Nova geração da Honda CG chega às lojas em novembro por preço inicial de R$ 17,17 mil

Recurso que protege o tanque em caso de quedas é uma das novidades na linha 2025 | Foto: Divulgação

Lançada em 1976, a veterana Honda CG chega à 10ª geração com novidades visuais e mecânicas. Os preços públicos sugeridos – com base para o Estado de São Paulo e sem incluir despesas com frete e seguro – vão de R$ 17,17 mil (CG 160 Cargo CBS) a R$ 19,23 mil (CG 160 Titan ABS). A novidade chega às concessionárias a partir de novembro com 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). 

Quanto ao design, a tecnologia que protege o tanque metálico com superfícies plásticas, já adotada na Sahara, Tornado e Bros 2025, também está presente na nova geração da CG, cujas versões se diferenciam por meio de aletas laterais maiores na Titan e Fan, enquanto na Start e Cargo as laterais do conjunto são mais essenciais. O recurso de encapsular o reservatório de combustível, agora com 14 litros de capacidade, é uma solução com dupla função, pois reduz o custo de manutenção em caso de pequenos acidentes. Também são novas a rabeta, a lanterna traseira, as alças e as pedaleiras do garupa em alumínio.

Quadro de instrumentos é do tipo digital blackout na Titan e na Fan, mas tem iluminação convencional nas demais versões | Foto: Divulgação

O quadro de instrumentos é inédito, do tipo digital blackout na Titan e Fan e com iluminação convencional nas demais versões. O indicador de marcha é um recurso novo, presente em todas as CG 2025, assim como o indicador de consumo de combustível. A versão topo de linha, a 160 Titan, traz porta USB-C para carregar equipamentos eletrônicos como celulares e sistemas de navegação. O dispositivo, situado nas proximidades do painel, é oferecido como opcional para a CG 160 Fan. Outra distinção exclusiva da CG 160 Titan são as rodas em liga-leve de novo desenho.

Novo motor desenvolve 14,7 cv

Potência máxima de 14,7 cv com etanol e 14,4 cv com gasolina está disponível a 8.000 rpm | Foto: Divulgação

O motor da CG 160 é o monocilíndrico 4T arrefecido a ar com comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft), de 162,7 cm3, que atua em balancins roletados. A lubrificação é forçada por bomba trocoidal.

A tecnologia FlexOne no sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que admite o uso de etanol e gasolina em proporções diferentes, está presente nas versões Titan, Fan e Cargo. A potência máxima é de 14,7 cv com etanol e 14,4 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,43 kgfm com etanol e 1,41 kgfm com gasolina, a 6.750 rpm. Na CG 160 Start o combustível admitido pelo sistema PGM-FI é apenas a gasolina, com valores de potência e torque iguais ao anunciado para as versões que se valem da tecnologia FlexOne.

A adequação ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – Promot 5, fez com que os índices de emissões fossem reduzidos ainda mais nesta 10ª geração da CG, com significativa diminuição na emissão de CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e NOx (óxidos de nitrogênio). Também as emissões evaporativas de HC (hidrocarbonetos) decresceram por conta da instalação de um cânister, filtro destinado à absorção do vapor de combustível. Na medição de ruído parado também houve decréscimo. Todas as CG 2025 contam com câmbio de cinco velocidades, embreagem de tipo multidisco em banho de óleo acionada por cabo.

Nova suspensão dianteira

O chassi de todas as CG é tipo Diamond de aço. Uma importante modernização da linha 2025 é a adoção de um novo tipo de suspensão dianteira, com tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, de 31 mmØ. O curso da roda dianteira, de 18”, é de 120 mm. Na traseira, a suspensão conta com dois conjuntos mola/amortecedor, ancorados a um novo braço oscilante de aço com perfil retangular, que oferece curso de 106 mm à roda, também de 18”.

Os pneus da CG 160 Titan são os Michelin Pilot Street 2 tubeless (sem câmara) medida 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 atrás. Nas outras versões as medidas são as mesmas, com pneus Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600, também tubeless (sem câmara) em todas as versões.

Freios ABS vêm apenas na Titan, pois nas demais versões é do tio CBS | Foto: Divulgação


Titan recebe freios ABS

Na CG 160 Titan 2025 estreia o sistema de freio ABS – Antilock Braking System de um canal, no disco da roda dianteira, de 240 mmØ com cáliper de dois pistões, na traseira o disco, de 220 mm tem cáliper de pistão simples. Nas demais versões, o sistema de frenagem é o CBS – Combined Brake System, com disco dianteiro de 240 mm‚ e pinça de pistão simples. Na traseira o tambor de freio tem 130 mmØ. O peso a seco da CG 160 Titan 2025 é de 120 kg, a CG 160 Fan pesa 119 kg, e CG 160 Start 117 kg e a CG 160 Cargo 122 kg.

Os preços:

Confira os preços públicos sugeridos, com base São Paulo/SP, que não incluem despesas com frete ou seguro:

  • CG 160 Titan ABS: R$ 19,23 mil
  • CG 160 Fan CBS: R$ 17,72 mil
  • CG 160 Start CBS: R$ 16,19 mil
  • CG 160 Cargo CBS: R$ 17,17 mil

Fonte: Honda Motos