Novo Honda Accord promete fazer 17,8 km/l na cidade e chega às lojas por R$ 324,9 mil

Novo visual e tecnologias na 11ª geração do sedã de luxo japonês | Foto: Divulgação

A 11ª geração do Honda Accord Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro maior e mais tecnológica. O modelo mudou por fora, por dentro e também sob o capô, contando com um motor a gasolina e outros dois elétricos que, juntos, geram 207 cv e são capazes de percorrer 17,8 km/l na cidade e de 16,1 km/l na estrada com gasolina. O sedã de luxo é comercializado por R$ 324,9 mil.

O modelo traz a tecnologia híbrida e:HEV, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um a combustão. Os motores elétricos estão dispostos em paralelo, e não mais em série, o que exigiu um novo câmbio e-CVT, dotado de maior capacidade de absorção de vibrações e ruídos. A aceleração e o conforto acústico nas arrancadas foram ampliados. O novo propulsor quatro cilindros 2.0 de ciclo Atkinson agora é equipado com injeção direta de combustível e entrega uma performance superior em relação à geração anterior, garante a Honda.

Esse powertrain preservou a potência máxima do motor elétrico de tração, 184 cv, mas o torque aumentou, passando para 34,1 kgfm (antes, totalizava 32,1 kgfm). O incremento se estendeu ao novo motor a combustão quatro cilindros 2.0 16V, de ciclo Atkinson, com duplo comando de válvulas no cabeçote, VTC e, agora, com injeção direta de gasolina, que contribuiu para o aumento significativo em torque, passando para 19,2 kgfm a 4.500 rpm (antes 17,8 kgfm a 3.500 rpm) e ganho de potência para 146 cv a 6.100 rpm (antes eram 145 cv a 6.000 rpm). Ao todo, são 207 cv de potência combinada.

Motor 2.0 a gasolina atua em conjunto com outros dois propulsores elétricos | Foto: Divulgação

O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles ocorre de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador e nível de energia nas baterias.

O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. A grande vantagem é que o condutor não precisa se preocupar em recarregar o veículo, pois o sistema híbrido da Honda faz isso automaticamente.

No terceiro modo, Engine Drive, a tração é feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades elevadas de cruzeiro, condição em que motores a combustão trabalham em sua faixa de maior eficiência energética.

A possibilidade de alternar a ação do motor térmico e elétrico resulta em maior eficiência, o que faz do sistema híbrido e:HEV, exclusivo da Honda, uma referência em termos de simplicidade construtiva, desempenho e consumo de combustível. Aliás, o novo Accord conseguiu ser nota A em sua categoria, nota A em consumo e nota A em nível de emissões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, registrando 17,8 km/l de consumo urbano e de 16,1 km/l de consumo rodoviário.

A tecla Drive Mode no console, logo abaixo da alavanca que permite selecionar entre P, R, N e D, se destina a oferecer ao motorista a opção entre quatro modos de direção: Econ, Normal, Sport e Individual. No modo Sport, a resposta do acelerador mais direta é voltada à condução esportiva. O modo Econ favorece a economia, enquanto no Individual (novidade no Accord) a resposta do acelerador e do sistema de direção pode ser escolhida pelo motorista, que seleciona os ajustes de sua preferência. Ao escolher o modo Normal, os parâmetros voltam ao padrão de fábrica, que prevê equilíbrio entre desempenho e eficiência energética.

Boa gama de equipamentos

Teto solar funciona de maneira inteligente e integrada com o sistema de ar-condicionado | Foto: Divulgação

O teto solar elétrico do novo Accord funciona de maneira integrada com o ar-condicionado. Ao ativar a função Tilt-up do teto solar com o ar-condicionado no modo Auto, a recirculação é automaticamente desligada, diminuindo o nível de ruído na cabine.

O padrão de conforto se revela também pela atenção especial com o isolamento acústico, que evoluiu pela adoção de materiais fonoabsorventes mais espessos aplicados ao assoalho da cabine.

O modelo traz, ainda, bancos com estabilizador corporal, que eleva o nível de suporte e conforto, possibilitando que longos períodos ao volante sejam cumpridos sem fadiga. Os bancos também possuem ajustes elétricos para motorista e passageiro – com memórias no caso do condutor.

