Linha 2025: Honda ADV 160 chega à segunda geração com novidades visuais e motor mais potente

Para-brisa ganha maiores dimensões, permanecendo com dois níveis de regulagem e oferecendo boa proteção ao piloto | Foto: Divulgação

Com leves mudanças de design e motor mais potente, a segunda geração do scooter aventureiro Honda ADV chega às lojas neste mês de janeiro. Conforme a montadora, o preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24,53 mil.

Lançada no início de 2021, a ADV já registrou 50 mil unidades fabricadas em Manaus. Agora, o design traz pontuais modernizações. O para-lama dianteiro e a ponteira de escape foram redesenhados, assim como a cobertura do radiador do sistema de arrefecimento. Já o para-brisa ganha maiores dimensões, permanecendo com dois níveis de regulagem, que altera em 7,5 cm a altura da posição mais baixa à mais alta. A mudança oferece maior proteção para o tórax e cabeça.

O painel em LCD tem design inédito e incorpora um conta-giros às diversas informações oferecidas, entre as quais o indicador de consumo de combustível (médio e instantâneo), hodômetro (A, B e Total), velocímetro digital, nível de combustível, voltímetro, temperatura do ar e aviso para troca do óleo. Luzes de alerta monitoram o funcionamento do HSTC (on/off) temperatura do motor, sistema ABS, Smart Key e o Idling Stop. Um comando multifuncional posicionado entre guidão e painel permite selecionar diferentes operações – como ligar e desligar o HSTC ou acessar o menu de configurações.

Painel em LCD tem design inédito e incorpora um conta-giros às diversas informações oferecidas | Foto: Divulgação

O assento foi redesenhado e está mais estreito em sua porção anterior, o que ajuda nas manobras de estacionamento pela maior facilidade de movimentação das pernas e alcance dos pés no solo. Característica indissociável das scooters, o compartimento sob o banco ganhou dois litros de capacidade (de 27 litros para 29 litros), o que permite abrigar um capacete integral e outros objetos, como traje impermeável, bolsa ou pasta de documentos. O comando de abertura do banco é uma tecla posicionada à direita do escudo frontal, logo abaixo do comutador da trava de guidão e partida. O botão aciona também a portinhola de acesso ao bocal do tanque de combustível, que traz encaixe para a tampa do reservatório durante a operação de abastecimento.

A chave presencial do tipo Smart Key pode acionar também o alarme antifurto. Um prático porta-luvas na porção esquerda do escudo frontal tem 2 litros de capacidade e conta com tomada USB para facilitar a recarga de smartphone.

Motor agora gera 16 cv

Com o aumento da cilindrada, potência máxima foi elevada de 13,2 cv para 16 cv | Foto: Divulgação

O motor da ADV é o mesmo que equipa a Honda PCX 160, apresentada há cerca de dois anos. A potência máxima foi elevada de 13,2 cv do ADV anterior para 16 cv. O torque máximo passou de 1,38 kgfm para 1,49 kgfm. O modelo mantém o câmbio CVT.

A elevação da capacidade cúbica de 149,3 para 156 cilindradas deriva do diâmetro do cilindro aumentado de 57,3 mm para 60,0 mm. Já o curso teve redução: de 57,9 mm para 55,5 mm. O curso do pistão menor criou o espaço para o novo cabeçote de quatro válvulas. Outra alteração diz respeito à taxa de compressão, que de 10,6:1 passou a 12,0:1. Um novo virabrequim, mais rígido, permitiu alcançar rotações elevadas e maior potência com reduzidas vibrações e ruído.

O propulsor pertence à geração eSP+ – enhanced Smart Power Plus, caracterizada pelo aumento da capacidade cúbica e adoção do cabeçote de quatro válvulas, que proporcionou a elevação de potência e torque, atendendo às normas de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – Promot 5.

O chassi foi redesenhado e ficou mais resistente. As suspensões receberam novo ajuste, preservando as mesmas características: telescópica na dianteira e com dois conjuntos mola/amortecedor na traseira. A frenagem permanece com disco na dianteira e traseira, com sistema ABS de 1 canal à frente.

Novidade é o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que atua para limitar perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. No painel de instrumentos uma luz-alerta “T” pisca quando o sistema entra em funcionamento. Um comando no punho esquerdo permite desligar o HSTC em situações em que a limitação de perda de aderência impede a devida progressão, situação comum em terrenos escorregadios.

Compartimento sob o banco ganhou dois litros de capacidade, passando de 27 para 29 litros | Foto: Divulgação

Sistema Idling Stop

O Idling Stop desliga automaticamente o motor após paradas de três segundos em marcha lenta e o religa instantaneamente quando o acelerador é acionado. O sistema pode ser desativado pelo condutor e também é capaz de reconhecer automaticamente uma eventual baixa tensão da bateria, que determina o desligamento do sistema para evitar descarga.

As rodas em liga-leve são calçadas com pneus sem câmera tipo on-off, de medida 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira. O freio a disco dianteiro tipo Wave tem 240 mm dispõe de cáliper de duplo pistão e sistema ABS. Na traseira o disco, também tipo Wave, tem 220 mm e cáliper de pistão simples.

Garantia de 3 anos  

A garantia da ADV 160 2025 é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. As cores disponíveis são vermelho perolizado (Pearl Siena Red) e cinza metálico (Iron Nail Silver Metallic). 

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