Potência e muito luxo para o barro?! Mercedes-AMG G 63 retorna ao Brasil com motor V8 de 585 cv e custando R$ 1,86 milhão

Visual “quadradão” e porte de tanque de guerra não mudaram com o passar das décadas, nem os faróis redondos | Foto: Divulgação

SUV raiz, mas com muito luxo e esportividade para encarar o off-road. O lendário Mercedes Classe G retorna ao Brasil equipado com motor V8 biturbo de 585 cv, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 s e atingir velocidade máxima de 240 km/h. No Mercedes-AMG G 63, tudo é superlativo, inclusive o preço: exatos R$ 1.869.900,00.

O modelo foi lançado em 1979, orginalmente como veículo para fins militares. Versão blindada é utilizada inclusive como papamóvel e ficou famosa nos anos 80 por levar João Paulo II. Ao longo das décadas, foi recebendo novas doses de tecnologias e itens de luxo. Em abril deste ano, chegou à marca de 500 mil unidades produzidas.  

Modelos da Classe G nasceram em 1979 e tornaram-se conhecidos também por levar o papa João Paulo II | Foto: Divulgação

Apesar das tecnologias incorporadas ao longo do tempo, segue com seu visual “quadradão” como principal característica. Também sobrevivem à passagem do tempo as dobradiças externas das portas, os faróis redondos e o estepe na tampa traseira. Porém, os emblemas “Mercedes-AMG G 63”, assim como as pinças de freio vermelhas e as rodas aro 22”, calçadas com pneus 295/40, avisam que o carro não está para brincadeira, superando muito esportivo por aí, apesar dos seus 2.595 kg. Modelo tem 4,87 m de comprimento, 2,18 m de largura e 1,97 m de altura. Porta-malas comporta 454 litros e tanque de combustível tem capacidade para 100 litros.

É fato que muitos classe G são usados apenas como carro de passeio nas cidades, sem sequer conhecer o barro ao longo da vida, o que é um sacrilégio. Porém, aqueles que decidem testá-lo nas trilhas contam com um conjunto de fazer inveja: tração nas quatro rodas, três bloqueios de diferencial e suspensão dianteira independente com duplo braço triangular. Outro diferencial tecnológico é a suspensão AMG Ride Control, sistema totalmente automático controlado eletronicamente que ajusta o amortecimento em cada roda, variando conforme a situação. São três conjuntos diferentes de características de amortecimento à disposição: “Comfort”, “Sport” e “Sport+”.

Torque descomunal: 86,73 kgfm

Propulsor 4.0 conta com 8 cilindros e dois turbos para gerar os respeitáveis 585 cv | Foto: Divulgação

Os 585 cv do V8 biturbo 4.0 litros AMG chegam em 6.000 rpm e o torque descomunal de 86,73 kgfm está disponível na faixa de rotações entre 2.500 e 3.500 rpm. Por meio de um botão, o condutor pode regular o ronco que sai do sistema de escape de fluxo duplo, tornando-o mais esportivo ou discreto.

Nos modos “Sport” e “Sport Plus”, a transmissão AMG Speedshift TCT 9G de 9 marchas garante trocas mais rápidas. A tração nas quatro rodas AMG Performance 4Matic alterna entre 40% e 60% a distribuição de torque entre as rodas dianteira e traseira.

Duas telas digitais no lugar do painel de instrumentos tradicional

Couro e alumínio mesclam-se à modernidade das telas digitais no cockpit deste sofisticado SUV | Foto: Divulgação

No lugar do velho painel de instrumentos, dois monitores de 12,3” que se fundem visualmente em uma única unidade. O “Widescreen Cockpit” é totalmente digital, oferecendo os instrumentos virtuais diretamente no campo de visão do motorista. É possível escolher entre três padrões visuais: Classic, Sport e Progressive.

O conforto a bordo é reforçado pelo pacote de Assentos Multicontorno Ativos. Além dos bancos que incluem recursos como várias funções de massagem e climatização, oferece suportes lombares ajustáveis eletricamente para os assentos dianteiros. Funciona assim: as seções laterais e encostos dos assentos dianteiros têm câmaras de ar integradas que se enchem ou se esvaziam continuamente, dependendo da dinâmica de direção, proporcionando um melhor suporte para as posições de assento do condutor e do passageiro dianteiro.

Um milhão de possibilidades de combinações

Com cerca de um milhão de possibilidades de combinações, os modelos classe G poderiam ser produzidos por várias décadas sem que nenhum deles fosse idêntico a algum outro, garante a Mercedes. Além disso, cada unidade pode ser personalizada com uma lista de mais de 40 opções de cores e 25 para os acabamentos de bancos.

Estepe na traseira segue como uma das principais características do Classe G | Foto: Divulgação

Principais equipamentos de série:

  • Sistemas de direção semiautônomos, composto por Assistente Ativo de Distância Distronic, Assistente Ativo de Frenagem, de Manutenção de faixa e de Ponto Cego
  • Pacote de estacionamento com câmera 360º
  • Pacote Guard 360º de Proteção
  • Sistema Keyless-Go para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
  • Acabamento interno em fibra de carbono
  • Iluminação ambiente de 64 cores
  • Teto solar
  • Pacote de entretenimento Comand (Widescreen Cockpit, Conectividade para Apple Car Play e Android Auto, Burmester Surround Sound System com 15 alto-falantes e 590 watts e sistema de navegação)

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil