Renault Duster ganha leve reestilização e duas novas versões, que têm preço inicial de R$ 122,9 mil

Versão topo de linha Iconic custa R$ 153,89 mil e traz diferenciais estéticos | Foto: Rodolfo Buhrer/ Divulgação

O SUV Duster recebe leves mudanças visuais e duas novas versões, a Intense Plus (R$ 122,9 mil na versão manual e R$ 131,19 mil na CVT) e a Iconic Plus (R$ 139,89 mil), que oferecem mais itens de série. Uma importante novidade diz respeito à segurança: agora todas as configurações do modelo vêm, de fábrica, com seis air bags: frontais, laterais e do tipo cortina.

Todas as versões agora trazem de série os novos faróis em LED e grade frontal redesenhada, com acabamento em preto brilhante. Também são novas as lanternas em LED. As versões Iconic Plus (equipadas com os motores 1.6 SCe flex e turbo TCe 1.3 flex), receberam novidades extras: novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja e novas rodas em liga-leve aro 17’’ modelo Tergan com verniz fumê, além de novos emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja.

Faróis auxiliares no para-choque dianteiro e novos frisos laterais com detalhes em laranja só vêm no Pack Outsider, que custa R$ 1,8 mil | Foto: Rodolfo Buhrer/ Divulgação

Console central elevado

Console central elevado agora substitui o tradicional descansa-braço | Foto: Rodolfo Buhrer/ Divulgação

Por dentro, um console central elevado substitui o descansa-braço atual. São novos, ainda, o grafismo do quadro de instrumentos as duas entradas USB adicionais traseiras, totalizando quatro conexões para dispositivos eletrônicos, três do tipo C e uma do tipo A. A multimídia Display Link de 8” com conectividade wireless, dispensando cabos, possibilita o espelhamento de smarphones por meio das tecnologias Android Auto e Apple CarPlay.

As versões Iconic Plus trazem, ainda, novas padronagens para os bancos e painel, com detalhes em laranja, e tecnologias inéditas no SUV como sensor de chuva e o carregador por indução. A Iconic Plus 1.3 TCe CVT pode ser equipada com o Pack Outsider, que complementa o visual do SUV com faróis auxiliares no para-choque dianteiro – com molduras na cor cinza Megalith e novos frisos laterais com detalhes em laranja.

Motor 1.3 turbo ou 1.6 aspirado

Propulsor turbo TCe 1.3 flex desenvolve potência máxima de 170 cv e torque de 27,5 kgfm | Foto: Rodolfo Buhrer/ Divulgação

Há duas opções de motorização, ambas de 4 cilindros. O 1.6 SCe gera potência máxima de 118 cv com gasolina e 120 cv com álcool, ambos a 5.500 rpm, bem como torque de 16,2 kgfm a 4.000 rpm com qualquer um dos combustíveis. Esse propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. A Intense Plus manual traz uma caixa de 5 velocidades, enquanto a Intense Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.6 CVT vêm com a transmissão automática CVT XTronic que simula 7 velocidades. A versão automática permite aceleração de 0 a 100 km/h em 12,2 s com gasolina e em 12 s com álcool. Já as velocidades máximas são de 172 km/h com gasolina e 173 km/h com álcool.  

Já a Iconic Plus 1.3 TCe CVT é equipada com o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, com injeção direta e que gera potência máxima de 162 cv com gasolina e 170 cv com álcool a 5.500 rpm, bem como torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm com qualquer um dos combustíveis, combinado ao câmbio automático CVT XTronic com 8 marchas simuladas.

O SUV equipado com o motor turbo TCe 1.3 flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 s, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h com gasolina ao álcool. O propulsor turbo TCe 1.3 flex traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria em que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível. 

O SUV tem bons ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’), bem como altura em relação ao solo: 23,7 cm. No porta-malas, cabem 475 litros. 

No interior, novo grafismo do quadro de instrumentos, novas padronagens nos bancos e duas entradas USB adicionais traseiras | Foto: Rodolfo Buhrer/ Divulgação

Versões e preços

Combinando versões e motorizações, o Duster passa a ser oferecido em quatro opções: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT. Confira equipamentos e preços.

Intense Plus 1.6 SCe Manual: R$ 122,29 mil

A versão vem com barras de teto e retrovisores externos elétricos em preto, direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, faróis em LED, lanternas em LED, seis air bags (frontais, laterais e do tipo cortina), ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois pontos para Isofix no banco traseiro, vidros elétricos com função um-toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante com revestimento Premium​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas em liga-leve aro 16”​, faróis de neblina, multimídia Display Link de 8” com espelhamento sem fio, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera, controlador e limitador de velocidade e chave canivete.

Intense Plus 1.6 SCe CVT: R$ 131,19 mil

Traz todos os itens da versão anterior e ainda acrescenta o câmbio CVT XTronic.

Iconic Plus 1.6 SCe CVT XTronic: R$ 139,89 mil

Vem com todos os itens da versão anterior e adiciona chave cartão hands-free (presencial), rodas em liga-leve 17” modelo Tergan, com verniz fumê, alargadores de roda, novo interior e bancos com revestimento premium, novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução e faróis com função “Follow Me Home”.   

Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT: R$ 153,89 mil

Vem com todos os itens da versão anterior e acrescenta motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTronic de 8 marchas.

Opcional para essa versão: Pack Outsider: R$ 1,8 mil

Fonte: Renault