Quarta geração do Chevrolet Equinox Turbo chega ao Brasil em duas versões por R$ 267 mil
O Chevrolet Equinox Turbo chega à quarta geração com mudanças visuais e novas tecnologias. São duas versões topo de linha, Activ e RS, ambas equipadas com tração (AWD) integral inteligente de série. O preço é o mesmo para as duas configurações: R$ 267 mil. O modelo é o sexto lançamento da Chevrolet neste ano.
Conforme a montadora, hoje as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com aproximadamente 70%, e os eletrificados, com 30%. Para satisfazer os anseios dessa menor porção do segmento, a empresa lançou recentemente o Equinox EV, um veículo totalmente distinto, que complementa a gama. Com 292 cv de potência e 443 km de autonomia, a versão 100% elétrica tem preço inicial de R$ 419 mil.
Ambas as versões do Equinox Turbo se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil. Inédita, a Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana.
Quanto ao visual, a frente do Equinox Turbo está mais alta e a lateral ganha linhas atléticas com elementos inéditos. Na traseira, o destaque são as lanternas com assinatura em LED em forma de “Y”, tendência entre os atuais SUVs globais da Chevrolet. A dianteira é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior afilada. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas – também redesenhadas para facilitar o embarque dos passageiros.
Com isso, a geometria da coluna “C” também foi modificada. O efeito de teto flutuante (panorâmico) é outra nuance que ressalta a estética do modelo. O novo modelo está um pouco maior, mais largo e mais alto. São 4,67 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,71 m de altura. O compartimento de bagagem leva 469 l até o nível dos vidros e conta com um “subsolo”, perfeito para quem precisa separar ou camuflar determinados tipos de carga.
Diferenças internas das configurações
Ao entrar no veículo, chamam a atenção as telas de alta definição do painel e os assentos Evotex, feitos com um material sintético macio, agradável ao toque, com alta capacidade de dissipar calor – ideal para uso em países de clima quente. As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser soft touch. Já os comandos do ar-condicionado (dual zone) e do console central reforçam a atmosfera high-tech com efeito de superfície brilhante.
Comparando as versões Activ e RS, nota-se que o modelo de apelo aventureiro traz múltiplos elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto (para filtrar melhor as imperfeições no fora-de-estrada) e interior com acabamentos caramelo.
Na derivação esportiva do Equinox Turbo, a impressão é de que se está diante de um veículo mais aerodinâmico e rente ao solo. Conta, ainda, com rodas aro 20” e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.
Itens de série
Os cinco ocupantes contam com assoalho traseiro plano. Há sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.
O carro da Chevrolet traz itens de segurança ativa, conectividade avançada e equipamentos de comodidade. Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro (ACC), sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.
Esses recursos se unem ao sistema de resposta automática em caso de acidente e aos bancos com alertas sensoriais – o recurso exclusivo da Chevrolet fornece um feedback tátil mais imediato e eficaz ao motorista, ajudando-o a reagir rapidamente a qualquer situação crítica sem precisar desviar os olhos da estrada.
Há também sistema de abertura da tampa traseira por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos, poupando visitas adicionais à concessionária para realizar esses updates. A funcionalidade também permite customizações digitais do veículo.
Novo computador de bordo
Destaque também para o novo computador de bordo, mais completo e interativo, com dados como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria. Outra novidade é o sistema Auto Hold, útil em situações de trânsito, por manter o automóvel parado automaticamente após o condutor liberar o freio, sem a necessidade de manter pressionado o pedal o tempo todo.
Mais um recurso interessante é o sistema que permite o monitoramento e o ajuste de configurações do carro para quando o veículo é entregue a manobristas, por exemplo. É possível limitar a velocidade e acessar, posteriormente, um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.
Outro diferencial do SUV da Chevrolet é que ele vem equipado de série com tração (AWD) integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios. O novo Equinox Turbo estreia em cinco opções de cores para a carroceria: verde Cacti (exclusivo Activ), vermelho Radiant (exclusivo RS), branco Abalone, preto Ouro Negro e prata Shark.
OnStar 5G faz a sua estreia no modelo
Outro diferencial está na conectividade. Além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”) de última geração compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas on-line até aplicativos gerenciados por inteligência artificial.
O modelo foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local. A tecnologia é capaz de elevar a experiência ao volante a um nível muito mais avançado.
A difusão do 5G representa o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil, há uma década. Por meio do aplicativo myChevrolet dá para acessar diversas funcionalidades à distância, pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.
Motor ganha 5 cv
Suspensão, direção, motor, transmissão e eletrônica foram refinados. O propulsor 1.5 turbo está 5 cv mais potente, chegando aos 177 cv, e agora a transmissão é de oito marchas. É possível fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road.
As alterações resultam em aumento da potência, torque e eficiência. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,3 s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A mesma lógica se aplica a retomadas, que simulam ultrapassagens em rodovia. O 60-100 km/h leva apenas 6,3s.
O modelo manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro.