Honda relança a Hornet no Brasil, mas com metade dos cilindros – e da potência

Motor de 2 cilindros tem 471 cc e gera potência máxima de 49,6 cv a 8.500 rpm | Foto: Divulgação

A Honda relança a Hornet no mercado brasileiro, mas com metade dos cilindros e da potência do modelo original apresentado em 2008. A CB 500 Hornet chega às lojas neste mês de junho por R$ 43,04 mil, preço público sugerido com base para o Estado de São Paulo e que não inclui despesas com frete ou seguro.

A nova Hornet não tem o motor 4 cilindros da antecessora, a CB 600F Hornet, que gerava 102 cv e produzia um som contagiante, arrebatando uma legião de fãs desde o seu lançamento e deixando muita gente triste ao sair de linha, 6 anos depois, em 2014.  Em 2022, a Hornet voltou com motor de 2 cilindros, 750 cc e 92 cv. Agora, retorna novamente com motor bicilíndrico, só que menor, de 471 cc, e gerando potência máxima de 49,6 cv a 8.500 rpm e torque de 4,5 kgfm a 7.000 rpm.

A adoção do sistema HSTC eliminou o eventual risco de perda de aderência da roda traseira em aceleração, o que contribui para o aumento na confiança do condutor durante a pilotagem, especialmente em uso esportivo. O sistema funciona comparando a velocidade da roda dianteira com a traseira e, ao detectar diferença, age no sistema de injeção de combustível para reduzir suavemente o torque. Se desejado, o HSTC pode ser desativado completamente.

A injeção de combustível PGM-FI otimiza o desempenho nas faixas de baixa e média rotação. O silenciador possui dois tubos de saída, conferindo um toque esportivo a cada pulso e um ronco estridente em altas rotações.

O novo design do farol em LED proporciona distribuição de luz mais ampla | Foto: Divulgação

O motor é componente estrutural para complementar a rigidez do chassi e está conectado ao quadro por quatro pontos de ancoragem. O câmbio de seis marchas é gerenciado por uma embreagem assistida/deslizante, eliminando a tendência de perda de aderência da roda traseira em reduções bruscas de marcha.

Os dois discos dianteiros de 296 mm contam com cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, enquanto o disco traseiro tem 240 mm e pinça de pistão simples. As rodas tem 5 raios em Y, com a dianteira de 3,5″ calçada com pneu 120/70-ZR17 e a traseira de 4,5″ com pneu 160/60-ZR17. O peso seco é de 175 kg.

Design inspirado nas irmãs maiores

Inspirado no DNA streetfighter de suas “irmãs” CB 750 Hornet e CB 1000 Hornet, o visual agressivo da CB 500 Hornet foi impulsionado pela filosofia “Digital Dynamism“. O formato sinuoso da dianteira à traseira oferece contraste entre o volume formado pelo protuberante tanque de combustível e carenagem frontal e a silhueta fina do assento, laterais e rabeta. O novo design do farol em LED proporciona distribuição de luz mais ampla, melhorando a visibilidade especialmente em curvas.

O painel TFT colorido de 5” é o mesmo da CB 1000R | Foto: Divulgação

O painel TFT colorido de 5”, herdado da CB 1000R, oferece alta visibilidade mesmo sob luz solar intensa e é personalizável, permitindo escolher entre diferentes padrões de exibição das informações. O guidão bicônico e o banco posicionado a 0,789 m do solo se combinam com perfeição com as pedaleiras, resultando em uma posição de pilotagem adequada para pilotos de qualquer estatura. O tanque de combustível tem capacidade para 17,1 litros. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia. As opções de cores são vermelho, preto perolizado e branco perolizado.

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