Melhor que o Toyota Corolla? Andamos no novo Nissan Sentra. Confira desempenho, equipamentos e preços  

A nova geração do Nissan Sentra evoluiu em todos os aspectos, como desempenho, acabamento e tecnologias de assistência à condução. Mas será que foi o suficiente para deixar o carro tão bom quanto o Toyota Corolla – ou até melhor? Nem a ausência de uma motorização híbrida reduz o brilho da nova geração. Confira as impressões ao dirigir da versão topo de linha Exclusive 2.0.

Visual moderno e um porte “classudo” destacam o novo Sentra em meio à multidão | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O Sentra foi lançado em 1982, mas ao Brasil, via importação oficial da Nissan, chegou apenas em 2004. A 5ª geração foi lançada em 2004, a 6ª geração em 2007 e, a 7ª geração, em  2013, recebendo facelift em 2016.

Apesar de marcar presença nas ruas brasileiras ainda nos anos 90, apenas na 5ª geração do modelo é que tiveram início as importações oficiais pela Nissan | Foto: Divulgação

A oitava geração desembarcou no Brasil em março de 2023, vinda do México. A configuração enviada pela montadora para teste, a Exclusive 2.0, custa R$ 173,29 mil e está equipada com o interior Premium, opcional que sai por R$ 1,7 mil, elevando o preço do carro para R$ 174,99 mil. O modelo de entrada é o Advance CVT, por R$ 149,99 mil.

Internamente, salta ao solhos a qualidade dos acabamentos, com os materiais agradáveis ao toque no painel e também forros de portas. Resguardadas as devidas proporções, a cor caramelo e a padronagem dos bancos lembram muito carros de alto luxo, como Land Rover. Um importante diferencial é a tecnologia Zero Gravity, desenvolvida em parceria com a Nasa e que proporciona conforto mesmo após horas dirigindo.

Design moderno agrada de todos os ângulos

Traseira alta e cor preta predominando acima da linha de cintura conferem um visual esportivo | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O design do Sentra é moderno e muito bem resolvido, agradando quando visto de qualquer ângulo. A pintura branca da carroceria contrasta perfeitamente com o preto que predomina acima da linha de cintura, resultando em um visual muito descolado e esportivo. Já o teto solar confere maior luminosidade à cabine e um charme extra ao sedã.

À primeira vista, muitos até poderão confundir o novo Versa com o novo Sentra, já que o novo Versa é um Mini-Sentra. Mas o contrário dificilmente ocorrerá: pelo porte e pelas dimensões maiores, não tem como confundir o Sentra com o irmão menor Versa.

Porta-malas com 466 litros

Bagageiro oferece bom volume, mas os braços pantográficos mereciam um acabamento | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O porta-malas comporta bons 466 litros, mas aqui um revestimento nos braços pantográficos iria conferir o requinte que o modelo merece em todos os detalhes.

O espaço para quem vai atrás é muito bom, graças à distância entre-eixos de 2,71 m. O modelo tem 4,65 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,46 m de altura. A versão topo de linha pesa 1.405 kg.

Quem viaja atrás conta com bom espaço para as pernas graças ao entre-eixos de 2,71 m | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O rival Toyota Corolla leva vantagem apenas volume do porta-malas (470 litros), perdendo para o Sentra no comprimento (4,63 m), entre-eixos (2,70 m), largura (1,78 m) e altura (1,45 m). A topo de linha com powertrain flex, a Altis Premium, pesa 1.415 kg.    

Piloto Automático Inteligente (ICC) funciona bem na estrada e na cidade

Piloto Automático Inteligente é acionado por botões no volante e na lateral esquerda | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O novo Sentra dá show quando o assunto é tecnologia, principalmente o piloto automático adaptativo, o ACC, que na Nissan chama-se Piloto Automático Inteligente (ICC). O sistema usa radar de ondas milimétricas e câmeras que leem as sinalizações pintadas nas ruas e estradas para manter o veículo na pista. Dessa forma, quando acionado, o sistema mantém a distância pré-programada em relação ao veículo da frente, freando ou acelerando automaticamente. A distância em relação aos veículos pode ser regulada por um botão no volante.

Testei o sistema em duas situações. A primeira foi na BR-448, a Rodovia do Parque, estrada que liga Sapucaia do Sul a Porto Alegre. Com boa margem de segurança, andando no limite máximo de 100 km/h, fui de propósito para a pista da direita, onde um caminhão rodava a cerca de 60 km/h. O sistema se encarregou de frear fortemente o Sentra, mantendo a distância estipulada. Em seguida, voltei para a pista da esquerda. Ao detectar caminho livre, o piloto automático acelerou o carro à velocidade anteriormente estipulada, de 100 km/h. O interessante é que a retomada ocorreu de forma esportiva, elevando as rotações do motor até quase 5.000 rpm. E isso tudo sem o motorista sequer encostar nos pedais. Outro ponto positivo é que o radar reconhece inclusive veículos com menor massa, como motos, aumentando a segurança.

