Qualidade dos carros e programação diversificada marcam o 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos de Bento Gonçalves

A qualidade dos carros expostos, a ótima infraestrutura disponível para o público e a programação diversificada foram os grandes destaques do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos, que transcorria desde sexta-feira e foi encerrado neste domingo (19) em Bento Gonçalves. A realização do evento foi do Veteran Car Club dos Vinhedos, entidade filiada à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). “Bastava uma volta rápida pelo Sul-Brasileiro para encontrar dezenas de carros extraordinários”, elogia o presidente da FBVA, Andrés Pesserl. “Esta 30ª edição foi um exemplo de excelência, organização e infraestrutura dado pelo clube anfitrião, servindo como referência para os próximos encontros. O planejamento e parceria com os clubes federados do Rio Grande do Sul, assim como a programação e as atividades sociais de confraternização, foram irretocáveis em cada detalhe”, acrescenta o presidente do conselho da FBVA, Roberto Suga. O Sul-Brasileiro ocorre sempre em datas que coincidem com o feriado nacional de 15 de Novembro. A 31ª edição será realizada em 2024 em Santa Catarina e a 32ª edição em 2025, no Paraná.

Modelos norte-americanos surpreenderam crianças e adultos com suas cores e cromados | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Nem as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos dois primeiros dias de evento reduziram o entusiasmo dos colecionadores que vieram dos três Estados do Sul. Com 30 mil metros quadrados de área coberta e climatizada, os pavilhões da Fundaparque proporcionaram conforto aos visitantes e protegeram também as raridades do mau tempo. Os temporais afetaram 145 municípios gaúchos, deixando mais de 7,5 mil pessoas desalojadas e causando várias quedas de barreiras, provocando a interdição temporária de diversas estradas de acesso a Bento Gonçalves. Na manhã desta segunda-feira, ainda havia 27 rodovias gaúchas com bloqueios no trânsito. Em função desse clima extremo, não foi possível alcançar as metas de carros e público. Mesmo assim foram reunidos 450 veículos do total de 800 previstos. “Esse número poderia ser maior, já que mais de 80 proprietários de veículos inscritos não conseguiram chegar”, revela o presidente do Veteran Car Club dos Vinhedos, Ricardo Rech. Já a visitação foi fortemente afetada, pois cidades da Serra, como Bento Gonçalves, ficaram ilhadas justamente durante a realização do Sul-Brasileiro. Dessa forma, o público pagante totalizou 3.500 pessoas, bem abaixo das 15 mil esperadas.

O brilho dos modelos clássicos

Display colorido em tamanho natural com a foto de Cláudio Ivanez João Pegoraro impressionou pelo realismo | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

De qualquer maneira, quem conseguiu ir teve a oportunidade de conferir de perto raridades que geralmente só podem ser vistas em museus de outros Estados ou do exterior. No sábado e no domingo, milhares de pessoas movimentaram os corredores da exposição para apreciar – ao vivo e em cores – modelos de automóveis, motos, bicicletas, ônibus e caminhões que marcaram a indústria automotiva no Brasil e no mundo. Logo no acesso, um display colorido em tamanho natural com a foto de Cláudio Ivanez João Pegoraro impressionou pelo realismo, permanecendo exposto ao lado do carro-destaque, o Ford Modelo 18 1936 conversível que ele restaurou junto com os filhos.

Ala com veículos do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica FBVA reuniu 8 automóveis e uma Vespa | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Próximo dali, entre as ilhas mais visitadas estavam a de carros de competição, com 10 modelos, e também a dos veículos do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica FBVA, que reuniu 8 automóveis e uma Vespa. Já a ilha de microcarros, composta por BMW Isetta, Mini e Fiat 500, entre outros modelos, encantou crianças e adultos. Também contaram com espaço especial os muscle cars norte-americanos, os esportivos alemães da Porsche, Mercedes, Audi e BMW e os italianos, representados pelas Ferraris 308 GTS e F355 Berlinetta. Igualmente marcam presença exemplares dos quatro modelos que completam 50 anos de lançamento em 2023: Volkswagen Brasilia, Chevrolet Chevette, Ford Maverick e Dodge Polara. No pavimento inferior, foi reservada uma ala especial para os veículos à venda, mercado de pulgas e antiguidades e uma completa praça de alimentação, reforçando a proposta familiar do evento. Também ocorreram shows musicais durante os três dias de programação. No sábado, o Sul-Brasileiro foi prestigiado pela visita de carros participantes do 14º Encontro Internacional de Mini, realizado paralelamente em Bento Gonçalves e que reuniu 60 veículos, dos quais 45 do exterior.

