Nissan Sentra Advance: focada no custo-benefício, versão de entrada traz requinte e bom nível de equipamentos

Exemplar enviado pela montadora é na cor cinza grafite, que tem um custo extra de R$ 2,1 mil | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

No mundo automotivo, versões de entrada costumam ser despojadas de equipamentos para conquistar o consumidor principalmente pelo quesito preço. Uma das exceções é o Nissan Sentra, que traz bom nível de conteúdo desde a configuração Advance CVT, comercializada por R$ 166,79 mil – R$ 21,7 mil a menos que os R$ 188,49 mil cobrados pela topo de linha Exclusive CVT. Confira equipamentos, desempenho e consumo nas Impressões ao Dirigir. 

O exemplar enviado pela montadora é na cor cinza grafite, que tem um custo extra de R$ 2,1 mil. Se fosse nessa mesma cor mas com o teto preto, o total seria de R$ 3,1 mil. A boa notícia é que a linha 2025, lançada em junho de 2024, ganhou equipamentos: Monitoramento de Ponto Cego (BSI), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP) e Faróis Automáticos Inteligentes (HBA), sistema de travamento automático das portas com o carro em movimento, destravamento das portas em caso de acidente e nova chave I-Key. 

Interior predominantemente preto e bons materiais de acabamento | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Importante atentar que itens como teto solar elétrico e piloto automático adaptativo (ACC) – que na Nissan chama-se Piloto Automático Inteligente (ICC) – estão disponíveis apenas na topo de linha.

Internamente, o acabamento é de ótima qualidade. É claro que não tem o charme da cor caramelo presente no pacote premium, um opcional vendido na Exclusive, que custa R$ 1,7 mil. Mesmo assim, agrada pelo visual e pelos materiais agradáveis ao toque. O freio de mão – ou melhor, de pé – destoa da modernidade proposta: carro merece um freio de estacionamento elétrico.

Sedã tem 4,65 m de comprimento

Dimensões resultam em um carro de proporções largas e baixa | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Externamente, as dimensões – 4,65 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,46 m de altura – resultam em um carro de proporções largas e baixas. Essa mesma receita também contribui para a ótima estabilidade do Sentra, mesmo nas curvas mais fechadas, graças também à suspensão traseira multilink e aos controles eletrônicos. Poderia ser ainda melhor se distribuição de peso fosse otimizada, pois tem 61% do peso na frente e 39% atrás. As rodas aro 17” raiadas são calçadas com pneus 215/50.

Espaço para quem vai atrás é muito bom devido ao generoso entre-eixos de 2,71 m | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

A distância para as pernas de quem viaja atrás é muito boa devido ao generoso entre-eixos de 2,71 m. O porta-malas comporta bons 466 litros e o tanque, 47 litros de combustível. A calibragem da suspensão agrada pelos bons níveis de conforto. Modelo tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.   

Porta-malas comporta bons 466 litros de bagagens | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Motor com injeção direta de 151 cv

Equipado com injeção direta, o motor 2.0 de 4 cilindros aspirado funciona somente com gasolina e rende 151 cv a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm. Conforme medições feitas pela Nissan, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,4 s e a velocidade máxima é de 200 km/h. Bons números para um veículo aspirado e com 1.381 kg (a versão topo de linha pesa 1.410 kg).

O 2.0 de 4 cilindros aspirado funciona somente com gasolina | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O desempenho do motor agrada e é aproveitado ao máximo pelo câmbio CVT, que simula 8 marchas. As trocas também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Além da boa estabilidade, impressiona o silêncio a bordo durante as viagens.

O baixo coeficiente aerodinâmico (cx) de 0,30 é decisivo para a economia de combustível. Conforme o Inmetro, na cidade o modelo consome 11 km/l e, na estrada, 13,9 km/l. O botão Econ ajuda a economizar, mas precisa ser acionado todas as vezes em que o carro é ligado. Em trechos de estrada, o modelo chegou a atingir 16 km/l, bem acima do prometido. Ao longo de 413 km de testes, porém, a média geral ficou bem abaixo disso, em 9,2 km/l (50% estrada e 50% cidade).

Transmissão CVT simula 8 marchas e tem funcionamento suave | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Resumo da Resenha

São cada vez mais raras as opções entre os sedãs médios no Brasil. Além de moderno e confortável, o Sentra Advance tem ótima qualidade de construção e, nesse quesito, não deve em nada para o seu principal concorrente, o Toyota Corolla.

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