O porta-malas tem capacidade para 574 litros e o espaço pode ser aumentado por meio do encosto bipartido, rebatível em proporção 60/40. Modelo é equipado com rodas aro 18″ calçadas com pneus 235/45. O sedã tem 4,97 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,46 m de altura e 2,83 m de entre-eixos.

O modelo conta com painel de instrumentos TFT full-digital de alta definição, com 10,2’’ e múltiplas funções que podem ser configuradas por meio de comandos situados no volante. As informações básicas de condução são projetadas no para-brisa pelo head up display de 6’’.

Modelo traz bancos com estabilizador corporal, que eleva o nível de suporte e conforto | Foto: Divulgação

A porção central do painel é ocupada por uma tela multimídia sensível ao toque de 12,3’’ com botão físico de volume de áudio. O sistema de entretenimento é compatível com os padrões Apple CarPlay e Android Auto.

Um sistema de som premium da marca Bose com 12 alto-falantes, quatro entradas USB-C iluminadas (duas para os ocupantes dos bancos dianteiros, duas para os do banco traseiro) e carregador de celular por indução no console central complementam a oferta tecnológica da cabine.

A plataforma de conectividade myHonda Connect, baseada em pilares de segurança e conveniência, também está disponível no Accord, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone. De uso intuitivo, o sistema reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil.

As principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, rastreamento do veículo em movimento, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24 horas, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.

O myHonda Connect evoluiu e tem como destaque a estreia da TCU (Unidade de Controle de Telemática) de segunda geração. Com isso, alguns recursos foram aprimorados ou introduzidos. O ajuste remoto da temperatura do ar-condicionado está mais preciso (de 1 °C em 1 °C), há a possibilidade de inibição remota do motor, o alerta de colisão não depende mais exclusivamente da deflagração de um dos air bags e o tempo de envio de comandos remotos e sua efetiva execução está ainda menor.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, bastando baixar o aplicativo para ter acesso a boa parte dos serviços. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, já que a Honda oferece um ano de degustação.

Segurança e tecnologia

Lanternas se estendem por toda a largura do modelo | Foto: Divulgação

Além de reforços estruturais na carroceria, o modelo recebe o novo Accord é o Motion Management System (MMS). Trata-se de um dispositivo cuja função primordial é melhorar a dirigibilidade, integrando o powertrain com os freios e a ação do motorista ao volante. Em condição de baixa aderência, o sistema pode aplicar força de frenagem visando à transferência de carga para o eixo dianteiro e, com isso, melhorar a aderência e capacidade de tração. O resultado final é a melhora no contorno de curvas, diminuindo a tendência ao subesterço.

O sedã traz o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, em versão ainda mais avançada, resultado de uma contínua evolução do sistema.

A nova configuração traz a câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa, cujo campo de visão passou de 50º para 90º. Já o radar de ondas milimétricas instalado na grade frontal, camuflado pelo H da Honda, tem um pico de ângulo de varredura de 120º contra os 50º da versão anterior.

O melhor desempenho da câmera, radar e sensores expande a capacidade de cada uma das funções do Honda Sensing, que são as seguintes:

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. No Accord, o sistema conta com Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;

Sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS): aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal. É capaz de detectar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto, incluindo bicicletas e motos;

Sistema de assistência de permanência em faixa (LKAS): identifica faixas de rodagem e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação;

Sistema para mitigação de evasão de pista (RDM): detecta a saída da pista e ajusta a direção para evitar acidentes;

Farol alto automático (AHB): comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

Outro destaque de segurança são os air bags, que estreiam nova tecnologia no Accord. As bolsas de ar do motorista e passageiros são dotadas de uma nova conformação que busca reduzir a rotação da cabeça em caso de colisões, diminuindo assim a possibilidade de lesões graves. Ao todo, o modelo possui 8 air bags: 2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 2 de joelhos.

Outros equipamentos que complementam o conjunto de itens de segurança do Accord são: monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema Isofix (fixação de assentos infantis).

Opções de cores e garantia

São três opções de cores: prata Esterlina metálico, preto Cristal perolizado e branco Topázio perolizado. O revestimento do interior é cinza claro no caso da cor externa branco Topázio perolizado. Nas demais, o acabamento interno é na cor preta.

O modelo tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.