O mais rápido (e caro) Civic Type R de todos os tempos chega ao Brasil com 297 cv e custando R$ 429,9 mil  

Mais rápido de todos os Civic Type R já produzidos, o esportivo da Honda finalmente desembarca no Brasil com motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas. E os “precinhos”? Partem de R$ 429,9 mil, subindo para R$ 434,9 mil quando equipado com o pacote Traffic Alert, composto pelo sistema de alerta de veículo em ponto cego (Blind Spot Information System) e monitoramento de tráfego cruzado na traseira (Cross Traffic Monitor).

O Type R, assim como o sedã, lançado no Brasil em janeiro, pertence à 11ª geração, e consagrou-se como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo após recorde de tempo de volta em Nürburgring (7 minutos e 44,881 segundos. A Honda, porém, não revela dados de aceleração e velocidade máxima de seus carros.

Assim como o Civic sedã, o Type R chega à 11ª geração, com o diferencial de contar com um motor somente a combustão, e não híbrido | Foto: Divulgação

O 2.0 DI DOHC VTEC Turbo adota um novo turbocompressor, com consequente aumento de potência e torque. Como resultado, tanto a relação peso/potência quanto a velocidade máxima evoluíram em relação ao modelo anterior.

Quatro modos de condução permitem selecionar e/ou personalizar parâmetros como resposta do acelerador, rigidez da suspensão e da assistência de direção. O exclusivo aplicativo Honda LogR fornece feedbacks, reforçando o Racing Spirit do modelo.

Na lista de equipamentos, destaque especial para o Honda Sensing e o myHonda Connect.

Na traseira, chamam atenção as três saídas de escape e o aerofólio de grandes proporções | Foto: Divulgação

O conceito que norteou a criação do Civic Type R – Ultimate Sport 2.0 foi o desempenho aerodinâmico, por meio de um incremento do downforce. O estilo low&wide, ou seja, baixo e largo, resulta em proporções equilibradas. O modelo ganhou 1,5 cm de largura e ficou 2,8 cm mais baixo em relação à geração anterior do Civic Type R, reforçando a presença esportiva da carroceria hatchback. O comprimento total aumentou em 3,8 cm, dos quais 3,5 cm estão no entre-eixos. São 4,60 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,41 m de altura.

A dianteira, com enormes entradas de ar, é uma das áreas de maior diferenciação do Civic Type R. O desenho tridimensional incorpora linhas aerodinâmicas que permitem um gerenciamento eficiente do fluxo de ar frontal, favorecendo e ampliando todo o potencial do motor turbo de alta performance.

O capô em alumínio com grade de exaustão colabora para otimizar o fluxo de ar frontal, auxiliando no controle térmico e gerando pressão aerodinâmica. Spoiler e fechamento inferior do assoalho garantem pesos adicionais, enquanto, na traseira, o aerofólio imprime um downforce de nada menos que 580 Newtons. O extrator abaixo do para-choque organiza e acelera o fluxo de ar na traseira, reduzindo o risco de flutuação em altas velocidades.

A aparência baixa é reforçada pelos para-lamas alargados, que abrigam rodas exclusivas calçadas com pneus feitos sob medida. O emblema H de fundo vermelho aplicado à grade, tampa do porta-malas e rodas identifica o Civic Type R.

Cockpit reforça a esportividade

Vermelho dá o tom no interior, assim como o alumínio, presente na manopla do câmbio e pedaleiras | Foto: Divulgação

O tom vermelho dos revestimentos dos bancos e do assoalho, aliado ao design dos bancos esportivos, ajudam a compor um cockpit típico de carro de corrida.

Para conforto no uso diário, os bancos possuem estabilizador corporal, que garante o melhor desempenho de suporte ao corpo. O revestimento é em tecido tipo Suede, em um tom de vermelho vivo.

Bancos em concha são revestidos em tecido tipo Suede | Foto: Divulgação

O acabamento inclui console central em alumínio e painel com pintura especial para diminuição dos reflexos. Como é tradição, o Civic Type R traz uma placa de série numerada no painel.

