Mercedes-Benz Sprinter ganha versão elétrica que promete 478 km de autonomia e tem preço inicial de R$ 482,9 mil
A veterana Mercedes-Benz Sprinter, conhecida por seu valente motor turbodiesel, quem diria, ganha agora uma versão elétrica. Com 200 cv de potência e prometendo 478 km de autonomia, a van eSprinter chegou ao mercado brasileiro em dezembro de 2024 e está disponível nas configurações Truck, Furgão e Furgão Vidrado de 3.5 e 4,25 toneladas com preço público sugerido a partir de R$ 482,9 mil.
Os locais de produção da nova eSprinter são as fábricas da Mercedes-Benz Vans em North Charleston, SC/USA, além de Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha. As versões que chegam ao Brasil vêm das fábricas alemãs. Ao todo, a Mercedes-Benz Vans está investindo cerca de 350 milhões de euros no produto de 2021 a 2024, sendo cerca de 150 milhões de euros desse valor destinados ao ajuste da produção nas três fábricas. Além disso, como a sustentabilidade é um princípio central na Mercedes-Benz, o veículo é produzido de forma carbon neutral.
A linha conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh) para oferecer a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga. Assim como no portfólio a combustão, a eSprinter terá o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de tonelagem e entre eixos. “O lançamento da Sprinter elétrica no Brasil representa um marco muito importante para a marca, pois reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no país. Este é um passo fundamental para atender à crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e ecológicas”, afirma o presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Ronald Koning.
Solução integrada de carregamento
Pensando em uma experiência completa na aquisição do produto, a Mercedes-Benz se preocupou em estabelecer uma parceria com a WEG, empresa multinacional brasileira fabricante de equipamentos elétricos e eletrônicos com um portfólio amplo de soluções para recarga veicular. Dessa forma, a marca fornece os equipamentos necessários e orientações sobre a melhor estratégia de recarga para cada negócio. A aquisição do equipamento é opcional, tendo em vista que existem clientes que já possuem uma estrutura de recarga.
Como todas as vans elétricas da Mercedes-Benz, a nova eSprinter é capaz de carregar tanto com corrente alternada (AC) quanto com corrente contínua (DC). O carregador a bordo, que converte a corrente no veículo quando a recarga é feita com corrente alternada, como em uma wallbox, tem uma potência máxima de 11 kW. Para minimizar o tempo de recarga para os clientes, o veículo pode ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido. A recarga rápida de 10% a 80% da capacidade leva cerca de 93 minutos para a bateria de 113 kWh.
A nova eSprinter é altamente versátil e possibilita que os clientes optem por uma maior autonomia ou capacidade de carga, devido a uma ampla gama de versões disponíveis. Equipada com a maior bateria disponível no mercado, a autonomia é de até 478 km, com base na metodologia de testes europeia WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) que avalia e certifica a eficiência energética e as emissões de gases de escape de veículos para o continente. Dessa forma, o alcance certificado torna o veículo ideal tanto para o uso urbano diário quanto para distâncias mais longas.
A tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) elimina o uso de cobalto ou níquel, sendo ideal para veículos comerciais leves devido à sua alta durabilidade. Com capacidade de carga de até 14 metros cúbicos e peso bruto total permitido de até 4,25 toneladas, a eSprinter com tração traseira é tão versátil quanto sua versão com motor à combustão.
Layout modular
A nova eSprinter tem como base um novo conceito composto por três módulos, facilitando a adaptação da plataforma a uma infinidade de variantes de veículos. O módulo frontal contém todos os componentes de alta voltagem e pode ser combinado com todas as versões, independentemente da distância entre eixos e do tamanho da bateria.
A bateria de alta voltagem integrada está localizada no módulo central, protegida por um robusto invólucro no assoalho do veículo. Essa localização resulta em um centro de gravidade baixo e influencia positivamente o comportamento do veículo. Além disso, o módulo traseiro abriga o motor elétrico compacto e potente, que aciona diretamente o eixo traseiro.
Motorização elétrica
Os principais componentes do powertrain elétrico incluem duas inovações: o motor eficiente e o eixo traseiro elétrico. Ambos são instalados pela primeira vez em uma van elétrica da Mercedes-Benz.
O motor síncrono de ímã permanente (PSM), que pesa cerca de 130 kg, é caracterizado por alta eficiência e gestão térmica otimizada. O motor está disponível com a potência máxima de 200 cv (150 kW) e entrega um torque de até 40,81 kgfm. A combinação do motor eficiente e do eixo traseiro elétrico traz vantagens em relação às conversões e soluções de carrocerias, comprimentos de veículo (5,39 m e 6,68 m), peso bruto máximo (até 4,25 toneladas) e capacidade para rebocar até 1,5 toneladas.
Sistemas de assistência e segurança inteligentes
O Assistente Ativo de Frenagem (ABA) presente em toda a linha Sprinter é um dos diversos sistemas de assistência oferecidos pela marca. O item fornece apoio de frenagem em situações de emergência. Outras funcionalidades incluem o Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Fadiga.
A versão mais recente do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), presente nos automóveis da Mercedes-Benz, agora também está disponível para a eSprinter. Funcionalidades como o assistente de voz “Hey Mercedes” e conexão ao celular sem fio, estão à disposição dos clientes de vans, assim como diversas opções de personalização.
Diversos recursos para maior eficiência
A alta tecnologia não se aplica apenas aos sistemas de segurança, uma vez que três modos de condução diferentes permitem personalizar o desempenho e o consumo de energia da eSprinter. O modo “Comfort” oferece toda a potência e torque disponíveis, enquanto o modo “Economic” limita a potência do motor para maior eficiência e o modo “Maximum Range” reduz ainda mais a potência, limitando o uso de funcionalidades como o controle de clima para otimizar ao máximo a autonomia.
A frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em energia elétrica, também contribui para maximizar a autonomia. Existem quatro níveis manuais de recuperação selecionáveis (D-, D, D+, D++), controlando a incidência do modo gerador por parte do eixo propulsor. Tal ativação faz com que a inércia do veículo carregue as baterias, aumentando a autonomia e reduzindo consideravelmente o uso dos freios nos níveis mais intensos.
Pacote de serviços integrado incluso
O pacote de serviços já incluso no preço do veículo (Service Care Integrado) cobre os custos de manutenção e as especificações do fabricante para os primeiros quatro serviços dentro dos primeiros quatro anos ou até um máximo de 160 mil km considerando que cada intervalo tem 40 mil km. Por conta de uma inspeção regular e profissional dos componentes de alta voltagem e de outras partes e funções do veículo, a eSprinter está sempre pronta para uso.
Com o certificado de bateria gratuito, a Mercedes-Benz AG garante, por um período total de 8 anos a partir da entrega ou do registro inicial, ou até 160 mil km que a capacidade restante máxima das baterias de alta voltagem não será inferior a 70% da capacidade inicial. Além disso, os veículos saem de fábrica com dois anos de garantia.