Palhetas do limpador do para-brisa em mau estado põem em risco a segurança da viagem

Somente uma palheta em boas condições vai garantir a limpeza adequada do para-brisa | Foto: Divulgação

Embora muitas vezes esquecidas pelo dono do carro, as palhetas de limpador de para-brisa desempenham um papel fundamental na segurança durante a viagem, garantindo visibilidade adequada, principalmente em condições climáticas adversas. No entanto, a ação do tempo e a má utilização podem levar ao ressecamento das palhetas, prejudicando sua eficácia. 

Cristiano Deitos, sócio da Autoimpact, empresa líder nacional de palhetas automotivas, destaca a importância de escolher uma palheta de alta qualidade. “É essencial garantir a procedência do produto instalado no veículo, buscando aqueles que possuam certificações reconhecidas”, afirma.

Para preservar a integridade das palhetas, Deitos enfatiza é preciso evitar o uso de substâncias químicas abrasivas, optando por um pano limpo úmido e detergente neutro para a limpeza. Quanto ao momento adequado para substituir as palhetas, o especialista destaca alguns sinais de alerta, como faixas e riscos no vidro, formação de manchas ou dificuldade ao usar o limpador. Ignorar esses sinais pode comprometer a segurança durante a condução, portanto, a substituição oportuna é essencial.

Quanto custa?

Economizar com palheta realmente não compensa, pois é um investimento muito barato. Para carros como Volkswagen Gol e Toyota Corolla, o par fabricado pela Autoimpact custa a partir de R$ 80,00, valor podem mudar conforme as regiões do Brasil. 

Fundada há 16 anos, a Autoimpact está instalada no parque industrial de Palhoça (SC) e possui a maior linha de limpadores de para-brisa do País, atendendo 99% da frota nacional e importada de veículos. Hoje domina 20% do mercado do Sul do Brasil. Com mais de 4 mil aplicações catalogadas, uma única palheta pode atender vários modelos de carros, mantendo a originalidade.