Nova Ford Ranger Black começa a ser vendida por R$ 219,99 mil

Picape vem com estribos fixos na cor preta e pneus 255/70R18 All-Terrain | Foto: Divulgação

Repleta de detalhes escurecidos, a nova Ford Ranger Black começa a ser vendida por R$ 219,99 mil. Os cem primeiros compradores do modelo recebem gratuitamente protetor de caçamba e capota marítima elétrica.

Fabricada em Pacheco, na Argentina, a nova Ranger já vendeu mais de 26 mil unidades desde o ano passado e hoje é vice-líder do segmento. Por fora, a nova versão Black traz grade dianteira, santo-antônio, retrovisores e as rodas de 18” na cor grafite “Bolder Gray”.  A picape vem com para-choques dianteiros e maçanetas na cor da carroceria, estribos fixos na cor preta e pneus 255/70R18 All-Terrain, iguais aos da versão Limited. São 5 opções de cores: as perolizadas preto Gales, cinza Moscou e azul Belize, a metálica prata Geada e a sólida branco Ártico.

Outro detalhe é a inscrição “So long as it’s black”, com a assinatura de Henry Ford na lateral dianteira. Essa citação faz parte da sua famosa frase, de que os clientes da marca podiam escolher um carro de qualquer cor “desde que fosse preta” – tinta de secagem mais rápida na época para atender ao volume de produção.

Interior em tons escuros

Versão conta com bancos parcialmente em couro e emblema Black no encosto | Foto: Divulgação

A cabine é igualmente exclusiva: tem bancos parcialmente em couro com o emblema Black no encosto, volante com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia Sync 4 com tela de 10”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregador por indução. O ambiente em tons escuros segue o mesmo conceito de design do exterior.

O interior tem como base a cor preta, com detalhes em grafite e metal fumê. Além do teto preto da Ranger Raptor, ela conta com vários itens de acabamento da versão de topo XLT, incluindo o volante revestido em couro, a moldura da central multimídia e saídas de ar em black piano.

Motor 2.0 de 170 cv

O motor Panther 2.0 turbodiesel, com potência de 170 cv (a 3.500 rpm) e torque de 41,2 kgfm (1.750-2.500 rpm), tem quatro cilindros, tecnologia de redução de atrito e baixíssimo nível de ruído e emissões. Conforme a montadora, a picape faz 12,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade, o que permite uma autonomia média de 880 km com o tanque de 80 litros.

Além de controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade, a Black tem quatro modos de condução que ajustam o veículo automaticamente para o melhor desempenho em cada situação de rodagem: Normal, Eco, Rebocar e Escorregadio. Modelo vem com faróis full LED, 7 air bags, câmera e sensor de ré, piloto automático e alarme perimétrico.

Por fora, a nova versão tem grade dianteira, santo-antônio, retrovisores e as rodas aro 18” na cor grafite “Bolder Gray” | Foto: Divulgação

Dimensões e capacidades

Com 5,37 m de comprimento, 1,88 m de altura e 3,27 m de entre-eixos, a Ranger tem bons ângulos de ataque (30°), saída (26°) e transposição (22°).

A caçamba com capacidade para 1.250 litros e 1.031 kg se transforma num imenso porta-malas, com degrau de acesso, seis ganchos de ancoragem, tomada 12 V e tampa com assistência de abertura e fechamento que facilitam o transporte de diferentes tipos de objetos.

A boa dinâmica veicular e dirigibilidade da Ranger se deve muito, também, à nova suspensão, garante a Ford. A picape é a única com amortecedores externos à longarina na traseira e feixes de quatro estágios que garantem uma articulação do eixo 12% maior, proporcionando um rodar mais confortável mesmo sem carga. A suspensão dianteira independente, MacPherson, tem amortecedores com batentes hidráulicos.