Honda XRE 300 Sahara chega às lojas em dezembro com preço inicial de R$ 27,09 mil

Versão Adventure, à direita, se diferencia das demais pelo para-brisa de maior dimensão, estrutura perimetral tubular em aço que protege laterais e frontal da carenagem e também pelo protetor de cárter | Foto: Divulgação

A aclamada Sahara está de volta, mas agora com motor de 300 cilindradas no lugar do propulsor de 350 cilindradas, que ficou marcado na antecessora, produzida de 1990 a 1999. A XRE 300 Sahara é equipada com propulsor de 293,5 cm³ que desenvolve 24,8 cv com gasolina e 25,2 cv com etanol, menos que os 31,5 cv do modelo original. A novidade chega neste mês de dezembro em três versões: Standard (cinza metálico), por R$ 27,09 mil, Rally (vermelho), por R$ 27,69 mil, e Adventure (bege metálico), por R$ 28,65 mil. As opções de cores disponíveis e os preços públicos sugeridos têm como base São Paulo (capital) e não incluem despesas com frete ou seguro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

NX 350 Sahara marcou época nos anos 90, com seu visual imponente e motor de 31,5 cv | Foto: Divulgação

A receita técnica da nova Sahara utiliza o chassi da off-road CRF 250F e o motor que descende da CB 300F Twister. Conforme a montadora, o principal foco na criação da Sahara 300 foi unir as características de versatilidade do lendário modelo do passado à tecnologia atual, desenvolvendo uma nova motocicleta.

Design inspirado nas aventureiras

Novidade utiliza o chassi da off-road CRF 250F e o motor que descende da CB 300F Twister | Foto: Divulgação

O visual é inspirado nas aventureiras de referência da Honda, trazendo um “family feeling” que exalta a resistência do modelo. A roda dianteira aro 21’’ e suspensões de longo curso a caracterizam como genuína on-off.  A versão Adventure se diferencia das demais pelo para-brisa de maior dimensão, estrutura perimetral tubular em aço que protege laterais e frontal da carenagem e também pelo protetor de cárter. Nas configurações Standard e Rally (com cor e grafismo que remete as motos campeãs no Team Honda Racing no off-road), esses componentes são opcionais.

Novo painel digital LCD Blackout

Porta USB-C na lateral do painel de instrumentos facilita o uso e a recarga de smartphones | Foto: Divulgação

O novo painel digital LCD Blackout conta com indicador de marcha e todas as informações que permitem controlar parâmetros essenciais, como velocidade instantânea, média, rotação do motor, nível do combustível, quilometragem total e parcial (A e B), consumo de combustível e médio, bem como tensão da bateria. O alto contraste da tela e padrão do grafismo facilitam a visualização em diferentes condições de iluminação. Também traz relógio e indicador de manutenção periódica, além das tradicionais luzes. A praticidade da porta USB-C na lateral do painel de instrumentos facilitando o uso e a recarga de smartphones.

   

Tanque de 13,8 litros

Formato do tanque privilegia o conforto, proporcionado facilidade na movimentação do piloto no off-road | Foto: Divulgação

O tanque tem capacidade de 13,8 litros, em um formato que privilegia o conforto, possibilitando manter as pernas protegidas pelas carenagens laterais, proporcionado facilidade na movimentação do piloto, típica na pilotagem off-road.

O botão de pisca-alerta no punho direito e o sistema ESS – Emergency Stop Signal, que nas frenagens bruscas acima de 50 km/h liga automaticamente os indicadores de direção, são exclusividades inauguradas pela Sahara 300 em seu segmento, dispositivos de segurança antes restritos a modelos de maior cilindrada.

O prático bagageiro traseiro é comum a todas as versões da Sahara 300. A estrutura de proteção perimetral de tubos de aço, assim como o para-brisa mais longo e proteção de cárter do motor, são equipamentos de série na versão Adventure e opcionais para as demais.

Embreagem assistida

Fundamental para o conforto, a densidade da espuma e revestimento do assento é outro aspecto de destaque, bem como o incremento na maciez da embreagem assistida que proporciona mais conforto no acionamento importante especialmente nos trajetos urbanos e em conjunto com a tecnologia deslizante, que garante maior segurança nas reduções de marchas mais severas.

Já nos deslocamentos rodoviários, a introdução da sexta marcha contribuiu para redução de consumo e emissão de ruído. Detalhes voltados à praticidade e aumento da segurança também estão presentes no novo modelo, como a porta USB-C ao lado painel e do sistema ESS – Emergency Stop Signal, que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas, a iluminação full-LED e o pisca-alerta no punho direito.