 

Cadillac conversível recebe o prêmio The Best

Catarinense Everaldo Cadorin e família receberam o prêmio The Best de Rech, Suga e Pesserl | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Um dos modelos que mais chamou cativou os espectadores foi o Cadillac conversível Série 62 ano 1960 de cor vermelha, que ganhou o prêmio The Best do 30º Sul-Brasileiro. O modelo foi comprado em 2012 nos Estados Unidos e importado para o Brasil no ano seguinte pelo empresário catarinense Everaldo Cadorin. Na época, o carro tinha todas as peças, mas estava em mau estado de conservação e sequer andava. Após dois anos de restauração, ficou igual ou até melhor do que quando era zero-quilômetro. Tanto é que conquistou os jurados do Sul-Brasileiro. O dono foi rodando da cidade de Turvo até Bento Gonçalves e pegou bastante chuva na estrada. Esse desafio foi cumprido sem qualquer contratempo pelo valente Cadillac, que estava emplacado em Miami, na Flórida, e provavelmente estava habituado aos recorrentes furacões. “Essa premiação é um importante reconhecimento pelo árduo trabalho de restauração realizado”, comemora Cadorin. O Prêmio Máster Regional FBVA José Aurélio Affonso Filho foi para o Chevrolet Suburban 1951, pertencente desde novo à família de Jorge Colau. Ao todo, foram entregues 124 troféus aos donos dos veículos que se destacaram nas suas respectivas categorias.

Prêmio Máster Regional FBVA destacou o Chevrolet Suburban 1951, pertencente desde novo à família de Jorge Colau | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Premiações, coquetel e jantar integraram os colecionadores

No sábado, uma das atrações mais aguardadas foi o Jantar do Antigomobilista, que proporciona integração entre os participantes | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Para os colecionadores de veículos antigos que se deslocaram dos três Estados do Sul, uma programação especial foi elaborada para integrar os participantes. Na noite de sexta-feira, em coquetel para cerca de 250 convidados, ocorreu uma homenagem aos diretores da FBVA. No sábado, durante o Jantar do Antigomobilista, foram entregues troféus a representantes de 38 clubes participantes, provenientes de 50 cidades do Brasil, e também aos patrocinadores do evento. “A confraternização foi o ponto alto do 30º Encontro Sul-brasileiro de Veículos Antigos. Agradecemos todo o apoio dos clubes da FBVA do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná que participaram da organização conjunta do evento, de uma forma harmoniosa e parceira, bem como a presença de mais de 20 diretores da Federação”, avalia o conselheiro do Veteran Car Club dos Vinhedos e conselheiro fiscal da FBVA, Leandro Mazzoccato. O jantar foi animado pelo carismático e performático Rodrigo Soltton que, com seu “piano cristal”, feito em acrílico, entusiasmou os convidados ao interpretar clássicas canções nacionais e internacionais.    

Jantar foi animado pelo carismático e performático Rodrigo Soltton, com seu “piano cristal”, feito em acrílico | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Vice-presidente do Veteran Car Club de Criciúma e diretor regional para Santa Catarina da FBVA, Ricardo Minatto lembra que o Sul-Brasileiro é uma mostra que já nasce grande, pois é um evento máster itinerante entre os três Estados do Sul. “Nesta edição não foi diferente, tanto pela quantidade e qualidade dos veículos expostos quanto pela organização e acolhida”, enfatiza. Elogios também vêm por parte das cerca de 30 participantes do Clube Feminino de Automóveis Antigos e Especiais do Paraná – Clube Elas. “O evento foi um sucesso, nota 10. Não podemos deixar morrer o amor pelo antigomobilismo”, defende a presidente do clube, Glenys Maria Bessler, que também é diretora regional-adjunta da FBVA em Curitiba.   

Também no sábado à noite, homenagem a representantes de 38 clubes de 50 cidades brasileiras | Foto: Diego da Rosa/Divulgação