Desempenho e dinâmica

Novo turbocompressor equipa este 2.0 de 4 cilindros, que gera 42,8 kgfm de torque | Foto: Divulgação

O motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo, com quatro cilindros em linha, 16V, é dotado de duplo comando de válvulas no cabeçote, com sistema VTC (Variable Timing Control) na admissão e no escape e VTEC no escape. Juntos, esses dois recursos permitem um controle preciso tanto da mistura ar/combustível quanto dos gases resultantes da queima, melhorando assim a performance e a eficiência. Os 297 cv estão disponíveis a 6.500 rpm e os 42,8 kgfm de torque entre 2.600 rpm e 3.500 rpm.

O novo turbo teve sua eficiência aprimorada por meio da redução do número de pás, o que diminuiu a inércia. A válvula de alívio elétrica e a carcaça menor e mais compacta contribuem para a maior potência e capacidade de resposta. Coletor de exaustão com sistema de arrefecimento independente e virabrequim leve e de alta rigidez complementam a modernidade. Quanto ao consumo, o esportivo faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, conforme a montadora.

O sistema de escape traz dutos mais retilíneos, que favorecem o fluxo dos gases de exaustão, 13% maior do que no Civic Type R anterior. Uma válvula aplicada no tubo central controla o fluxo de passagem dos gases de exaustão. Quando a rotação do motor sobe, a válvula opera de modo a deixar o som mais encorpado.

O gerenciamento de todo o sistema de controle do motor foi revisado e atualizado, beneficiando a precisão do ponto de ignição e ajuste do VTC, o que melhorou a resposta ao acelerador. Em síntese, o motor do Civic Type R privilegia o desempenho em altas rotações, com consumo de combustível menor em baixas rotações.

Outro grande diferencial é a transmissão manual de seis marchas, com recursos projetados exclusivamente para o modelo, que melhoram significativamente a suavidade e precisão dos engates. O “rev-match control system” garante a exata sincronia de rotações nas reduções de marchas, evitando um eventual desequilíbrio em entrada da curva, inclusive na redução da 2ª para a 1ª marcha. Na prática, o sistema inteligente realiza o “punta-taco” automaticamente sempre que detecta a iminência de uma redução de marcha, elevando a rotação do motor no momento de transição do câmbio, tornando a condução esportiva mais refinada.

Estrutura leve voltada à performance

A suspensão dianteira com suporte de eixo duplo, uma configuração para minimizar o torque steer (mudança de convergência das rodas em fortes acelerações), utiliza braços de suspensão inferiores rígidos, que contribuem para a manutenção de uma exata geometria, aumentando a rigidez de cambagem, ampliando a área de contato dos pneus com o asfalto. A suspensão traseira é multilink e os quatro amortecedores adaptativos têm ajuste que limita a rolagem da carroceria, assim como seu curso nas fortes demandas de aceleração e frenagem.

O uso estratégico de materiais leves combinado a melhorias estruturais resultou em uma carroceria de baixo peso e alta rigidez. O Civic Type R conta com ampla aplicação de adesivo estrutural, que colabora para a redução de peso, na qual se destaca também o capô em alumínio e a tampa do porta-malas de resina, cerca de 20% mais leve que a de metal. Modelo pesa 1.451 kg. Tanque tem capacidade para 47 litros e, o porta-malas, 337 litros.  

Freios Brembo

A força de frenagem é atributo de um sistema Brembo atualizado, com bomba de freio mecânica, pinças com quatro pistões e discos de duas peças, que proporcionam melhor performance dos freios, além de serem mais resistentes a altas temperaturas.

Pneus sob medida

A Honda e a Michelin desenvolveram um pneu específico capaz de suportar as extremas solicitações durante a condução esportiva do novo Civic Type R. Garantir uma performance homogênea quando submetido às condições de elevada transferência de carga foi o alvo. O resultado é o pneu de medida 265/30Z R19, capaz de atender às mais exigentes solicitações em piso seco, mas preservando a performance em pista molhada, sem apresentar alto índice de desgaste.

