Renault Kardian: confira as impressões ao dirigir da versão topo de linha Première Edition

Lanternas traseiras no formato de “C” em LED e rodas aro 17’’ calçadas com pneus 205/55 | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Nas ruas, o Kardian naturalmente já é atração por tratar-se de um lançamento – o novo SUV da Renault chegou às lojas no final de março. Na vibrante cor laranja, chama ainda mais a atenção. Depois do primeiro contato durante a apresentação à imprensa, chegou o momento de ver como o modelo se comporta no dia a dia, rotina que costuma revelar qualidades e defeitos de qualquer modelo. Confira as impressões ao dirigir.

A versão enviada pela montadora para o tradicional teste de uma semana foi a topo de linha Première Edition, comercializada por R$ 132,79 mil. Essa é uma das cerca de 40 unidades que foram utilizadas no test-drive de lançamento aos jornalistas especializados, no dia 20 de março, em Gramado. Durante a avaliação prolongada, o Kardian se revelou ainda mais agradável de dirigir do que no roteiro percorrido na Serra Gaúcha. O visual moderno adota a nova linguagem global da Renault, composta pela grade preta em formato de colmeia, os faróis e as lanternas traseiras no formato de “C” em LED.

Motor 1.0 turbo de 3 cilindros gera 120 cv de potência com gasolina e 125 cv com álcool | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O bom fôlego do motor é um dos pontos fortes. Seu ronco é levemente esportivo, sem causar incômodos com o passar das horas. O 1.0 TCe turbo com injeção direta tem apenas 3 cilindros, mas anda como um 2.0 de 4 cilindros aspirado. São 120 cv de potência com gasolina e 125 cv com álcool, ambos a 5.000 rpm, bem como torque de 20,4 kgfm com gasolina a 2.000 rpm e 22,4 kgfm com álcool a 2.250 rpm. Porém, como 90% desse torque já estão disponíveis a apenas 1.750 rpm, não é necessário acelerar muito para o carro andar rápido. É um regime de trabalho que se revela perfeito para a cidade e também faz bonito na estrada. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,7 s com gasolina e em 9,9 s com álcool. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h com qualquer um dos combustíveis.

Graças ao sistema Stop & Start, consumo e emissões de CO2 são reduzidos. A promessa da montadora é fazer, com álcool, 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada e, com gasolina, 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Ao longo de 800 km de teste (70% estrada 30% cidade), a média geral com gasolina foi de bons 13,1 km/l. Em trechos de rodovia, o consumo provavelmente foi ainda maior, mas decidi não zerar o hodômetro porque o carro não dispõe da opção de “Viagem 2”. É uma pena mesmo que a Renault tenha tirado a trip 2, pois muita gente como eu gosta de encher o tanque, zerar a trip 1 para checar a autonomia máxima e, com a trip 2, medir o consumo em trechos específicos de estrada ou cidade.   

Câmbio de dupla embreagem faz trocas rápidas

Câmbio automático com dupla embreagem EDC tem 6 velocidades | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O eficiente câmbio automático com dupla embreagem EDC e 6 marchas banhado em óleo é eficiente e rápido, permitindo também trocas manuais por meio das borboletas. Para fazer a função freio motor pelos paddle shifts de maneira eficiente, porém, é preciso baixar duas ou três marchas, dependendo da situação, o que não empolga muito.    

Importante não confundir o câmbio automático de dupla embreagem com a transmissão automatizada, uma tecnologia mais barata, problemática e também tecnologicamente inferior. Tanto que já não é mais utilizada pelas montadoras.

Por mais de uma vez, quando esperava o portão da garagem abrir com o câmbio na posição D, o sistema colocou a transmissão automaticamente em P e acionou o freio de estacionamento. Não é exatamente um incômodo, mas nessas ocasiões foi necessário soltar o freio de mão e engatar novamente o D.  

Dimensões

Nova linguagem de design da Renault traz o logo reestilizado ao centro | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O modelo tem 4,12 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. Atrás, os passageiros dispõem de bom espaço para as pernas, cabeça e ombros.  No porta-malas, cabem 358 litros (padrão VDA, o mais próximo da realidade). As rodas aro 17’’ da Première Edition têm um estilo moderno e são calçadas com pneus na medida 205/55. As rodas das demais configurações, porém, são no tamanho 16’’, calçadas com pneus 205/60.

Fabricado no Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná, o Kardian é um carro totalmente novo porque é o primeiro modelo de produção baseado na nova plataforma modular da montadora, a RGMP (Renault Group Modular Platform), que já está preparada inclusive para receber powertrain híbrido.  

Bons acabamentos internos

Versão topo de linha Techno Première Edition traz bancos com um belo grafismo e costuras laranjas | Foto: Divulgação

O acabamento interno tem materiais de boa qualidade, apesar de a parte superior do painel ser feita em plástico duro.

Os bancos desta versão topo de linha Techno Première Edition contam com um belo grafismo e costuras laranjas. Também são muito confortáveis, segurando bem o corpo nas curvas. Ao centro do painel, há faixas em black piano e em material agradável ao toque, assim como insertos em alumínio escovado no console.

Logo ao entrar no cockpit, chamam atenção o painel de instrumentos digital de 7”, a tela multimídia de 8’’ e a manopla de câmbio e-shifter, de pequenas dimensões e no formato de joystick, inspirada em videogames. Pena que a câmera multivisão demora alguns segundos para ser ativada sempre que a marcha à ré é engatada. Segundos que parecem uma eternidade quando se está com pressa. Nesta versão topo de linha, só faltou o teto solar. Em várias situações, a luminosidade do painel de instrumentos deste exemplar acabava bruscamente reduzida, voltando ao brilho normal logo em seguida, como se registrasse um pequeno apagão.

Equipamentos de assistência à condução

A versão topo de linha vem bem completa, contando com 13 dispositivos de segurança, com destaque para o Cruise control adaptativo (ACC), Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência, Alerta de distância segura, Alerta de ponto cego, Assistente de partida em rampa e Limitador de velocidade.

O ACC tem boa calibragem e passa segurança ao motorista. Outro sistema muito útil é o Alerta de colisão frontal com frenagem ativa de emergência, que entrou automaticamente em ação no trecho metropolitano da BR-116, quando um carro trocou de pista em alta velocidade e se aproximou perigosamente da dianteira do Kardian. Eu estava bastante atento e considero que não haveria real perigo, mas o sistema fez uma frenagem forte e de uma maneira ágil, mais rápido do que eu conseguiria realizar. Em algum momento, essa função certamente será muito útil e evitará alguma colisão.    

De série, todas as versões vêm com 6 air bags e uma estrutura da carroceria reforçada, composta por 40% de aços especiais.

Resumo da Resenha

Tanto em design, tecnologia e segurança, o Kardian é uma boa opção no segmento, onde há concorrentes como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Mas vale ressaltar que a versão de entrada Evolution (R$ 112,79 mil) não traz itens importantes de assistência à condução, pois o alerta de colisão frontal e a frenagem ativa de emergência só estão disponíveis na Techno (R$ 122,99 mil) e, o ACC, na Première Edition (R$ 132,79 mil).