Incríveis 1.250 cv e velocidade máxima acima de 200 km/h: conheça o caminhão Mercedes-Benz que disputa a Copa Truck 2024

Modelo foi bicampeão da Copa Truck em 2021 e 2022 e vice-campeão em 2023 | Foto: Divulgação

Quase três vezes a potência e o dobro do torque em relação ao Actros de linha, usado para o transporte de cargas. O bólido utilizado pela Mercedes-Benz na Copa Truck 2024 tem motor que desenvolve incríveis 1.250 cv a 3.500 rpm e 561,22 kgfm a 2.000 rpm, o que permite alcançar 200 km/h.

Bicampeão da Copa Truck em 2021 e 2022 e vice-campeão em 2023, o Actros retornou às pistas para a temporada 2024: as duas corridas da 1ª etapa do ano foram realizadas no último dia 17 de março, no Autódromo Internacional de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Este circuito voltou ao calendário da competição após cinco anos.

Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport tem uma nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os mais novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini e o paulista Marcio Giordano, que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que serão utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo, já integrante da equipe, eles disputarão a nova categoria Super Truck Elite.

A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsports estava forte, com Roberval Andrade, Raphael Abbate, Jaidson Zini, Luiz Lopes e Bia Figueiredo. Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024. Com exceção de Bia, os demais pilotos agora participam da categoria Super Truck Pro. Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.

Recursos de telemetria

Cockpit é totalmente diferente de um modelo de linha, contando apenas com o essencial para aliviar peso | Foto: Divulgação

Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.

Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.

MirrorCam é inovação

Apresentado nos caminhões Actros da ASG no ano passado, a Mercedes-Benz novamente leva para a Copa Truck deste ano o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabine, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os retrovisores convencionais.

Disponível como opcional para o Actros de transporte, o MirrorCam recebe adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho é executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.

Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida, mas foram mantidas vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores. Outro ponto é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. Também oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns.

Para acompanhar as corridas, os fãs de caminhões podem acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.