Pronta para a briga: confira o teste da Rampage R/T, a versão mais nervosa da família

Modelo tem 5,02 m de comprimento, 2,99 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,78 m de altura | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

As listras no capô e o som grave do escapamento duplo avisam os incautos: aí vem a Rampage R/T, a mais nervosa da família. Sob o capô, o motor Hurricane 4 a gasolina com 272 cv e 40,8 kgfm, capaz de estilingar o modelo da imobilidade a 100 km/h em apenas 6,9 s e à velocidade máxima de 220 km/h. Será que ela é tudo isso mesmo? Confira as Impressões ao Dirigir da picape Ram.

O primeiro contato com a Rampage R/T foi em junho de 2023, durante o seu lançamento à imprensa especializada, na icônica pista de Interlagos, onde foi possível acelerar “com os dois pés”, pisando fundo para extrair cada gota de potência. Agora, chegou a hora de andar nas ruas estradas no tradicional teste de uma semana. Por isso, acelerar forte só é permitido até a velocidade máxima da via. Se a Rampage R/T já chama atenção ao natural, o que dizer do exemplar na cor vermelho Flame enviado pela montadora, com o teto preto, duas listras pretas no capô e rodas aro 19” em preto brilhante? Para chamar mais atenção, só saindo por aí com uma melancia pendurada no pescoço, como diz um ditado popular. Em seu lançamento, essa versão custava R$ 269,99 mil, mas agora é comercializada por R$ 295,99 mil, exatos R$ 26 mil a mais.

Hurricane 4 é um motor 2.0 de 4 cilindros equipado com turbo e injeção direta | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O motor Hurricane 4 e o escapamento duplo não são exclusividade da R/T, pois também estão disponíveis na Rebel e na Laramie. Dessa forma, além do teto e das rodas aro 19” em preto brilhante (calçada com pneus 235/55), a R/T se diferencia das demais pela suspensão esportiva e revestimento interno em couro e suede com costuras Ruby Red. É um toque de esportividade para uma picape bastante luxuosa desde a configuração de entrada, a nova Big Horn 2.2 turbodiesel de 200 cv, lançada em dezembro de 2024 por R$ 237,9 mil.

Os 272 cv do Hurricane 4 – um motor 2.0 de 4 cilindros equipado com turbo e injeção direta – estão disponíveis em 5.200 rpm, enquanto os 40,8 kgfm de torque chegam mais cedo, em 3.000 rpm. O rugido forte instiga a acelerar e é preciso atenção para manter-se dentro dos limites legais. Afinal, as ruas e estradas não são pista de corrida. Mesmo assim é possível se divertir. O câmbio automático de 9 marchas é rápido e suave, enquanto a suspensão esportiva tem calibragem firme, como não poderia ser diferente, possibilitando fazer curvas com total tranquilidade. Na traseira, o sistema é multilink, permitindo à R/T grudar no asfalto. Só não dá para se entusiasmar demais e esquecer que a Rampage é uma picape. As acelerações e retomadas são rápidas e o motorista nem percebe que está a bordo de um veículo com 1.917 kg, capaz de transportar 750 kg de carga. A tração é 4×4 Auto, com a opção de reduzida acionada eletronicamente.  

Dimensões da “baby-Ram”

A “baby-Ram” tem 5,02 m de comprimento, 2,99 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,78 m de altura. A caçamba comporta 980 litros de cargas. Já no tanque, cabem 55 litros de gasolina.

O consumo prometido pela montadora é de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Na cidade, foram constatados na prática exatamente esses 8 km/l anunciados, enquanto na rodovia obteve-se um rendimento maior: 11,8 km/l, o que é muito bom. Ao longo dos 550 km de teste, a média geral (50% cidade e 50% estrada) foi de 8,6 km/l.

Bom nível de equipamentos

Acabamentos luxuosos e bom nível tecnológico a bordo da Rampage | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Desde a versão inicial, a Rampage oferece um bom leque de equipamentos, com destaque para o quadro de instrumentos full digital de 10,3”, revestimento interno em couro, 7 air bags, Controle de velocidade adaptativo (ACC), Monitoramento de pontos cegos, Sistema de permanência na faixa de rodagem, Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e Detecção de pedestres e ciclistas.

Visual irado: listras no capô somam-se à grade, rodas e teto em preto brilhante | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Resumo da Resenha

Quando o assunto é qualidade de acabamento e luxo, a Rampage é referência no mercado nacional. Bonita, descolada e rápida, a versão R/T proporciona exclusividade no design, mas vale lembrar que, por R$ 264,99 mil, a versão Rebel traz o mesmo motor e câmbio, bem como níveis equivalentes de desempenho e equipamentos. Ou seja: por R$ 31 mil a menos, também é uma boa escolha.