Honda XR 300L Tornado chega às lojas em agosto por R$ 27,69 mil  

Novidade terá uma única opção de cor, o vermelho com grafismos brancos | Foto: Divulgação

A Honda relança o nome Tornado, agora com a XR 300L Tornado, que chega às lojas em agosto apenas na opção de cor vermelha. O preço preço público sugerido, com base São Paulo/SP e sem despesas com frete ou seguro, é de R$ 27,69 mil.

A escolha de um chassi derivado da Honda CRF 250F representa resistência. A estrutura tubular de aço se une a componentes de alta especificação técnica como suspensões de longo curso, rodas raiadas com aro de alumínio 21” na dianteira e 18” na traseira. Comparativamente à XR 250 Tornado, o motor atual, que atende plenamente as normas do Promot 5, oferece ganho de cerca 7% na potência máxima e 14% em torque máximo. Tais cifras exaltam o progresso em termos de desempenho tendo em vista as atuais restrições relacionadas a emissão de poluentes, bem mais exigentes do que no início dos anos 2000, quando a Tornado pioneira chegou ao mercado. A transmissão conta com um câmbio de seis velocidades.
 

A Honda XR 300L Tornado preencherá uma importante lacuna no mercado brasileiro de motocicletas, que no arco de duas décadas desde o lançamento da Tornado pioneira, evoluiu em termos de oferta de modelos e segmentação. Atenta a este cenário, a líder do mercado mundial e nacional completa agora seu lineup oferecendo a pura off-road CRF 250L, a multiuso Sahara 300 e, agora, a genuína on-off XR 300L Tornado.

Raiz off-road

Aletas laterais plásticas protegem o tanque de metal de eventuais danos em uso off-road | Foto: Divulgação

O design destaca-se pela efetiva raiz off-road, evidenciada pela escolha da sigla “XR”, que desde meados dos anos 1970 batizou modelos que aliavam eficácia, simplicidade e vocação para uso off-road. A moto evidencia esta herança através de características estéticas, como a linha plana do assento que invade a parte posterior do reservatório de combustível assim como pelas aletas laterais plásticas, que protegem o tanque de metal de eventuais danos em uso off-road.
 

Elementos como o conjunto ótico frontal e sua essencial carenagem, o para-lama elevado, a rabeta alinhada ao plano posterior do banco e a ponteira de escape, aderente ao corpo da motocicleta, expõem nitidamente o caráter de modelo on-off.
 

Merece destaque o posicionamento das pedaleiras e também a altura do banco em relação ao solo, de 89 cm, assim como a elevada distância livre do solo, de nada menos que 26,8 cm, medidas de referência em seu segmento e garantia de efetividade em uso extremo. Mesma filosofia se evidencia pela escolha de aros com predisposição para travas de pneu, equipamento específico para uso off-road.
 

Painel com display 100% digital tem cinco níveis de controle de luminosidade | Foto: Divulgação

O painel com display 100% digital tem indicador de marcha, marcador de nível do combustível, conta-giros, hodômetros total e parcial (A e B) e indicador de consumo médio e instantâneo, além de cinco níveis de controle de luminosidade.
 

Um aspecto importante que diferencia a XR 300L Tornado da Sahara 300 é a existência das coifas de proteção para as bengalas da suspensão dianteira. O mesmo cabe dizer sobre a escolha do preto para a pintura dos aros e da porção inferior das bengalas e balança de suspensão traseira.
 

O reservatório de combustível está protegido por abas laterais e um invólucro plástico superior, no qual se encontra a tampa tipo aeronáutico dotada de chave. A capacidade é de 13,8 litros (3,7 litros de reserva). A superfície lateral do tanque e sua conjunção com o assento facilita a necessária movimentação do piloto em pilotagem off-road.

Motor rende com 24,8 cv com álcool e 24,3 cv com gasolina

A XR 300L Tornado usa o mesmo motor que equipa a Sahara 300 | Foto: Divulgação

A XR 300L Tornado usa o mesmo motor que equipa a Sahara 300. Trata-se do monocilíndrico SOHC arrefecido a ar, de 293,5 cm3, cuja arquitetura privilegia o torque em baixas e médias rotações. Em virtude de alterações na caixa do filtro de ar, a potência máxima usando etanol é de 24,8 cv e de 24,3 cv com gasolina. O que representa diferença na ordem de 0,4 cv em relação ao motor que equipa a Sahara 300. Todavia, o torque máximo de 2,74 kgfm (com etanol, 2,7 kgfm com gasolina) foi mantido, e surge em regime levemente inferior de rotação.

Outro diferencial em relação à Sahara 300 é a relação da transmissão final: a XR 300L Tornado tem um conjunto coroa/pinhão 14/39 dentes enquanto a Sahara se vale de um conjunto 14/40 dentes, diferença que busca equalizar o desempenho mesmo havendo leve diferença na potência máxima destes modelos. Quanto às relações das seis marchas, não houve nenhuma alteração.

A embreagem é do tipo assistido deslizante, que proporciona pequeno esforço no acionamento da alavanca e segurança nas reduções de marchas mais extremas, uma vez que o sistema limita uma eventual perda de aderência da roda traseira e consequente desestabilização. Assim como a Sahara 300, a XR 300L Tornado tem radiador de óleo, cujo posicionamento garante integridade ao componente em eventual tombo, comum na prática do off-road, como favorece a estabilidade térmica, o que amplia a durabilidade do motor.

A alimentação da XR 300L Tornado está a cargo do sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne, que permite abastecimento com gasolina ou etanol em qualquer proporção. O motor da nova Tornado atende amplamente as exigências da legislação Promot 5.

Quanto às suspensões, a XR 300L Tornado tem um garfo dianteiro telescópico, com tubos de 41 mm e 245 mm de curso na roda, com aro de alumínio 21” calçado com pneu medida 90/90. Na traseira, a suspensão Pro-Link tem conjunto mola/amortecedor regulável em sete posições ancorado à balança de alumínio. O curso é de 227 mm (2 mm a mais que na Sahara 300). O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. A XR 300L Tornado está equipada com os novos pneus Metzeler Karoo Street, com desempenho adequado ao uso tanto no asfalto como em vias de terra.
 

A moto conta com sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais, com disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples, também com comando hidráulico. O peso a seco é de 143 kg.
 

Garantia de 3 anos sem limite de quilometragem

A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.