Mais potentes e econômicos: Chevrolet faz atualização nos motores do Tracker e da Montana
O Tracker e a Montana estreiam atualizações mecânicas que elevam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%. Tudo isso com menor índice de emissões. O Tracker tem preço inicial de R$ 119,9 mil, enquanto a Montana custa a partir de R$ 130,99 mil.
As mudanças ocorrem em função da próxima fase do programa de controle de poluentes, que entra em vigor em janeiro e estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.
Os motores do Tracker passam a contar com injeção direta (DI) e atualizações de software que levam o 1.0T Flex de 116 cv para 117 cv com gasolina e de 116 cv para 121 cv com álcool. Já o torque com gasolina aumenta de 16,3 kgfm para 18,3 kgfm e, com álcool, de 16,8 kgfm para 18,9 kgfm.
Já o 1.2T Flex vai, com gasolina, de 132 cv para 139 cv e, com etanol, de 133 cv para 141 cv. Já o torque sobe, com gasolina, de 19,4 kgfm para 22,4 kgfm e, com etanol, de 21,4 kgfm para 22,9 kgfm.
Em relação à aceleração de 0 a 100 km/h, o SUV da Chevrolet na versão topo de linha fica mais rápido, passando de 11,1 s para 9,7 s. A melhora no desempenho vem acompanhada de maior eficiência energética. Neste quesito, a economia de combustível é de quase dois tanques por ano, considerando a rodagem média do brasileiro.
O motor 1.2 Turbo da Montana ganha igualmente injeção direta (DI) e atualizações de software, por isso a potência também sobe de 133 cv para 141 cv. A picape, porém, é ofertada com diferentes tipos de transmissão. Na configuração automática, a aceleração de 0 a 100 km/h está agora 0,8 s mais rápida, enquanto na versão manual a evolução é de 0,6s, comparando com o modelo anterior. A Montana 1.2 automática agora acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 s e, a manual, em 10,9 s.
“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.
Atualização constante
As novidades estreiam nos modelos Tracker e Montana produzidos a partir do fim deste ano, em linha com o compromisso da GM com a descarbonização do planeta, oferecendo produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis.
Todos os carros da Chevrolet continuam a ser aprimorados mesmo depois de seu lançamento, graças à estrutura avançada de engenharia e de desenvolvimento de veículos que a empresa possui em solo brasileiro.
A evolução dos motores é um exemplo deste processo de melhoria contínua. Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência de propulsores com o dobro do tamanho que equipavam esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi (121 cv).
A mesma ordem de grandeza se aplica ao torque. Tanto o motor 1.2 do Tracker e da Montana quanto o 2.4 do Vectra de 2008 gera aproximadamente 23 kgfm de força.
De acordo com Fernández, este é o conceito do downsizing: reduzir o tamanho dos motores para aumentar a performance e a eficiência. O turbo, a injeção direta e os sistemas de gerenciamento por software são fundamentais para este progresso.