Confira desempenho e consumo do Fastback, o mais alemão entre os italianos da Fiat

“Lá vai um BMW X4! Ah, não é não! É o Fiat Fastback!” Expressões como essa são ouvidas com frequência nas ruas desde a chegada do novo carro da Fiat, em setembro de 2022. E não é à toa: a carroceria tem um inegável jeitão “alemão”, principalmente a traseira. Relevando-se o fato de que todas as carrocerias cupê têm um certo grau de semelhança, esses dois modelos até parece que foram separados no berço! De qualquer maneira, ser confundido com um BMW nem chega a ser uma crítica. Pelo contrário: é até um elogio, conferindo status de carro importado premium ao mais luxuoso Fiat nacional.

Não achou a traseira do Fiat Fastback parecida com a do BMW X4? Então compare com a foto abaixo | Foto: Divulgação

  

Traseira com a tradicional queda cupê, lanternas… São grandes as semelhanças! | Foto: Divulgação

Quando visto de frente, o Fastback revela toda a sua personalidade e imponência. Desse ângulo, não há como confundi-lo com o o X4. Tanto no design quanto nas proporções, a Fiat acertou em cheio e o resultado é um carro moderno e espaçoso. A versão enviada pela montadora para o teste do Carros e Carangas é a intermediária Impetus, a mais vendida. No final de 2022, havia sido avaliada a topo de linha Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex, configuração mais nervosa da linha.

A Impetus custa R$ 147,99 mil, R$ 12 mil a mais que a Audace, que sai por R$ 135,99 mil. Mirando o programa de incentivo do governo federal, em junho estreou a nova versão de entrada, a Turbo 200 Automática, por R$ 119,99 mil e que, com os descontos, é vendida temporariamente por R$ 115,99 mil. Já a topo de linha Limited Edition Turbo 270 sai por R$ 160,99 mil.

O propulsor 1.0 tem só 3 cilindros, mas anda como gente grande e bebe como gente pequena | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O 1.0 tem apenas 3 cilindros, mas é equipado com turbo e injeção direta, garantindo potência de motor 1.6 e torque de 2.0 aspirado. O desempenho geral, aliás, é tão bom ou melhor do que um carro 2.0 aspirado. São 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool, disponíveis a 5.750 rpm. Já o ótimo torque de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis está disponível bem cedo, a apenas 1.750 rpm. Assim, o motorista não necessita acelerar muito para o motor estar sempre bem disposto.   

Apesar de não ter os 180 cv com gasolina e 185 cv com álcool a 5.750 rpm, bem como os 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis do motor 1.3 da Limited Edition Abarth, a Impetus tem desempenho que agrada. Obviamente que não é o mesmo temperamento explosivo da Abarth, mas dá conta do recado na cidade e em viagens, proporcionando ultrapassagens rápidas e seguras.  

Conforme a Fiat, o carro acelera de 0 a 100 km/h 9,4 s com álcool e em 9,7 s com gasolina, atingindo 193 km/h e 190 km/h, respectivamente. Na Abarth, esses números de desempenho são de 8,1 s com etanol e 8,4 s com gasolina, com a máxima chegando a 210 km/h com qualquer um dos combustíveis.    

Com gasolina, a fábrica promete 11,3 km/l na cidade e 13,9 km/l para a Impetus. Porém, durante o teste, fez facilmente entre 15 km/l e 17 km/l na estrada. Ao longo de 620 km, a média geral foi de 13,1 km/l, em percurso composto por 70% estrada e 30% cidade. 

O câmbio CVT simula 7 marchas e aproveita com eficiência os regimes de funcionamento do motor.

Rodas aro 18”

Quando visto de frente, o novo carro da Fiat mostra sua personalidade | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

As rodas aro 18” têm desenho esportivo e são calçadas com pneus 215/45. O visual é esportivo, mas uma roda aro 19” cairia bem pelo menos na versão topo de linha. 

Cockpit tecnológico  

Bons materiais de acabamento e conforto marcam o interior do modelo | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O cockpit é moderno e espaçoso. Destaque para o painel configurável e a central multimídia de 10,1”. O espaço para as pernas de quem vai atrás é bom mas, na hora de entrar, pessoas um pouco mais altas vão ter que abaixar a cabeça devido ao design traseiro ao estilo cupê, marcado por uma queda acentuada em direção à coluna C. Enfim, é o preço que às vezes o design cobra da funcionalidade.  

Bom nível de equipamentos desde a versão de entrada

Desde a Audace Turbo 200 Flex automática CVT, o Fastback já vem bastante completo de fábrica, trazendo o sistema Adas, que inclui frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis. Também traz controles de tração e estabilidade, air bags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas em liga-leve aro 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifts (borboletas atrás do volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia de 8,4” com pareamento sem fio e carregador por indução, bem como faróis e lanternas full LED.

A Impetus acrescenta bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, rodas esportivas aro 18″ com acabamento diamantado, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ full digital. A central multimídia com tela de 10,1″ é equipada com Apple Carplay e Android Auto sem fio. 

Por fim, a topo de linha Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex acrescenta o motor de até 185 cv, câmbio automático tradicional de 6 marchas e rodas esportivas em liga-leve aro 18″ com pintura escurecida. No mais, os diferenciais se resumem a badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros e “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.

Porta-malas com 600 litros

Bagageiro dá – e às vezes até sobra – para as viagens em família | Foto: Divulgação

O porta-malas é gigante e comporta 600 litros. Vai toda a bagagem da família e ainda é capaz de sobrar espaço. Exceto para as pessoas com mania de querer levar a casa junto em cada viagem. O modelo tem 4,43 m de comprimento, 2,53 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,54 m de altura. A Impetus pesa 1.262 kg. O tanque de combustível comporta 47 litros.      

Resumo da resenha

Com jeitão de carro de luxo importado, o Fastback é uma excelente opção no segmento. O carro mais requintado da Fiat no mercado nacional faz jus à badalação que sua chegada ainda está causando quase um ano depois, correspondendo às expectativas. A Impetus tem ótima relação custo-benefício, mas quem gosta de acelerar forte deve levar para a casa a topo de linha Limited Edition Abarth que, além de andar muito mais, tem quase o mesmo consumo das demais: 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com gasolina.