O segundo teste ocorreu no trânsito urbano, na movimentada Avenida Carlos Gomes (Terceira Perimetral), em Porto Alegre. Regulei o sistema para velocidade máxima permitida, de 60 km/h, e para a menor distância possível dos veículos da frente, que já garante bom nível de tranquilidade. Novamente, a ótima calibragem dos sistemas feita pela engenharia da marca mostrou o seu valor, freando e acelerando o carro de forma segura e confortável. Quando o veículo que estava à frente parou no sinal vermelho, o Sentra obedeceu também, mas por questões de segurança o Piloto Automático Inteligente foi automaticamente desativado. Por isso, tive que acelerar o carro e, em seguida, reativar o sistema.           

Visão 360° Inteligente

Na hora de estacionar, a Visão 360° Inteligente garante muita segurança e praticidade, mostrando na tela do sistema multimídia uma vista área do carro, inclusive com as imperfeições e eventuais armadilhas da vaga. O carro, porém, merecia um sistema de freio de mão elétrico no lugar deste acionado pelo pé, mas é fato que a gente logo se acostuma.

Tecnologias de assistência à condução

Em termos de tecnologias de assistência ao motorista, o leque é amplo. O Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados, é composto por:

  • Piloto Automático Inteligente (ICC)
  • Faróis Automáticos Inteligentes (HBA)
  • Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
  • Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW)
  • Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
  • Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
  • Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW)
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSI)
  • Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS)
  • Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
  • Controle Dinâmico de Chassi Integrado
  • Seis air bags 
  • Partida Remota do Motor
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro


Motor 2.0 funciona apenas com gasolina

Propulsor conta com injeção direta de combustível, que o deixa esperto sem sacrificar a economia | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O motor 2.0 de 4 cilindros funciona somente com gasolina e rende 151 cv a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm. É equipado apenas a injeção direta, não contando com turbo. Conforme a fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,4 s e a máxima chega a 200 km/h.

O desempenho agrada, sem no entanto  sacrificar a economia. Conforme o Inmetro, na cidade o modelo consome 11 km/l e, na estrada, 13,9 km/l. Durante o nosso teste, fez 15 km/l na estrada. O bom coeficiente aerodinâmico (cx) de 0,30 é fundamental para esse bom nível de eficiência, assim como o câmbio CVT, que mantém o motor sempre nas rotações ideais. A transmissão simula 8 marchas, que também podem ser trocadas por meio das borboletas (paddle shifts).

Ao volante, chama a atenção o silêncio a bordo e a calibragem da suspensão, que oferece ótimos níveis de conforto e, ao mesmo tempo, boa estabilidade, garantida pela suspensão traseira multilink. As rodas aro 17” são calçadas com pneus 215/50.

Caminho cada vez mais livre no segmento  

O caminho está cada vez mais livre para o Sentra no segmento dos sedãs médios. Isso porque o Chevrolet Cruze deverá sair de linha no final de 2023 e a 11ª geração do Honda Civic, apesar de híbrida e muito moderna, custa R$ 248,57 mil, muito acima até do Toyota Corolla Altis Hybrid com Premium Pack, vendido por R$ 193,59 mil . Nesse aspecto, o Sentra peca ao não oferecer opção de powertrain híbrido, mas vale lembrar que a Nissan decidiu pular essa etapa, indo direto dos modelos a combustão para o 100% elétrico, como o Leaf, sem passar pelos híbridos.  

Restam, então, sedãs como o Volkswagen Jetta e o Corolla, esse último o principal concorrente a ser batido, desfrutando da liderança do segmento graças à tradição da marca. O motor 2.0 flex do Toyota gera 169 cv com gasolina e 177 cv com álcool, bem como torque de 21,4 kgfm, acoplado ao câmbio CVT que simula 10 marchas.  

Em comum com o Corolla, o Sentra oferece uma boa qualidade de construção, suspensão confortável e porta-malas equivalente.

Em termos de equipamentos de assistência à condução, tanto o Corolla Altis Premium, que custa R$ 178,99 mil, quanto o Sentra trazem piloto automático adaptativo (ACC), que na Nissan é chamado de Piloto Automático Inteligente. 

Mas o Sentra também vem de fábrica com uma série de outros equipamentos não-disponíveis no Corolla Altis Premium, como Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, partida remota do motor e bancos dianteiros aquecidos, por exemplo. Dessa forma, quando levado em conta o leque de itens de série, a melhor relação custo-benefício coloca o Sentra em vantagem.      

Resumo da Resenha

Então vamos ao veredicto: a nova geração do Sentra chegou com condições de brigar em pé de igualdade com o Corolla, o que por si só já é um feito notável. Mas é melhor que o Corolla? Não. Porém, se equipara na qualidade de construção, uma característica marcante das montadoras japonesas.

O Corolla vence na boa liquidez, na baixa desvalorização e maior potência do motor flex, enquanto o Sentra se sobressai nas dimensões maiores, no projeto mais moderno e na lista mais recheada de equipamentos na versão topo de linha. Uma disputa realmente muito interessante, como há muito não se via. O principal beneficiado, sem dúvida, é o consumidor.