Nissan Versa: confira o teste do sedã compacto que tem estilo, espaço e segurança de sedã médio

Na traseira, a única mudança é a adoção de um discreto aerofólio | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Nos últimos 10 anos, os sedãs compactos cresceram significativamente no tamanho, se aproximando bastante dos sedãs médios. O Nissan Versa é um legítimo representante desta nova geração ‘‘marombada’’. Tanto é que muitos o confundem com o irmão maior Sentra e o chamam de ‘‘mini-Sentra’’. Em junho de 2023, a quarta geração recebeu um facelift, que veio acompanhado da adição de novos equipamentos. Confira itens de série, dados técnicos, economia e desempenho.   

A versão enviada para o tradicional teste de uma semana foi a topo de linha Exclusive, vendida por R$ 129,5 mil. A nova cor cinza Lunar, uma tonalidade que lembra bastante a cor de cimento, chamou muito atenção nas ruas. As principais mudanças visuais concentram-se na frente, com nova grade e para-choque remodelados dentro do conceito V-motion. Na traseira, a única mudança é a adoção de um discreto aerofólio. Essa versão topo de linha é equipada com rodas em liga-leva aro 17’’ calçadas com pneus 205/50. 

Bom espaço no banco traseiro graças aos 4,49 m de comprimento e aos aos 2,62 m de entre-eixos | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O espaço para motorista e passageiros é ótimo, graças às generosas dimensões: o Versa tem 4,49 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,47 m de altura, comportando 482 litros de bagagens no porta-malas. A título de comparação, o Sentra tem 4,64 m de comprimento, 2,71 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,46 m de altura, levando 466 litros no porta-malas. A maior largura e comprimento conferem ao Sentra um porte mais esportivo e sofisticado. Até porque está em um patamar acima em termos de dirigibilidade, potência (motor 2.0 a gasolina com 151 cv a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm) e preço, que começa em R$ 151,49 mil e vai até R$ 176,69 mil. Mas, de qualquer maneira, é sempre bom para um carro como o Versa ser confundido com o irmão maior e mais caro.

Porta-malas do Versa leva 482 litros de bagagens e é 16 litros maior que o do Sentra | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

A direção com assistência elétrica do Versa facilita as manobras de estacionamento, contando com regulagem de altura e profundidade. O isolamento acústico foi aperfeiçoado com a adoção de vidros dianteiros mais espessos, materiais isolantes nas colunas A e no painel, vedação da lateral da carroceria, contorno de todas as portas e isolamento do capô.

A suspensão tem calibragem voltada para o conforto, porém sem sacrificar a estabilidade, como ficou comprovado nas curvas da Serra Gaúcha. Este foi um test-drive inesquecível, pois o Versa foi submetido a condições bastante severas depois que um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul nos dias 17 e 18 de novembro de 2023. Como dezenas de barreiras haviam caído nas estradas até Bento Gonçalves, a ida, no dia 18, um sábado, ocorreu por estradas de chão na região de Feliz e Salvador do Sul, aumentando o percurso original em cerca de 60 km.

Durante o teste, foi preciso encarar a fúria da natureza na subida da Serra Gaúcha | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Uma aventura e tanto – tudo para não perder as atrações do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos. Tive a impressão de estar participando do filme Twister, tamanhas as adversidades: chuva torrencial, deslizamentos, asfalto desmoronando e pedras gigantes caindo dos morros. A natureza às vezes é implacável. Como a região da Serra ficou ilhada com novas quedas de barreiras durante o dia, não foi possível voltar para casa e a solução foi achar um hotel. O retorno, no domingo, dia 19, teve mais 60 km de estradas de chão em péssimas condições, onde o recomendado seria rodar de Frontier. Mas o Versa aguentou firme todos os desafios.       

E isso tudo com boa economia: 13,6 km/l com gasolina, em percurso misto, rodando apenas metade do tempo na estrada. O consumo oficial com gasolina é de 11,55 km/l na cidade e 14,68 km/l na rodovia. Com álcool, o carro faz 7,92 km/l na cidade e 10,23 km/l na estrada.

Motor 1.6 gera 113 cv

Propulsor dá conta do recado para os 1.139 kg do sedã, mas uns 15 ou 20 cavalinhos a mais já seriam suficientes para garantir um fôlego extra | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O motor 1.6 16V Flex segue o mesmo para todas as versões, gerando potência de 113 cv com álcool e 110 cv com gasolina a 5.600 rpm, bem como torque de 15,3 kgfm/15,2 kgfm, respectivamente. Esse propulsor dá conta do recado para os 1.139 kg do sedã, mas uns 15 ou 20 cavalinhos a mais já seriam suficientes para garantir um fôlego extra.

O câmbio CVT tem funcionamento suave e silencioso, contando com o modo “Sport” e a função “D-Step”, que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação.

A bordo, bom acabamento

Materiais suaves ao toque estão no painel central e nas portas | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

A cabine desta versão topo de linha conta com acabamentos suaves ao toque, feitos em material sintético (no painel central e portas), bem como bancos em couro bicolor. Produzidos com a tecnologia Gravidade Zero, os assentos dianteiros distribuem de forma adequada o peso no tórax, lombar e pelve para reduzir o cansaço, o que pôde ser comprovado durante o teste: a viagem de Novo Hamburgo até Bento Gonçalves demorou quase 4 horas devido às quedas de barreiras, mais que o dobro da 1h30 necessária em condições normais.  

Ao todo, 18 porta-objetos estão espalhados pelo interior para acomodar pequenos itens de uso do dia a dia, como garrafas d’água, chaves e celulares. Na linha 2024, a Exclusive passou a ser equipada com nova multimídia de 8’’ com Apple Car Play e Android Auto e apoio de braço com USB-C.

Alerta de colisão frontal para toda a linha

Principais mudanças visuais concentram-se na frente, com nova grade e para-choque remodelados | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

A principal novidade em termos de itens de série é que o Alerta de colisão frontal e o assistente de frenagem passam a ser itens de série para toda a linha.

O Alerta de Colisão Frontal agora conta com câmera atrás do retrovisor interno, que atua junto com o radar no para-choque, como no crossover Kicks, tornando ainda mais preciso o reconhecimento de objetos. O sistema, juntamente com o Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), integra o Intelligent Safety Shield, o escudo de segurança da Nissan que também é composto por Alerta de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros), Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Seat Alert), Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), Monitoramento de Ponto Cego (BSW), Visão 360º Inteligente (AVM) e Detector de Objetos em Movimento (MOD).

Resumo da Resenha

Merece elogios a qualidade de construção do carro, que tem 3 anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem. O facelift e a adição do Alerta de Colisão Frontal e o Assistente de Frenagem para todas as versões aumentaram o apelo de compra do Versa. A topo de linha Exclusive é recheada de mimos, mas a configuração de entrada Sense já vem muito bem equipada e sai por R$ 107,49 mil, oferecendo ótimo custo-benefício.