Míssil chinês: dirigimos o BYD Seal, que tem 531 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 s

São Paulo – Moderno, tecnológico e rápido, muito rápido. O cupê esportivo BYD Seal chega ao Brasil esbanjando potência e desempenho. São 531 cv, o que lhe permite andar lado a lado com os mais famosos superesportivos do mundo, pois demora apenas 3,8 s para acelerar de 0 a 100 km/h. Fica devendo apenas na velocidade máxima, limitada a 180 km/h. Além da boa autonomia (372 km pelo ciclo do Inmetro), o chinês surpreende pelo preço: R$ 296,8 mil, bem abaixo de modelos como Porsche Taycan, vendido no País por valores que começam em R$ 615 mil e passam de R$ 1 milhão.

Com visual que lembra Tesla e Porsche, Seal desembarca no mercado nacional por R$ 296,8 mil | Foto: Divulgação

O lançamento oficial do carro ocorreu na noite desta quarta-feira (30), em um badalado evento no JK Iguatemi para imprensa especializada e convidados. No dia seguinte, foi a vez de testar o modelo pelas ruas da capital paulista. À primeira vista, o Seal se destaca pelas proporções, utilizando-se de uma fórmula consagrada nos melhores esportivos: o carro é comprido (4,80 m), baixo (1,46 m) e largo (1,87 m). As rodas aro 19” têm visual moderno e são calçadas com pneus 235/45.  

Pode parecer antagônico, mas ao mesmo tempo que o seu design lembra o Tesla Model S e também o Porsche Taycan, ainda assim tem personalidade própria. As maçanetas ficam embutidas para reduzir o arrasto aerodinâmico e são projetadas para fora somente no momento em que motorista e passageiros precisam entrar e sair. O coeficiente de arrasto (Cx) é de apenas 0,219. Na cor preta, o modelo impõe ainda mais respeito, mas há também as opções azul Glacial, cinza Atlantis, branco Bright, preto Cosmos, verde Courtyard e cinza Acetinado

Torque de 60,2 kgfm é liberado instantaneamente e transferido às 4 rodas pelos dois motores | Foto: Divulgação

São dois motores, um instalado em cada eixo, que juntos geram 60,2 kgfm de torque. Ao apertar o botão start-stop, sabe-se que o carro está ligado apenas pela indicação no painel, pois o silêncio é quase absoluto. No modo Eco, o Seal é civilizado e até dócil: as respostas do acelerador são rápidas, mas sem sustos. Nem parece que 531 cv estão à espreita para relinchar e empurrar o veículo com toda a força a qualquer momento. Mas basta um toque na tecla “Mode” para selecionar a opção Sport. Aí, meus caros, o temperamento se transforma de maneira brutal e o carro vira o capeta.

Já dirigi carros com motor a combustão com mais de 500 cv, chegando até a 700 cv, mas entre acelerar fundo e o giro do motor aumentar, sempre há um “delay”, por menor que seja. Porém, em um elétrico tudo é diferente: a entrega de torque é instantânea. Com o pé no fundo, o corpo é jogado com muita força para trás, colando a cabeça no encosto. Tudo isso ocorre com muito silêncio, sem o tradicional rugido de um motor V8 ou V10. As acelerações são tão fortes que, em alguns momentos chegam a ser assustadoras, exigindo cautela mesmo de motoristas experientes. E olha que o carro não é nada leve, pesando 2.185 kg – uma tonelada a mais que um modelo equivalente a combustão. Apesar de toda essa adrenalina, em nenhum momento o Seal cantou pneu, graças à tração nas quatro rodas e ao Controle inteligente de Adaptação de Torque, que mantém tração máxima em cada roda e transmite segurança nas curvas. Os freios são eficientes e estão à altura da cavalaria.

Assistência à condução

A versão única vendida no Brasil vem bem equipada de fábrica, contando com Controle de Cruzeiro Adaptativo e o Controle de Cruzeiro Inteligente, Aviso de Colisão Dianteira e Traseira, Frenagem de Emergência Automática, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Freio de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência de Manutenção de Faixa, Assistência de Mudança de Faixa e Manutenção de Faixa de Emergência.

Na hora de estacionar, ajuda bastante a câmera panorâmica, que fornece visibilidade de 360 graus. O modelo conta, ainda, com 8 air bags.

Conforto a bordo

No cockpit, muito espaço e bons acabamentos. Mas o carro bem que merecia um volante com visual exclusivo… | Foto: Divulgação

Por dentro, o Seal oferece ótimo espaço e materiais de acabamento de primeira – patamar superior, inclusive, ao que se encontra na Tesla. Um teto solar de grandes dimensões garante boa luminosidade a bordo, mas as regulagens de altura e profundidade do volante são feitas manualmente por uma alavanca. Não é o fim do mundo, mas num carro elétrico, bem que esse ajuste também poderia ser elétrico, não concordam? E digo mais: o Seal é um carro tão descolado que merecia também um volante exclusivo – e não o mesmo usado no Dolphin e no Yuan Plus.   

A tecnologia é outro ponto forte. O sistema de conexão inteligente 4G permite atualizações dos recursos de entretenimento via Over The Air (OTA), idêntico ao que ocorre com os smartphones. Ao centro do painel, há a tela gigante do sistema multimídia, com 15,6”, que pode ser rotacionada por meio de um botão e permanecer na horizontal ou na vertical, como se fosse um tablet. Além da função de voz, conta com Android Auto e Apple CarPlay. O Seal oferece, ainda, o carregamento sem fio para smartphones.

Tela do sistema multimídia pode ser rotacionada, permanecendo na horizontal ou na vertical | Foto: Divulgação

O painel instrumentos é igualmente digital no tamanho de 10,25’’. Já o sistema de som Dynaudio é composto com 12 alto-falantes.

Bateria faz parte da estrutura do carro

Um detalhe interessante é que no Seal, a bateria Blade faz parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança. A BYD chama essa tecnologia de Cell-to-Body (CTB). Outro diferencial é a e-Platform 3.0, projetada exclusivamente para veículos elétricos puros. Ou seja: não há adaptações, como ocorre com muitos modelos a combustão que são transformados para elétrico.

Conforme a montadora, a potência máxima de recarga chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia. A bateria Blade tem garantia de oito anos sem limite de quilometragem. A garantia também é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétrico e o controller.

Revisões agora são grátis para o Seal e para os demais veículos

Durante o evento de lançamento do Seal, a BYD anunciou que a partir de agora toda a sua linha de carros 100% elétricos passa a contar com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil km. A revisão, aliás, só ocorre a cada 20 mil km, e não aos 10 mil km, como nos veículos a combustão.

Viagem a convite da BYD