Com 306 cv, nova geração do Mini Countryman SE ALL4 chega ao Brasil em duas versões elétricas por preço inicial de R$ 294,99 mil

Modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 s e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente | Foto: Divulgação

Potência de 306 cv e autonomia de 320 km com uma única carga das baterias. A nova geração do Mini Countryman SE ALL4 chega ao Brasil em duas versões, ambas elétricas: a Exclusive, por R$ 294,99 mil, e a Top, por R$ 339,99 mil.

Visualmente, o modelo está mais imponente, pois cresceu significativamente em relação à geração anterior: agora mede 4,43 m de comprimento (13,6 cm maior), 1,84 m de largura (2 cm maior), 1,64 m de altura (7 cm mais alto) e 2,69 m de entre-eixos (2 cm maior). Na prática, motorista e o passageiro dos bancos dianteiros ganham quase 3 cm de largura adicional nos ombros e cotovelos. Os bancos traseiros também aumentaram a largura dos ombros em 2,5 cm. Para bagagem, o porta-malas passa a ter 460 litros de capacidade (55 litros a mais que a geração anterior). Com os bancos rebatidos, a capacidade é de 1.450 litros.
 

Os faróis, totalmente em LED, perdem a aparência arredondada e ganham vincos, dando um olhar mais esportivo. Grade, capô, para-choque e para-lamas têm desenho marcante. As rodas são 18″ ou 20″ e variam de acordo com a versão. Ambas possuem design inédito e são aerodinamicamente otimizadas, reforçando o caráter esportivo. Ainda na lateral, o design da coluna C com o logotipo ALL4, em referência ao modelo, apoia a linha do teto na traseira e faz com que pareça mais curto. A traseira traz linhas limpas e ostenta lanternas em LED na posição vertical.
 

Forma e função caminham lado a lado no novo Countryman. O modelo teve sua aerodinâmica aprimorada em túnel de vento para melhorar a eficiência para cortar o vento. O resultado é um valor de 0,26 cx para o Countryman totalmente elétrico – em comparação com 0,31 cx no modelo antecessor.

Interior inspirado nas origens

Releitura dos modelos Mini que reuniam todas as informações em um só lugar, enorme display redondo de 24 cm de diâmetro está posicionado ao centro do painel | Foto: Divulgação

Referência quando o assunto é um cockpit cativante, a Mini inspirou-se em suas origens com interior ergonômico e uso inteligente de espaço. Por dentro, o modelo tem como principal destaque um enorme display redondo de 24 cm de diâmetro, posicionado ao centro no painel, praticamente uma releitura dos modelos Mini que reuniam todas as informações em um só lugar. A tela OLED tem alta resolução e é a mesma utilizada nos smartphones mais modernos à venda no mercado.
 

Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio, é responsável por reunir todas as informações do veículo, desde o painel de instrumentos até os sistemas de assistência ao motorista e entretenimento. Equipada com o novo Mini Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz. Há ainda animações para entreter os ocupantes, como a possibilidade de ser um DJ movimentando os discos das carrapetas. O sistema de som da versão topo de linha é assinado pela Harman-Kardon.
 

O Mini Experience Modes tem elementos gráficos específicos no display OLED. Os fãs podem experimentar um visual completamente distinto em todo o interior do modelo através de gráficos de iluminação especiais em diferentes cores e padrões que estão por dentro do painel e superfícies. Além disso, os novos Mini Driving Sounds criam um ambiente único e futurista, mudando o som emitido nas acelerações de acordo com o modo de condução selecionado. Inúmeras funções podem ser controladas através do primeiro assistente de voz completo da marca. O Assistente Pessoal Inteligente pode ser ativado com a saudação “Hey Mini” ou usando o botão no volante. A interação controlada por voz ocorre no display OLED redondo na forma de animação de elementos gráficos, tipografia e avatar.

O design minimalista fica evidente do cockpit em uma barra de controle, posicionada logo abaixo da tela. Ela reúne quase todos os controles físicos necessários para o funcionamento do carro, incluindo as funções do câmbio. Isto elimina a necessidade do seletor de marcha e cria espaço no console central para porta-objetos. Por exemplo, os smartphones podem ser armazenados um grande compartimento e carregados sem fios ao mesmo tempo.
 

O painel e forros de porta utilizam materiais reciclados da indústria têxtil em dois tons, tornando o cockpit exclusivo e sustentável. Até mesmo o volante conta com uma peça de poliéster reciclado no seu raio inferior. A utilização desses materiais de alta qualidade e sustentáveis em detrimento aos materiais tradicionais reduz significativamente as emissões de CO₂ ao longo da cadeia e utiliza menos água na produção do que o algodão.

Dois motores elétricos

Na nova geração, os faróis são totalmente em LED e perdem a aparência arredondada, ganhando vincos | Foto: Divulgação

Dois motores elétricos com uma potência total de 306 cv e torque de 50,40 kgfm movem o Mini Countryman SE ALL4 em qualquer terreno. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 s e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. Além do desempenho esportivo nas acelerações, o novo Countryman mantém o DNA Go-Kart Feeling tradicional da marca. Com acerto de suspensão exclusivo, também contorna trechos sinuosos com maestria e estabilidade.
 

A bateria tem um conteúdo energético de 66,45 kWh e possibilita até 320 km de alcance ao novo Countryman, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Com capacidade de carregamento rápido de até 130 kW, pouco menos de 30 minutos são suficientes para carregar a bateria de 10% a 80%, garante a montadora.

 

Tecnologias de assistência

Sistemas de assistência inéditos no modelo, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, dão suporte ao motorista. Além do conhecido controle de velocidade adaptativo, o novo Countryman conta com o Steering and Lane Assistant, que oferece suporte ao motorista para se manter dentro da faixa de rodagem. Todas as opções oferecidas pelos sistemas avançados de assistência são visualizadas em tempo real por meio do Assisted View no display OLED.
 

Além das funções de estacionamento automático e do Parking View de 360 ​​graus, o novo Countryman é capaz de identificar possíveis vagas de estacionamento graças a 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras, e também pode iniciar de forma independente procedimentos de estacionamento com vagas restritas. 

O modelo também tem compatibilidade com o Mini App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, acionar a ventilação do carro ou programar o horário para carregamento. Além disso, com o Mini App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, alcance da bateria, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.
 

Os preços:

  • Mini Countryman SE ALL4 Exclusive: R$ 294,99 mil
  • Mini Countryman SE ALL4 Top: R$ 339,99 mil

Fonte: Mini

Deixe um comentário