Nova geração da Honda Pop ganha motor mais potente, câmbio semiautomático e partida elétrica na linha 2025

Lançado em 2007, o modelo mais acessível da Honda já vendeu 1,7 milhão de unidades em 17 anos de produção | Foto: Divulgação

Motor mais potente, transmissão semiautomática de quatro marchas e partida elétrica. A 5ª geração da Honda Pop 110i ES chega às lojas repleta de novidades por R$ 9.690,00, preço público sugerido com base para o São Paulo/SP, sem incluir despesas com frete ou seguro. Em 17 anos de produção, o modelo mais acessível da Honda já vendeu 1,7 milhão de unidades.

Quanto à parte ciclística, a moto manteve o chassi tubular de aço, com suspensão telescópica na dianteira e sistema de dois amortecedores na traseira. A frenagem é do tipo CBS – Combined Brake System, com tambores em ambas rodas – aro 17” na dianteira e 14” na traseira –, calçadas com pneus Michelin Pilot Street 2. Apesar dos novos equipamentos, o peso a seco permaneceu inalterado, em 87 kg.
 

O desejo primordial dos projetistas ao conceber a Pop 110i ES foi evitar qualquer tipo de excesso, um padrão que é seguido à risca desde o modelo pioneiro de 2007, inclusive para baratear custos. O resultado é uma personalidade coerente com o conceito de simplicidade pretendido para a própria utilização prática da motocicleta.

Um ponto de destaque é o banco, de dimensões amplas e conformação que privilegia o conforto, como deve ser em uma motocicleta destinada a usos múltiplos e intensivos. A escolha do revestimento texturizado busca não somente limitar a possibilidade de deslizamento do corpo do piloto e garupa em frenagens – lembrando que a Pop, ao contrário de outras motocicletas, não conta com o ponto de apoio natural proporcionado pelo tanque – como também oferecer um diferencial estético.
 

Painel de instrumentos da Pop 110i ES segue oferecendo apenas as informações básicas | Foto: Divulgação

Alças de aço tubular para passageiro cumprem o papel de apoio em deslocamentos em dupla e também servem um prático ponto de ancoragem para amarração de pequena carga ou bagagem na porção traseira do banco, que pode ser levantado, dando acesso ao tanque de combustível, bateria, jogo de ferramentas e suporte de capacetes.
 

Banco pode ser levantado, dando acesso ao tanque de combustível, bateria, jogo de ferramentas e suporte de capacetes | Foto: Divulgação

A trava de guidão está instalada sob a mesa da suspensão dianteira. A chave da trava de guidão é a mesma que destrava o assento e permite a ignição do motor, através do interruptor situado ao lado do painel de instrumentos.
 

Motor agora desenvolve 8,43 cv

O motor é um monocilíndrico arrefecido a ar, com uma pequena, mas importante diferença em relação ao que equipava a Pop 110i: agora a capacidade cúbica é de 109,5 cm3, contra os 109,1 cm3 anteriores. O ganho de potência de 6% (de 7,9 cv para 8,43 cv, sempre a 7.250 rpm) e 5% no torque (de 0,90 kgfm para 0,94 kgfm, sempre a 5.000 rpm) resultou em melhor resposta ao comando do acelerador e funcionamento do motor com menor índice de vibrações. A alimentação pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, introduzida em 2015, na 3ª geração da Pop, garante regularidade de funcionamento mesmo diante das mais variadas condições geográficas, de clima e combustível, revela a Honda.

Novo propulsor possibilita a diminuição de 400% na emissão de monóxido de carbono | Foto: Divulgação


Importante lembrar que um dos principais objetivos da introdução do novo motor na Pop é atender plenamente as exigências do Promot 5, mantendo o mesmo desempenho dinâmico, economia de combustível e durabilidade. O padrão de emissões alcançado da Pop 110i ES não apenas cumpre a norma estabelecida, mas a supera em larga medida, com diminuição de 400% na emissão de monóxido de carbono (CO), 360% em hidrocarbonetos (HC), 294% em óxidos de nitrogênio (NOx) e 150% nas emissões evaporativas.


Transmissão semiautomática

Equipada com o sistema de transmissão semiautomática e rotativo de quatro marchas, a nova Pop 110i ES eliminou a necessidade de gestão da alavanca de embreagem, um aspecto importante especialmente para os motociclistas recém-habilitados e/ou inexperientes. Outro detalhe que faz a diferença é o sistema rotativo, que permite engatar de 4ª marcha para neutro, facilitando ainda mais a pilotagem. Além deste fator, a natureza do sistema implica maior vida útil da transmissão como um todo, o que resultará em economia em termos de manutenção.
 

Garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, e as opções de cores são vermelho, branco e preto | Foto: Divulgação

O conjunto de suspensões é simples e eficiente: na dianteira a suspensão telescópica proporciona 100 mm de curso à roda aro 17”, dotada de pneu medida 60/100. Na traseira, o sistema é bichoque com curso de 83 mm. A roda traseira de 14” tem pneu medida 80/100. 

Os freios CBS – Combined Brake System, ou simplesmente Combi Brake, são a tambor, com 110 mm de diâmetro. A segurança da frenagem CBS, especialmente para motociclistas iniciantes, se alia à facilidade de manutenção e baixo custo. Outo fator positivo é a altura do banco em relação ao solo, que na nova Pop 110 ES foi reduzida a 74,5 cm (antes 74,9 cm), contribuindo para um melhor domínio e sensação de segurança. 

A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 km ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 km ou 6 meses. As opções de cores disponíveis são preto, vermelho e branco.