“Made in Ceará”: conheça o Guepardo, novo veículo nacional que será lançado em setembro

Modelo fabricado pela empresa Adventures Off Road contará com opção de 4 ou 2 lugares e até ar-condicionado | Foto: Divulgação

Visual irado e um motor turbo de 121 cv para encarar as aventuras off-road. Já está na reta final de testes o novo veículo brasileiro: o Guepardo. Montado pela marca cearense Adventures Off Road, deve ser lançado em meados de setembro, quando começa a pré-venda ao público. O modelo virá com opção de 4 ou 2 lugares, tornando-se também o primeiro veículo da categoria a ter como opcional o ar-condicionado.

Classificado como um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário), o Guepardo compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não seja emplacado. Seus principais concorrentes hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá). O Guepardo conta com todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em ruas pavimentadas.

Guepardo compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não seja emplacado | Foto: Divulgação

O diretor-geral e idealizador da nova montadora, Clauder Ciarlini, dá mais detalhes sobre o modelo. “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização/transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia do sistema CVT”, explica.

Motor 1.6 turbo rende 121 cv

Uma das características do Guepardo está no powertrain “nacional”, composto por um motor 1.6 Volkswagen e câmbio manual de 5 marchas, que facilitarão futuras manutenções. São 121 cv de potência a 5.250 rpm e 18,46 kgfm de torque.

O motor Volkswagen turbo, segundo o engenheiro Moacir Braga, tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, reforça Moacir.

O time de engenharia da nova montadora é composto por profissionais que atuaram na Troller. A equipe revela que a novidade vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho. “Os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”, detalha Moacir.

Ficha técnica

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, a gasolina
Potência: 121 cv a 5.250 rpm
Torque: 18,46 kgfm a 2.500 rpm
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg

Fonte: Adventures Off Road

Traseira bastante alta impressiona neste novo veículo off-road brasileiro, que concorre com modelos das marcas Pollaris e Can-Am | Foto: Divulgação

O time de engenheiros da Adventures Off Road

Quatro experientes ex-engenheiros estão aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior. E vão fazer validações também em pistas de Minas Gerais. Conheça brevemente o histórico desses profissionais:

Moacir Braga: com 25 anos experiência na área automotiva, dos quais 23 na Troller, é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, São Paulo. Liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.

Thiago Holanda: formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em gerenciamento de projetos, esteve durante mais de 12 anos na Troller (de 2009 até 2021) e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha.

Alexandre Frota: engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2009. É especializado na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo em 2014.

Carlos Renato: engenheiro de Projetos Automotivos com mais de 20 anos de experiência no setor, também atuou na modernização do Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos, é responsável pelos cálculos estruturais do veículo.