Motor de 293,5 cm³ gera 24,8 cv com gasolina e 25,2 cv com etanol

Motor tem características técnicas diferentes em relação ao que equipava a XRE 300 | Foto: Divulgação

O motor é um moderno monocilíndrico arrefecido a ar, de características técnicas diferentes em relação ao motor que equipava a XRE 300, apesar da pequena diferença de capacidade cúbica – de 291,6 cm³ para 293,5 cm³. A potência é de 24,8 cv com gasolina e 25,2 cv com etanol, ambos 7.500 rpm. Já o torque máximo 2,70 kgfm a 5.750 rpm (gasolina) 2,60 kgfm com etanol, ambos a 5.750 rpm.

O novo motor apresenta uma relação entre diâmetro e curso do pistão que privilegia o torque em baixas e médias rotações pela redução do diâmetro do pistão (de 79 para 77 mm) e aumento do curso (de 59,5 para 63 mm). Privilegiando uma curva de torque mais forte desde baixas rotações, ficou mais elástico, com entrega de torque constantemente superior, alcançando um ganho de cerca 8% a 3.000 rpm. Dessa forma, o novo propulsor da Sahara 300 proporciona uma “pegada” mais forte justamente na faixa de rotações utilizada com maior frequência.

A resposta mais consistente ao comando do acelerador determina menor abertura do acelerador, mudanças de marchas menos frequentes e maior economia. Outro dado distintivo está no cabeçote, antes DOHC – Double Overhead Camshaft e agora OHC – Single Overhead Camshaft. A opção pelo comando simples com balancins roletados em substituição ao duplo comando para o acionamento das quatro válvulas permitiu conter dimensões, peso e complexidade mecânica sem prejuízo da potência máxima.

O sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne permite ao motor da Sahara 300 ser abastecido com gasolina ou etanol – ou a mistura de ambos em qualquer proporção. O motor está em conformidade da legislação Promot 5.

Outro equipamento da Sahara 300 é o radiador de óleo, posicionado de maneira a não sofrer avarias em eventuais tombos e assegurar a estabilidade térmica, fator determinante para durabilidade do motor, reduzindo as chances de superaquecimentos em uso intensivo assim como prolongando a eficiência do lubrificante.

A aguardada 6ª marcha veio acompanhada de um novo sistema de assistência da embreagem | Foto: Divulgação

Chassi tipo berço semiduplo

O chassi da nova Sahara 300 é similar ao que equipa a CRF 250F, motocicleta especificamente projetada para a prática do off-road. A arquitetura tipo berço semiduplo, padrão nas CRF, é garantia de resistência a solicitações extremas, e sua realização em tubos de aço de elevada especificação estabelece um novo standard no segmento. 

A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mm, permite 245 mm de curso à roda, que tem aro de alumínio de 21” e é calçada com pneu medida 90/90. Na traseira, o destaque vai para a nova balança de suspensão em alumínio, também derivada da CRF 250F. O curso é de 225 mm e o conjunto mola-amortecedor permite regulagem na carga da mola em sete níveis. O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. Importante mencionar que os pneus Metzeler Karoo Street foram especificamente desenvolvidos para o modelo, resultando em maior aderência tanto em vias pavimentadas quanto na terra, assim como maior economia e menor ruído.  

Dado importante que influencia de maneira positiva aspectos relacionados a maneabilidade, frenagem e performance é a redução do peso a seco nas versões Standard e Rally, que passou de 148 kg para 147 kg. Na versão Adventure, o peso a seco é de 149 kg. A frenagem traz sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais. O disco dianteiro tem 256 mm de diâmetro, no qual atua um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper é de pistão simples, também com comando hidráulico.

Linha de acessórios

Uma série de acessórios originais, exclusiva para a Sahara 300, será disponibilizada nas concessionárias Honda. A linha de acessórios criada no Brasil oferece a possibilidade de personalizar a Sahara 300 e elevar o grau de proteção e versatilidade do modelo. Diferentes opções de para-brisa, top box, protetor de carenagem e protetor de cárter se unem aos produtos Honda Store, formada por uma série de capacetes, roupas específicas para pilotagem e coleção casual, tudo com a marca Honda.    

Os preços:

  • XRE 300 Sahara Standard (cinza metálico): R$ 27,09 mil
  • XRE 300 Sahara Rally (vermelho): R$ 27,69 mil
  • XRE 300 Sahara Adventure (bege metálico): R$ 28,65 mil

As opções de cores disponíveis e os preços públicos sugeridos têm como base São Paulo capital e não incluem despesas com frete ou seguro.

Fonte: Honda Motos