
Novo SUV da Volkswagen, Tera é lançado com preços entre R$ 99,9 mil e R$ 139,99 mil

Com opções de motor aspirado (MPI) e turbo (TSI), o Volkswagen Tera chega às lojas em 5 de junho por preços entre R$ 99,9 mil e R$ 139,99 mil. A versão MPI manual de R$ 99,9 mil será limitada a um lote de 999 unidades. Acima dela estão a TSI manual, por R$ 116,99 mil, a Comfort TSI automática, por R$ 126,99 mil, e a topo de linha High TSI automática, por R$ 139,99 mil.
O modelo é o quinto dos 17 novos carros que a marca pretende lançar até 2028. Desenvolvido no Brasil e fabricado em Taubaté (SP), o modelo será comercializado em 20 países de dois continentes. Faróis full LED e lanternas traseiras também em LED são de série em todas as versões. O carro tem 4,15 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,50 m de altura. Porta-malas tem capacidade para 350 litros, enquanto o tanque de combustível comporta 49 litros.
São duas opções de motores. O 1.0 MPI tem 3 cilindros e é aspirado, atuando em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas. Esse propulsor desenvolve 77 cv com gasolina e 84 cv com álcool, ambos a 6.450 rpm. Já o torque é de 9,4 kgfm com gasolina a 4.000 rpm e de 10,3 kgfm com álcool a 3.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 14,3 s com gasolina e 13,8 s com álcool. Já as velocidades máximas são de 162 km/h com gasolina e 162 km/h com álcool. Conforme o Inmetro, o consumo com gasolina é de 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Com álcool, promete 9,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Essa versão pesa 1.078 kg e traz rodas aro 15” calçadas com pneus 185/65.
Já o motor 1.0 170 TSI também tem 3 cilindros, mas é equipado com turbo, o que eleva a potência para 109 cv com gasolina e 116 cv com álcool, ambos a 5.000 rpm, bem como torque de 16,8 kgfm a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis. O desempenho é melhor com essa motorização: 0 a 100 km/h em 10,2 s com gasolina e em 10,1 s com álcool, bem como velocidade máxima de 183 km/h com gasolina e de 187 km/h com álcool. Essas versões têm como opção o câmbio manual de 5 marchas e o automático de 6 velocidades. Segundo o Inmetro, o consumo da versão automática com gasolina é de 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. Com álcool, promete 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Configuração topo de linha High usa rodas aro 17” calçadas com pneus 205/55, pesando 1.169 kg.
6 air bags em todas as versões

O Tera traz como destaque a segurança: todas as versões são equipadas com seis air bags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) também é item de série.
O pacote Adas agrega recursos extras de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Equipamentos de série

Modelo vem com direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).
Nas versões Comfort e High, adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25”, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.

High + Pacote Outfit The Town Edition
Edição especial em celebração ao festival de música de São Paulo, o Tera na versão High oferece o pacote Outfit The Town Edition, que adiciona rodas em liga-leve aro 17” escurecidas, bancos com revestimento premium com o nome da edição especial, e teto e retrovisores externos pintados na cor preto Ninja, além dos badges exclusivos do The Town na coluna C do veículo. Optando pela cor preto Ninja, o carro ganha os mesmos acabamentos escurecidos.
Otto, o assistente que usa Inteligência Artificial
Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e será capaz de produzir respostas generativas. Ele utiliza uma LLM (large language model – grandes modelos de linguagem) e agrega dados e funções da Volkswagen. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende.
Para o lançamento, trará funcionalidades que compreendem os dados do seu veículo conectado, traz dados de autonomia e manutenções. Além disso, as consultas do manual cognitivo passam a ser generativas, trazendo o resumo de rápido acesso junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app.
A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI MT – para quem tiver o pacote de conexão ativado no momento da compra. Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve.

Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUVW já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1”, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.
Seis opções de cores
O Tera chega ao mercado brasileiro em seis cores: preto Ninja e branco Cristal (sólidas), cinza Platinum (metálica) e as inéditas vermelho Hypernova, prata Lunar e azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas. O azul Ártico, assim como o preto Ninja, são opções sem custo adicional.