
Peugeot 208 GT: aspirante a hot hatch faz bonito nas acelerações e retomadas

O visual esportivo dá o tom da versão topo de linha do Peugeot 208, a GT, que retornou ao mercado na nova geração do modelo, lançada em setembro de 2024. Mas será que essa esportividade está apenas no design ou também no desempenho? Confira as Impressões ao Dirigir.
A versão GT custa R$ 128,99 mil e está acima da Allure 200 CVT (R$ 113,99 mil). Abaixo, estão as de entrada, equipadas com motor 1.0 aspirado: Style 1.0 manual (R$ 103,99 mil) e Active 1.0 (R$ 91,99 mil). A derivação esportiva incorpora as evoluções dos demais integrantes da família: novo logotipo e nova assinatura luminosa, que se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras em LED. A GT é equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes e farol alto automático. Calçadas com pneus 205/45, as rodas em liga-leve aro 17” têm acabamento diamantado e um visual que lembra as de carros elétricos. Por dentro, o volante em couro com o emblema GT é exclusivo.

Em termos de equipamentos, a GT traz reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira VisioPark 180°. O teto solar é panorâmico e de grandes dimensões, mas é fixo, não podendo ser aberto.
Acionamento acidental do limitador eletrônico de velocidade

Bastante útil para evitar multas, o limitador eletrônico de velocidade causou um susto em duas ocasiões. Logo que peguei o carro da montadora na concessionária em Porto Alegre, acidentalmente encostei na alavanca que aciona a função, do lado esquerdo do volante. Sem entender o que estava acontecendo, tive que parar e desligar o carro, que não passava de 30 km/h. Minha esposa, que também andou no carro, cometeu o mesmo erro. Então, imagino que não devemos ser os únicos.
Por isso, a montadora poderia ao menos considerar a troca de local desta função para o volante, por exemplo. Apesar de ter dimensões pequenas, o volante fica posicionado em um ponto mais baixo do que o tradicional, pois as informações do cluster são visualizadas sobre o seu aro, e não por dentro do aro. Dessa forma, é mais comum raspar as pernas nessa região principalmente na entrada e saída.
Motor turbo gera 125 cv com gasolina

O propulsor turbo 200 é o mesmo que equipa diversos modelos da Stellantis, como Citroën e Fiat. O 1.0 de três cilindros desenvolve 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool a 5.750 rpm, bem como 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis.
Esses resultados são alcançados graças a componentes como o turbocompressor com wastegate eletrônico, a injeção direta de combustível e o exclusivo sistema MultiAir III, que proporciona um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.
De acordo com a Peugeot, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,2 s com gasolina e em 9 s com álcool. Já a velocidade máxima é 206 km/h com qualquer um dos combustíveis.
Ao volante, o 208 GT agrada muito nas acelerações e retomadas, ainda mais quando acionada a tecla Sport (que aliás tem visual quadradão, nada esportivo, e está localizada à esquerda do volante). Esse modo ajusta a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador, otimizando a resposta e o tempo de troca de marchas para aproveitar ao máximo a potência do motor. Já a sua suspensão agrada pela estabilidade e maciez.
A transmissão automática CVT – a mesma usada em diversos modelos da Stellantis equipados com o motor 200 turbo – é competente permite trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou dos paddles atrás do volante.
Consumo
Com gasolina, o modelo promete consumo de 12,5 km l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Com álcool, o modelo promete 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, durante o teste, o modelo chegou a fazer 15 km/l na estrada. Ao longo de 422 km, média geral ficou em 10,8 km/l (50% cidade e 50% estrada).
Dimensões

O modelo tem 4,05 m de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,96 m de largura (com espelhos) e 1,45 m de altura. O espaço atrás é razoável, principalmente para pessoas com mais de 1,75 m. Versão pesa 1.157 kg, 20 kg a menos que a Allure 200. Porta-malas comporta 311 litros, enquanto tanque de combustível tem capacidade para 47 litros.
Resumo da Resenha

Como tem o mesmo powertrain da Allure, a versão GT também tem exatamente o mesmo desempenho da Allure 200 CVT, que custa R$ 15 mil a menos. Os diferenciais da versão “esportivada” restringem-se basicamente a equipamentos como rodas e pneus maiores, assim como volante exclusivo, spoiler na tampa traseira e teto solar panorâmico. De qualquer maneira, o 208 turbo é um carro ágil e gostoso de dirigir, perfeito para o trânsito urbano.