Rápida e descolada, versão esportiva Abarth do Fiat Fastback chega por R$ 159,99 mil

Versão recebeu ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio | Foto: Divulgação

Motor Turbo 270 que permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 s com etanol (8 s com gasolina) e alcançar a velocidade máxima de 220 km/h (219 km/h com gasolina). A família Abarth está crescendo e, depois do Pulse, chegou a vez do Fastback receber a versão esportiva, que chega às lojas por R$ 159,99 mil. Em função da novidade, a montadora reposicionou os preços da gama e a Limited Edition Powered by Abarth ficou R$ 8 mil mais barata. Essa configuração tem apenas o visual Abarth e, apesar de ser equipada com o mesmo motor da Abarth, é menos rápida, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,1 s com etanol e em 8,4 s com gasolina, atingindo 210 km/h de máxima com qualquer um dos combustíveis.

O propulsor 1.3 de 4 cilindros gera 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, bem como e 27 kgfm de torque, o que proporciona relação peso-potência de 7,0 kg/cv. Para honrar o emblema do escorpião, foram feitos ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Traz, ainda, uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves, bem como pneus 215/45 mais aderentes.  

Motor gera 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, bem como e 27 kgfm de torque | Foto: Divulgação

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco esportivo. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (0,5 cm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria.  

O câmbio automático de seis marchas tem três modos de condução: Normal, Manual e Poison, com resposta rápida e envenenada. Acionado por meio de um botão vermelho no volante, aumenta a carga da direção, permitindo uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Nesse caso, os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva. 

Detalhes em vermelho 

Modelo traz dupla saída de escapamento e aerofólio traseiro, que contribui para a melhorar a aerodinâmica | Foto: Divulgação

Detalhes em vermelho, cor característica da marca, estão presentes nas rodas e asa dianteira. Já os retrovisores são em preto, independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth estão na lateral e na dianteira do carro. Além disso, a Fiat Flag também pode ser vista na grade. 

O modelo traz dupla saída de escapamento e aerofólio traseiro, que contribui para a esportividade. O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação, assim como as rodas exclusivas aro 18”. Além disso, o wide blade (friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô) ganhou revestimento em fibra de carbono.  

O interior escurecido, inclusive o teto, traz detalhes em vermelho, além de painel com revestimento que simula fibra de carbono. O volante é revestido em couro perfurado e os bancos contam com costura vermelha. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade. Por dentro e por fora do veículo, há 13 escorpiões. O modelo está disponível nas cores branco Banchisa, cinza Strato, preto Volcano e vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho. 

Sistemas de assistência à condução

Cockpit é escurecido e detalhes em vermelho dão o toque de esportividade | Foto: Divulgação

Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o Fastback Abarth não tem opcionais. O modelo é equipado com cluster digital de 7” específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. A central multimídia de 10,1” permite diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo. Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C. Versão também traz a plataforma de serviços conectados Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades.  

O novo carro da Abarth vem equipado com recursos de segurança, como os Adas (sistemas avançados de assistência à direção) que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens são capazes de prevenir ou minimizar impactos em situações de risco, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo.  

Além disso, o carro conta com o ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução, e sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas. O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura. 

O novo Fastback Abarth conta, ainda, com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e air bags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros. 

Os novos preços da linha:

  • Fastback Turbo 200 automático: R$ 121,99 mil 
  • Fastback Audace Turbo 200 flex automático: R$ 138,99 mil 
  • Fastback Impetus Turbo 200 flex automático: R$ 150,99 mil 
  • Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex automático: R$ 154,49 mil 
  • Fastback Abarth: R$ 159,99 mil