O desempenho dos pneus é exaltado por rodas em alumínio, cujo desenho da borda invertida amplia a pressão de contato com o pneu, gerando menor deformação nas curvas e, consequentemente, maior aderência.

Experiência Type R personalizável

Painel de instrumentos é digital e configurável, exibindo diversos parâmetros de desempenho | Foto: Divulgação

Tecla posicionada ao lado da alavanca de câmbio permite optar entre quatro modos de condução: Comfort, Sport, +R e, a grande novidade, o Individual.

Ao todo, seis parâmetros são alterados, de acordo com o modo pré-selecionado: gerenciamento do motor, assistência do volante, rigidez dos amortecedores, ronco do escapamento, “punta-taco” nas reduções e layout do painel. As configurações feitas no modo Individual são mantidas mesmo que o motor seja desligado.

Ao mudar para o modo +R, o painel assume um layout muito similar aos dos carros de corrida e passa a exibir as informações mais focadas no suporte para a direção em pista. Um conta-giros digital ocupa toda a largura do topo da tela – termômetros, cronômetro e medidor de força G são outros dados desta opção. Quando o modo Individual é selecionado, o usuário pode personalizar o layout de acordo com a sua preferência.

Honda LogR: dados de desempenho em tempo real

No desenvolvimento do Civic Type R, a engenharia se preocupou em fornecer ao motorista uma grande quantidade de dados, apresentados de maneira fácil de interpretar, buscando melhorar e refinar as habilidades de direção, tanto na estrada quanto em uso esportivo. Isso resultou no aplicativo Honda LogR.

Trata-se de um sistema gratuito de fornecimento de informações ligadas à condução que eleva a comunicação entre o carro e o piloto a um nível sem precedentes, inclusive no que se refere à interface gráfica, garante a Honda. O sistema está disponível embarcado no carro (com visualização pela tela do multimídia) e via aplicativo de celular para os sistemas operacionais Android e iOS.

A análise de dados usa diversos sensores, que permitem oferecer um grande detalhamento ao condutor, com objetivo de aperfeiçoar a performance na pilotagem. Ao todo, 12 itens podem ser selecionados pelo motorista: temperatura da água, ângulo da direção, taxa de Yaw (direção de rotação), pressão atmosférica, posição do pedal do acelerador, temperatura do ar de admissão, pressão de freio, temperatura externa, pressão do óleo do motor, posição do pedal de embreagem, pressão do turbo e temperatura do óleo do motor.

Carro tem visual e proporções invocadas também quando visto de frente | Foto: Divulgação

Pacote de segurança

O esportivo possui o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência à condução, que se baseia nas imagens da câmera frontal com amplo ângulo de visão horizontal e 8 sensores do tipo sonar (4 frontais e 4 traseiros).

Suas principais funções são:

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
  • Sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS): aciona os freios automaticamente ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes;
  • Sistema de permanência de faixa (LKAS): detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • Sistema para mitigação de evasão de pista (RDM): detecta a saída da pista e ajusta a direção para corrigir a trajetória, com o objetivo de evitar acidentes;
  • Ajuste automático de farol (AHB): alterna automaticamente entre os fachos baixo e alto de acordo com a condição à frente.

Além disso, traz 10 air bags (dois frontais, dois de cortina e quatro laterais e dois de joelhos – para motorista e passageiro da frente), assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em subida (HSA), sistema de frenagem de emergência (ESS), sensor de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com linhas dinâmicas multivisão.

Na gama de equipamentos, destacam-se o carregador por indução, a central multimídia com tela de 9” com Apple CarPlay e Android Auto, o sistema de som Bose com 12 alto-falantes, o painel digital TFT de alta definição, o ar-condicionado digital dual zone e as pedaleiras esportivas.

Plataforma de conectividade myHonda Connect

A plataforma de conectividade da marca também está presente no Civic Type R. O myHonda Connect reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

O myHonda Connect oferece um menu completo de serviços, entre os quais: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos, dados de últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços na concessionária.

As cores disponíveis são o Racing Blue Pearl, Rallye Red, Championship White e Crystal Black Pearl. A garantia é de 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.