Peugeot 208 recebe facelift e a nova versão GT; preços vão de R$ 76,99 mil a R$ 114,99 mil   

Nova assinatura luminosa se destaca nas lanternas traseiras em LED | Foto: Divulgação

O Peugeot 208 recebe um facelift e chega às lojas em quatro versões: Active 1.0 manual (R$ 76,99 mil), Style 1.0 manual (R$ 88,99 mil), Allure Turbo 200 CVT (R$ 98,99 mil) e a nova GT Turbo 200 CVT (R$ 114,99 mil).

Produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina, o modelo traz, na dianteira, a nova identidade da marca, introduzida no recém-lançado 2008. Também são novos o logotipo e a assinatura luminosa, que se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras em LED, acompanhada pela grade na cor da carroceria, rodas diamantadas de 17” e arcos das rodas em preto brilhante.

O hatch traz volante ajustável em altura e profundidade, tela sensível ao toque de 10” com integração CarPlay, Android Auto e bluetooth sem fio. Há também um novo carregador indutivo de 15 W para smartphones e espelhos de cortesia para o motorista e o passageiro. As versões Allure e GT são equipadas com controle automático de climatização digital, enquanto a Active oferece ar-condicionado manual, além de um sistema keyless.

Motores turbo ou aspirado

São duas opções de motores: o 1.0 Firefly aspirado, combinado a uma transmissão manual de cinco velocidades, e 1.0 turbo acoplado à transmissão CVT.

O 1.0 Firefly aspirado de três cilindros gera 71 cv com gasolina e 75 cv com álcool a 6.000 rpm, bem como torque de 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina e 10,7 kgfm com álcool a 3.500 rpm. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 15,4 s com gasolina e 14,5 s com álcool, enquanto a velocidade máxima é de 164 km/h com qualquer um dos combustíveis.  

Já o propulsor turbo 200, também 1.0 de três cilindros, desenvolve 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool a 5.750 rpm, bem como 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis. De acordo com a Peugeot, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,2 s com gasolina e em 9 s com álcool. Já a velocidade máxima é 206 km/h com qualquer um dos combustíveis.

Esses resultados são alcançados graças a componentes como o turbocompressor com wastegate eletrônico, a injeção direta de combustível e o exclusivo sistema MultiAir III, que proporciona um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

Modelo traz, na dianteira, a nova identidade da marca, introduzida no recém-lançado 2008 | Foto: Divulgação

Câmbio CVT

A transmissão automática CVT permite trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou dos paddles shifts atrás do volante. O modo Sport ajusta a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador. Além disso, otimiza a resposta e o tempo de troca de marchas, aproveitando ao máximo a potência do motor Turbo 200.

Esse tipo de transmissão automática foi projetado com um óleo lubrificante vitalício, ou seja, não precisa ser trocado durante toda a vida útil do veículo. Isso aumenta a durabilidade e reduz os custos de manutenção.

O retorno da versão GT

Configuração traz rodas em liga-leve aro 17” com acabamento diamantado | Foto: Divulgação

A linha 2025 marca o retorno da designação GT da marca, oferecendo a experiência completa do Gran Turismo. A versão é equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas em liga-leve aro 17” com acabamento diamantado, câmera de visão traseira VisioPark 180°’, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante em couro com o emblema GT.

Volante em couro com o emblema GT é exclusivo da versão | Foto: Divulgação

Versões e preços:

  • Active 1.0 manual: R$ 76,99 mil

A versão de entrada traz de série ar-condicionado digital, sistema Hill Assist, vidros elétricos e quatro air bags. 

  • Style 1.0 manual: R$ 88,99 mil

Conta com faróis Full LED, multimidia 10,3″, câmera de ré e teto panorâmico.

  • Allure Turbo 200 CVT: R$ 98,99 mil

É equipada com um motor turboalimentado de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática CVT de sete velocidades. 

  • GT Turbo 200 CVT: R$ 114,99 mil

Versão do hatch que celebra o retorno da designação GT da marca e equipada com seis air bags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira VisioPark 180°.

Fonte: Peugeot