Moderno e estiloso: Peugeot 2008 recebe completo banho de loja
Agumas reestilizações são tão leves que exigem um olhar muito atento para perceber o que realmente mudou. Esse, porém, não é o caso do Peugeot 2008. O bisturi pegou valendo e a linha 2025, lançada em agosto de 2024, sofreu profundas intervenções cirúrgicas. O resultado é um carro bonito e estiloso. Mas como beleza nem sempre põe a mesa, como será que é o desempenho do modelo? Confira todos os detalhes nas Impressões ao Dirigir.
A versão enviada pela montadora para o tradicional teste de uma semana é a topo de linha GT, comercializada por R$ 169,9 mil. Abaixo dela estão a Allure (R$ 149,9 mil) e a Active (R$ 139,9 mil). O modelo é o primeiro no Brasil a receber a nova identidade global da marca francesa, que pertence à Stellantis. São novos os faróis, para-choques que abrigam três “garras do leão” em LED nas extremidades e a grade com pespontos cromados, que ostenta o novo logotipo da Peugeot. Nas laterais, destaque para as rodas aro 17” diamantadas, calçadas com pneus 215/60, que têm um visual moderno, lembrando as usadas em alguns modelos de carros elétricos. Por fim, as lanternas traseiras em LED são interligadas, de fora a fora, por uma faixa em preto brilhante.
Internamente, as mudanças são mais sutis. E nem precisava: o i-Cockpit segue moderno e diferente de tudo o que há no mercado, caracterizando-se pelo painel de instrumentos elevado e pelo volante Sport Drive de dimensões reduzidas. Ao contrário da maioria dos modelos, em que as informações do cluster são observadas pelo motorista através do aro do volante, no Sport Drive os dados são checados por cima dele. O cluster tem 10” e recebeu novo grafismo, mas informações como consumo e distância percorrida poderiam ser exibidas com numerais maiores para facilitar a visualização. Nesta versão GT, o painel tem efeito 3D. Também compõe o i-Cockpit a multimídia central de 10,3” com alta definição e que permite espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Quando é engatada a marcha à ré, o sistema Visio Park 360° exibe, nessa tela, diversas imagens do entorno, facilitando as manobras.
Abaixo da multimídia, estão localizados os botões que comandam diversas funções, como ar-condicionado e pisca-alerta. Na faixa central do painel, o acabamento Carbon imita fibra de carbono, mas a parte superior é feita em plástico duro. O teto solar elétrico de grandes proporções garante boa luminosidade a bordo e os bancos em couro proporcionam bom nível de conforto. Já as pedaleiras cromadas dão um toque extra de esportividade. O capricho do acabamento está presente inclusive nos pequenos detalhes: os orifícios de fixação do sistema Isofix, para as cadeirinhas de bebê, contam com zíperes, permanecendo fechados quando não são usados.
Motor turbo desenvolve 130 cv
O motor 1.0 de 3 cilindros Turbo 200 é o mesmo usado no Peugeot 208 e também em outros modelos da Stellantis. A potência máxima é de 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool, ambos a 5.750 rpm. O torque máximo de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis já está disponível a apenas 1.750 rpm. Na prática, isso significa que não é necessário pisar muito no acelerador para o carro ter bom desempenho, tornando a condução muito agradável – especialmente na cidade. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,1 s com gasolina ou álcool, enquanto a velocidade máxima é de 191 km/h com gasolina e 194 km/h com álcool.
Apesar de não empolgar tanto quanto no 208, esse motor agrada na maioria das situações. Os 123 kg a menos do 208 Stylle garantem tempos melhores de aceleração: 0 a 100 km/h em 9 s com álcool e 9,2 s com gasolina, bem como máxima de 206 km/h com qualquer um dos combustíveis. A versão GT do 2008 pesa 1.300 kg, enquanto a de entrada Active pesa 1.264 kg.
O exemplar testado estava abastecido com gasolina, o que resultou na média de 15 km/l na estrada, superior aos 13,7 km/l prometidos pela fábrica. Na cidade, segundo a Peugeot, o modelo faz 12,3 km/l, mas a nossa média foi de 10 km/l. Com álcool, a montadora diz que o consumo é de 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na rodovia. Ao longo dos 695 km do teste, a média geral (70% estrada e 30% cidade) foi de 12,3 km/l.
Para extrair o máximo de economia, o câmbio CVT é decisivo, mantendo sempre os giros do motor em condições ideais. Com 7 marchas simuladas, oferece modo Sport e trocas manuais por meio das borboletas atrás do volante.
Dimensões
O 2008 tem 4,31 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,55 m de altura, proporcionando bom espaço para os ocupantes. Tanque de combustível comporta 47 l e o porta-malas, 419 l.
Equipamentos de série
Modelo traz alertas de ponto cego e colisão, frenagem de emergência automática, alerta e correção de permanência em faixa, detector de fadiga e reconhecimento automático de placas de velocidade, que exibe as máximas das vias no painel. Versão GT vem com 6 air bags, enquanto as demais contam com 4 bolsas infláveis.
Resumo da Resenha
Moderno e gostoso de dirigir, o 2008 peca ao não oferecer piloto automático adaptativo (ACC), disponível apenas na versão elétrica e-2008 GT (clique para conferir o teste). Os comandos para acionar o piloto automático tradicional, aliás, ficam atrás do volante, em local de difícil visualização pelo motorista, que precisa memorizar as funções de cada botão para que possa usá-los quando estiver dirigindo. Colocar esses comandos no volante simplificaria tudo e deixaria o acionamento mais seguro.