade, garante a Renault.
Com a chave em formato de cartão no console central, basta pressionar o botão de partida ao lado do volante para ligar o 1.0 TCe turbo com injeção direta, que é silencioso, mas quando provocado emite um som estridente típico dos propulsores de 3 cilindros.
São 120 cv de potência com gasolina e 125 cv com álcool, ambos a 5.000 rpm, bem como torque de 20,4 kgfm com gasolina a 2.000 rpm e 22,4 kgfm com álcool a 2.250 rpm. Porém, como 90% desse torque já estão disponíveis a apenas 1.750 rpm, não é necessário acelerar muito para o carro andar rápido na cidade. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,7 s com gasolina e em 9,9 s com álcool. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h com qualquer um dos combustíveis.
Nas curvas sinuosas que levam à Cascata do Caracol, o Kardian agradou tanto pelo desempenho quanto pela ótima estabilidade. No painel, um botão identificado por um ícone que se parece com uma flor – ou um ventilador – aciona os modos Sport, Eco e Perso (personalizável). Graças ao sistema Stop & Start, consumo e emissões de CO2 são reduzidos. A promessa é fazer, com gasolina, 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. No teste mais prolongado, acredito que esse motor tem todas as condições para ultrapassar os 15 km/l na estrada.
Câmbio de dupla embreagem tem 6 marchas
O eficiente câmbio automático com dupla embreagem EDC de 6 marchas banhado em óleo reúne o melhor de dois mundos: o conforto de uma transmissão automática com a economia de um câmbio manual pois, ao não contar com o conversor de torque, não gasta os 10% a mais desses sistemas tradicionais. Como há duas embreagens – uma para as marchas pares e outra para as ímpares –, não há interrupção no torque. As trocas também podem ser feitas manualmente por meio das borboletas localizadas atrás do volante.
Importante não confundir o câmbio automático de dupla embreagem com a transmissão automatizada, uma tecnologia mais barata e também tecnologicamente inferior. Usada por várias marcas – lembram do Fiat Dualogic e do Volkswagen I-Motion? –, apresentou diversos problemas de software e foi abandonada pela indústria. Até a Renault largou de mão o seu Easy’R. Já a transmissão de dupla embreagem é muito mais confiável – exceto o câmbio Powershift da Ford, que no passado equipou Focus, Fiesta e EcoSport.
Nova plataforma
Fabricado no Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná, o Kardian é um carro totalmente novo porque é o primeiro modelo de produção baseado na nova plataforma modular da montadora, a RGMP (Renault Group Modular Platform). A modularidade é o seu grande diferencial, permitindo 4 versões de carros, com entre-eixos variando de 2,60 m a 2,95 m, com o comprimento total podendo chegar a 5 m. Ou seja: é uma espécie de lego gigante que, inclusive, está preparada para receber powertrain híbrido.
Tecnologias de assistência à condução
Durante o test-drive, foi possível conferir o funcionamento de alguns sistemas de assistência ao motorista (Adas), como o piloto automático adaptativo, o ACC, que se mostrou eficiente. O modelo conta com 6 air bags e uma estrutura da carroceria reforçada, composta por 40% de aços especiais. Ao todo, são 13 dispositivos de segurança. Confira:
- Cruise control adaptativo (ACC): depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade e manter a distância determinada previamente em relação ao veículo da frente, sem a necessidade de acelerar. Quando não há um veículo à frente, o piloto automático adaptativo funciona como um piloto automático tradicional. Este dispositivo pode ser ativado a partir de 30 km/h e seu funcionamento é exibido na tela do sistema de navegação.
- Alerta de ponto cego: avisa quando um veículo se encontra fora do campo de visão do condutor, durante uma mudança de faixa, por exemplo. Funciona entre 30 km/h e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. Quando ativado, o alerta é visualizado por meio de uma luz em LED piscando nos retrovisores das portas. Essa função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.
- Câmera multivisão: simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.
- Alerta de distância segura: essa função adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. O sistema funciona entre 30 km/h e 180 km/h, mas é desativado quando o cruise control adaptativo é acionado.
- Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência: adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pela câmera e pelos radares do veículo. Além do aviso sonoro, um alerta visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem. Se o condutor não reagir em tempo, a frenagem ativa de emergência entra em ação automaticamente para parar o veículo.
- Assistente de partida em rampa: é ativado automaticamente quando o veículo é parado em uma pista com desnível superior a 3%. Este sistema impede que o veículo retroceda, acionando os freios automaticamente quando o condutor tira o pé do pedal do freio para acionar o acelerador, mantendo o veículo na mesma posição durante 2 s e desativando os freios em seguida.
- Limitador de velocidade e cruise control: proporcionam mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos.
Resumo da Resenha
Não foram muitos os quilômetros a bordo do Kardian, mas as primeiras impressões são ótimas. Moderno, econômico e bem equipado, tem totais condições de concorrer com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, fazendo jus ao ousado projeto Renault Internacional Game Plan 2027, que prevê 7 novos modelos nos próximos três anos.
Versões, equipamentos e preços:
Evolution turbo TCe câmbio EDC: R$ 112,79 mil
- 6 air bags (frontal, lateral e de cortina)
- Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
- Assistente de partida (HSA)
- Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Cluster digital 7”
- Câmbio e-shifter
- Paddle-Shift
- Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
- Ar-condicionado digital com função auto
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
- Barras de teto funcionais e modulares em preto
- Roda flexwheel biton 16” Ilhabela
- Aerofólio traseiro
- Start&Stop
- Modo Eco com EcoScoring
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
- Vidros elétricos para passageiros
Techno turbo TCe câmbio EDC: R$ 122,99 mil
- Todos os equipamentos da versão evolution mais:
- Frenagem automática de emergência (AEBS)
- Alerta de colisão frontal (FCW)
- Freio de estacionamento eletrônico
- Console elevado com apoio de braço
- Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
- Rodas em liga-leve aro 17” diamantadas bitom Hayek
- Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
- Partida remota do motor
- Saídas USB-C para o banco traseiro
- Seis alto-falantes
- Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
- Opcional: Teto bitom em preto Nacré
Première edition turbo TCe câmbio EDC: R$ 132,79 mil
- Todos os equipamentos da versão techno mais:
- Controle de velocidade adaptativo (ACC)
- Câmera Multiview (MVC)
- Alerta de ponto cego (BSW)
- Alerta de distância segura (DW)
- Sensores de estacionamento frontal
- Faróis de neblina em LED
- Sensor crepuscular
- Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável)
- Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
- Carregador de smartphone por indução
- Rodas em liga-leve aro 17” diamantada e escurecidas Hayek
- Antena shark
- Teto bitom preto Nacré
- Badge lateral “Premiere Edition”
- Skis na cor prata acetinada
- Grade frontal em preto brilhante
Fonte: Renault